Manifestantes e caminhoneiros pró-Bolsonaro debandam aos poucos da Esplanada dos Ministérios. Desde o último final de semana, eles acampam no local em apoio às pautas do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas após o recuo do Planalto nesta quinta-feira (9) nos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro da Corte Alexandre de Moraes, o número de apoiadores no local está diminuindo.
O trânsito no Eixo Monumental, no trecho entre a Catedral Metropolitana de Brasília e a Avenida José Sarney já está liberado desde o meio dia de sexta-feira (10). O local ainda possui manifestantes, que de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), estão saindo voluntariamente do local, e há previsão para que deixem completamente a Esplanada até o fim do dia. Já na Praça dos Três Poderes, o acesso permanece restrito.
Leia também
Toda a área central da cidade está sob monitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF), que, além de operar no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), mantém equipes no local, reforçando o policiamento. As negociações para a retirada dos manifestantes acontecem desde a quarta-feira (8), e a Secretaria afirma que suas equipes, bem como as dos demais órgãos de segurança do DF permanecerão instalados no CIOB até que a Esplanada esteja completamente desobstruída.
Não se sabe se os apoiadores do presidente vão voltar para as suas cidades ou continuar em algum espaço em Brasília. De acordo com a Rádio CBN, alguns manifestantes já começaram a ocupar a área do Teatro Nacional, que fica a poucos quilômetros do Congresso Nacional.