A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) foi eleita destaque em “Mulheres na Política” com mais de 28 mil votos, em votação pela internet. A parlamentar recebeu o troféu na noite desta quinta-feira (21). Esta é a primeira vez que o Prêmio Congresso em Foco promove esta categoria especial. A deputada, de 86 anos, é a única a ser premiada em todas as 14 edições do prêmio.
A deputada inaugurou a categoria juntamente com a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em seguida ficaram as deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Tabata Amaral (PSB-SP), também premiadas.
Leia também
Erundina dedicou o prêmio aos familiares, amigos e aos mais de 600 mil brasileiros vítimas do covid-19. “A todos aqueles que perderam entes queridos. Tudo isso que está acontecendo nos coloca em atenção”, disse a deputada em seu discurso, transmitido virtualmente.
“Estamos passando por um momento delicado.O parlamento brasileiro sofre um impacto, uma realidade difícil, mas o Congresso Nacional tem dado sua resposta. Considero a realização deste prêmio um momento positivo na vida dos parlamentares. Dedico à maioria atingida por essa crise sanitária. Esse prêmio nos coloca positivamente à frente deste momento. O reconhecimento dos cidadãos e cidadãs são um estímulo a mais para nós parlamentares”, discursou Erundina.
Totalizando 305 mil votos, a categoria “Mulheres na Política” busca homenagear as parlamentares que se destacaram ao longo do ano na defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou que contribuam para o aumento da representatividade política feminina.
O Prêmio Congresso em Foco tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que melhor representam a população, segundo os três públicos votantes.