O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve em Macéio, Alagoas, nesta segunda-feira (30), para o lançamento da terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC. Segundo o parlamentar, a Casa se dispõe a apoiar a criação de programas engajados com o desenvolvimento do país, como o PAC.
“A Câmara nunca faltou ao Brasil e ao governo federal, especialmente nesses assuntos de geração de emprego, renda, melhoria do ambiente de negócio, crescimento da nossa economia, facilitação da diminuição das desigualdades regionais, especialmente das estruturantes”, explicou.
Em discurso na solenidade, o presidente da Câmara destacou também que é papel da Casa garantir a autonomia dos municípios do país, como emendas para obras de saneamento básico e para a assistência aos produtores rurais. “Em determinados momentos de dificuldades, nós sempre estivemos presentes, e eles tiveram da bancada alagoana federal na Câmara dos Deputados emendas para vias, para estradas vicinais, para asfaltos municipais, para casas populares”.
Leia também
O deputado apontou ainda que o maior problema nas contas municipais diz respeito aos investimentos na saúde. A iniciativa do Congresso Nacional, apoiada pelo presidente Lula, garante aos municípios mais segurança em relação à saúde, pois o governo federal assumiu o custeio para pagamento da folha da área de saúde dos municípios.
Além de Lira, estiveram no lançamento do programa o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Só em Alagoas, estado de Lira, o governo federal declarou que, até 2026, o Novo PAC vai investir R$ 47 bilhões em obras de infraestrutura consideradas prioritárias. Os governos estaduais e dos municípios de todo Brasil têm até dia 10 de novembro para solicitar investimentos na saúde. No total, estima-se que o investimento do programa será de R$1,7 trilhão no país.
Com informações da Agência Câmara