O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assinou um ato que demite cerca de 500 funcionários com cargos comissionados na Casa, ou seja, que não fizeram concurso público e foram escolhidos para o posto por indicação. A decisão vai ser publicada na próxima segunda-feira (8).
De acordo com a CNN, o texto diz que “ficam exonerados ocupantes de cargos em comissão de natureza especial do quadro de pessoal da Câmara”. São exceção os da estrutura originária dos gabinetes de lideres dos partidos, os de estrutura originária das comissões permanentes, as gestantes e os que estiverem em férias.
O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), defendeu a medida e disse que a demissão de todos os cargos comissionados é natural e que alguns serão recontratados e outros substituídos.
A exoneração de todos os cargos de confiança é natural em qualquer transição e por isso foi feita pela Mesa da Câmara. Os que serão mantidos serão recontratados e alguns serão substituídos, como também é natural em uma transição. É um ato meramente administrativo.
Leia também
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) February 6, 2021