O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à sua sucessão. O movimento ocorre no mesmo dia em que a executiva nacional do Republicanos lançará oficialmente o nome do deputado. O paraibano conta com apoio do líder do PT, Odair Cunha (PT-MG), e com acenos favoráveis de outras siglas governistas, como o PSB e o PDT.
“Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez. Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente, em seu quarto mandato e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, divulgou o presidente da Câmara.
Leia também
Lira trabalhava com a candidatura de Elmar Nascimento (União Brasil-BA), mas se deparou com dificuldades para emplacar o baiano, que enfrenta resistências sobretudo na base governista. Elmar não desistiu da disputa e se aliou a outro candidato, o deputado Antônio Brito (PSD-BA). Os dois eram rivais até a entrada do líder do Republicanos na corrida eleitoral, ato que marcou a formação de uma aliança para retirar Hugo Motta do segundo turno. Juntos, PSD e União Brasil contabilizam 104 votos.
“Como todos sabem, Elmar Nascimento e Antônio Britto, mais do que colegas de parlamento, são verdadeiros amigos de vida. Com eles, tal como com todos os parlamentares, mantive diálogo aberto, franco e, sobretudo, leal. E a todos fiz um único pedido: viabilizem-se junto às deputadas e deputados, pois sem convergência, não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o país, sofre a população”, declarou.
O presidente da Casa avaliou ainda que o projeto de lei que concede anistia aos presos por participação nos ataques às sedes dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023, e aos envolvidos em outros atos antidemocráticos que sucederam as eleições de 2022 deve ser “devidamente debatido”, mas que não poderia “se converter em indevido elemento de disputa política, especialmente no contexto das eleições futuras para a Mesa Diretora da Câmara”.
PublicidadeO lançamento da candidatura de Hugo Motta acontecerá na sede nacional do partido, com a presença do presidente do partido, o deputado Marcos Pereira (SP), e demais membros da bancada do Republicanos às 11h30 nesta terça. Marcos Pereira retirou sua candidatura para apoiar Motta após entender que a eleição do colega de bancada era mais viável do que a sua.