O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) anunciou no Twitter que vai se filiar ao Podemos e apoiar a candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Segundo Kim, outros integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) também farão o mesmo.
“Não há outra candidatura de terceira via com chances de vencer as eleições”, argumenta o deputado. “Temos nossas divergências com o @SF¬_Moro, vamos continuar pontuando essas divergências, mas estamos diante de um cenário em que queremos nos livrar de dois criminosos autoritários: Lula e Jair Bolsonaro”, continua.
Não há outra candidatura de Terceira Via com chance de vencer as eleições. Temos nossas divergências com o @SF_Moro, vamos continuar pontuando essas divergências, mas estamos diante de um cenário em que queremos nos livrar de dois criminosos autoritários: Lula e Jair Bolsonaro.
— Kim Kataguiri 🇧🇷 ☘️ (@KimKataguiri) January 19, 2022
Em outra mensagem, Kim Kataguiri afirmou que as negociações da ida do MBL para o Podemos incluem “dois pontos fundamentais”: o primeiro é liberdade para que o movimento possa seguir atuando com independência; o segundo ponto, de acordo com Kim, é que o Podemos apoiará a candidatura do deputado estadual Arthur do Val (hoje também no DEM), conhecido como “Mamãe Falei”, para o governo de São Paulo. Arthur do Val também deverá se filiar ao Podemos.
Antes, no dia 9 de dezembro, o “Blog do Sylvio”, fundador do Congresso em Foco, já antecipava que o deputado Kim Kataguiri e o Movimento Brasil Livre (MBL) apoiariam a candidatura de Moro. E antecipavam também que a condição para o apoio a Moro era o apoio ao deputado Arthur Do Val, hoje também no DEM, ao governo de São Paulo.
Naquele momento, porém, Kim e o MBL negociavam para ter o comando do Patriota em São Paulo. A negociação não deu certo, e agora o movimento parte para se filiar ao Podemos, partido de Moro.