O autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) para o fim da reeleição, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), defende que a proposta é benéfica para a democracia brasileira. Segundo ele, ainda que o Datafolha mostre que a maior parte da população é a favor da reeleição, o fim do dispositivo será aprovado no Senado.
Kajuru disse ao Congresso em Foco que pessoas sensatas são a favor do fim da reeleição. Para ele, a possibilidade de um presidente, prefeito ou governador ficar no cargo por dois mandatos consecutivos somente abre espaço para corrupção.
“Vamos votar [a PEC] e vai passar no Senado. É uma bobagem. É ridículo dizer que a maioria do povo brasileiro é contra a reeleição. Qualquer pessoa minimamente sensata e inteligente é contra o fim da reeleição”, disse Kajuru.
Para o senador, não é necessário que os congressistas convençam os brasileiros da importância da medida. “A reeleição é um convite à corrupção. Como é que pode? A maioria do povo brasileiro é a favor da corrupção, então?”, disse Kajuru sobre a pesquisa realizada pelo Datafolha.
Leia também
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22), 58% do eleitorado defende o direito de que titulares de cargos do Executivo busquem um segundo mandato consecutivo. Outros 41% são contrários à reeleição. Os demais não souberam responder.
O apoio à manutenção do instituto da reeleição é maior entre aqueles que se declaram “muito” ou “um pouco” petistas. Nesse grupo, o índice dos defensores do direito à disputa de um novo mandato é de 67%. Já entre os que se identificam como bolsonaristas, esse percentual fica em 54%.
Eleitores de 16 a 24 anos são os mais entusiasmados no apoio, com 71%, enquanto 47% dos mais velhos defendem o fim da possibilidade. Defendem mais a reeleição os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%). O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país nos dias 19 e 20 de março.
Kajuru apresentou a proposta pelo fim da reeleição em 2022. O texto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde então. O senador Marcelo Castro (MDB-PI), que ensaiou apresentar uma proposta similar, deve ser o relator.
Nos últimos meses a proposta angariou apoio dentro do Senado, principalmente depois do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), colocar o texto como uma prioridade para 2024. No entanto, o atual presidente da República, Lula (PT), já disse a senadores que é contra a medida.
Até o momento, diversos senadores apoiaram o fim da reeleição. Ainda assim, o líder do PSD, Otto Alencar (BA), não vê uma aprovação tão fácil quanto Kajuru. A defesa de Otto é pela coincidência das eleições, que pode ser inclusa na PEC. Para ele, o Brasil não tem como “suportar eleições de dois em dois anos” mais. Ele deve conversar com Castro sobre o tema.