A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) é a grande vencedora da categoria Mulheres na Política, de acordo com o júri especializado do Prêmio Congresso em Foco. Joenia, de 47 anos, foi a primeira mulher indígena a virar advogada no Brasil e a primeira a conquistar um mandato na Câmara.
Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021 foram anunciados em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21).
Outras quatro parlamentares foram premiadas nessa categoria pelo júri: as senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Simone Tebet (MDB-MS) e as deputadas Tabata Amaral (PSB-SP) e Tereza Nelma (PSDB-AL). Joenia Wapichana reforçou o papel das mulheres na política na formação de uma nova forma de enxergar a democracia. “As mulheres têm uma sensatez, têm uma sensibilidade, mas acima de tudo uma visão solidária. Eu trago isso de uma raiz de uma família, uma família indígena, que vem há muito tempo tentando ensinar os valores da coletividade”.
Leia também
O júri é uma das três formas de escolha dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021, junto com a votação da internet e a dos jornalistas. O objetivo do júri é fazer uma avaliação especializada dos parlamentares, de acordo com a visão e o posicionamento de vários segmentos da sociedade.
Por conta disso, o corpo de jurados foi formado com o objetivo de garantir pluralidade, com representantes de quatro diferentes segmentos da sociedade: o acadêmico, o empresarial, o trabalhista e o terceiro setor, além de um representante do Congresso em Foco.
Os jurados deste ano são a presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto, a filósofa e ativista feminista negra Djamila Ribeiro, o vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), João Paulo Capobianco, a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, o diretor do Congresso em Foco Insider, Rudolfo Lago, e a coordenadora do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena.
Na avaliação feita pelo júri, os principais critérios levados em consideração foram: assiduidade em sessões deliberativas; participação nos debates do Parlamento; apresentação de propostas legislativas; capacidade de articulação política; combate à corrupção e uso consciente dos recursos públicos; além da defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.
O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso. Além de “Mulheres na Política”, o prêmio contou com outras duas categorias especiais este ano: “Clima e Sustentabilidade”, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); “Defesa da Educação”, criada em parceria com a ONG Todos Pela Educação.