O novo ministro da Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB-PA), tomou posse, nesta terça (3), prometendo priorizar a área social durante sua gestão. O ministro enfatizou que pretende focar nas políticas habitacionais retomando o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
“Um programa tão importante para o país, reconhecido pela população, mas que infelizmente havia sido descontinuado. Todo político, todo gestor público, e me considero um gestor, quer deixar sua marca de alguma forma. A minha, vocês podem anotar, será a das reconquistas na área social. E nela, tem destaque mais do que especial, o Minha Casa Minha Vida”, destacou.
Jader Filho também criticou o desmonte que a pasta sofreu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e garantiu que ele e sua equipe empenharam esforços para “reconstruir um dos ministérios mais importantes da Esplanada”. “Precisamos reconstruir quase tudo nessa pasta”, ressaltou Jader.
Leia também
O ministro relembrou o problema do déficit habitacional no Brasil, o qual se tornou ainda mais crítico após a pandemia. “O efeito do desmonte do programa Minha Casa Minha Vida sob o cotidiano da população carente foi desastroso. Somente durante a pandemia, mais de 1 milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo”.
O novo ministro, que é empresário do setor de comunicação e presidente do diretório do MDB no Pará, foi indicado para o cargo pelo diretório do partido. Jader Barbalho Filho é irmão do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e da deputada Elcione Barbalho (MDB-PA).