O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato apoiado por Arthur Lira (PP-AL) para suceder sua posição na presidência da Câmara, conseguiu formalizar o apoio da bancada do Podemos à sua campanha na tarde desta quarta-feira (30). Com esse gesto, sua base passa a superar a do bloco rival, dos candidatos Elmar Nascimento (União-PB) e Antonio Brito (PSD-BA).
O anúncio de apoio a Motta foi feito pela própria presidente do partido, Renata Abreu (Podemos-SP), após se reunir com a bancada, relatando a posição unânime de seus quadros. “Nós estamos muito felizes com essa parceria hoje. Primeiro, pela afinidade que nós temos com o parlamentar: a sua juventude, o seu brilho nos olhos. A Câmara precisa desse dinamismo; e acima de tudo pela parceria que o Podemos sempre teve com o Republicanos: somos dois partidos que começamos juntos, (…) e hoje crescemos juntos, de mãos dadas, e essa parceria precisa continuar”, declarou.
Leia também
Motta ressaltou o objetivo de construção de uma candidatura por composição, considerando o apoio do Podemos como um passo da construção “de uma presidência que venha a ter convergência, que venha a representar os anseios da casa, a fortalecer a atuação parlamentar, a avançarmos cada vez mais na discussão dos grandes e graves problemas da população brasileira”.
O Podemos é a terceira legenda a declarar apoio a Motta: na terça, as bancadas de seu partido, o Republicanos, e do partido de Arthur Lira, o PP, oficializaram a adesão à sua candidatura. Com a inclusão do novo aliado, o republicano passa a contabilizar uma base de até 108 votos, pouco mais do que os 104 da aliança Elmar-Brito, que apesar de competirem individualmente, possuem acordo de apoio mútuo contra Motta no segundo turno.
Hugo Motta agora se reúne com o MDB, partido com 44 deputados, podendo aumentar consideravelmente a margem de vantagem sobre a aliança de seus concorrentes.