As lideranças de todos os partidos da Câmara dos Deputados, com exceção da federação Psol-Rede e do Novo, que possuem candidatos próprios, formalizaram na manhã deste sábado (1º) a composição do bloco parlamentar que apoiará a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), à presidência da Casa. O bloco reúne 17 partidos e 494 dos 513 deputados federais. Para se eleger em primeiro turno, o candidato precisa receber ao menos 257 votos.
Integram o bloco: PL, PT, Republicanos, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
A formação de blocos partidários no período de eleição da Mesa Diretora da Câmara serve tanto como um gesto de apoio das bancadas ao candidato comum quanto para viabilizar o processo de negociação de cargos.
Os blocos formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura (no caso, 2023) valeram para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos de mandato. A composição anunciada hoje serve para a distribuição de cargos da Mesa Diretora.
Leia também
Em breve, às 11h, será realizada a última reunião de líderes da gestão Arthur Lira (PP-AL). Nela, serão feitos os últimos ajustes no bloco para definir a distribuição de cargos da Mesa antes de dar início ao processo eleitoral.