A Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia (FpBio) apresenta nesta quarta-feira (5) a lista prioritária de inovação para a biodiversidade, que o colegiado quer avançar na pauta do Congresso Nacional. Entre as prioridades da Bioeconomia estão os projetos de lei do mercado regulado de carbono; do combustível do futuro e dos bioinsumos.
O colegiado também busca apoio para avançar com o Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), a Política Nacional de Bioeconomia e a regulamentação de reforma tributária, com destaque para aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), entre outras iniciativas.
Além da apresentação da nova agenda, o deputado federal Aliel Machado (PV-PR), tomará posse como presidente da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomiae, substituindo o deputado Evair de Melo (PP-ES).
Leia também
“As propostas elencadas pela Frente da Bioeconomia constituem uma agenda prioritária para o país modernizar sua legislação e conseguir impulsionar investimentos em inovação de forma alcançar a liderança global nesse setor. Reconhecemos a importância de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, envolvendo parlamentares, especialistas, sociedade civil e setor privado, na construção de soluções alinhadas com os princípios da bioeconomia”, declarou Aliel Machado.
Quem comanda a Frente da Bioeconomia
Presidente: Dep. Aliel Machado (PV/PR)
Vice-Presidente no Senado: Sen. Izalci Lucas (PL/DF)
Vice-presidente na Câmara: Dep Evair de Melo (PP/ES)
Vice-presidente de Transição Energética: Dep. Arnaldo Jardim (CIDADANIA/SP)
Vice-presidente de Desenvolvimento Regional: Dep. Marangoni (UNIÃO/SP)
Vice-presidente de Transformação Ecológica: Dep. Pedro Campos (PSB/PE)