Uma das parlamentares mais atuantes durante as enchentes que assolaram o próprio estado, Fernanda Melchionna (Psol-RS), 40 anos, é a deputada federal mais bem avaliada pelo júri no Prêmio Congresso em Foco 2024. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (29) durante a cerimônia de entrega da premiação mais importante da política brasileira. Em seu segundo mandato na Câmara, ela foi a única dos 34 representantes do Rio Grande do Sul que destinou emendas específicas no Orçamento de 2024 para a prevenção de desastres no estado.
Ao todo, foram premiados os 11 deputados mais bem avaliados pelo júri especializado. São eles:
- Fernanda Melchionna (Psol-RS);
- Adriana Ventura (Novo-SP);
- Aguinaldo Ribeiro (PP-PB);
- Antonio Brito (PSD-BA);
- Carol Dartora (PT-PR);
- Célia Xakriabá (Psol-MG);
- Duda Salabert (PDT-MG);
- Erika Kokay (PT-DF):
- Mauro Benevides Filho (PDT-CE);
- Socorro Neri (PP-AC);
- Menção honrosa: Benedita da Silva (PT-RJ).
“Ter sido escolhida pelo júri especializado, de pessoas que acompanham a política, como a melhor deputada do país é motivo de orgulho. É um gás para seguir a luta da reconstrução do Rio Grande do Sul, que sofre as consequências da catástrofe causada pelo negacionismo ambiental. E mais garra para enfrentar a extrema-direita”, disse Melchionna.
Fizeram parte do júri deste ano: Antônio Marcos Umbelino Lôbo, advogado da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria; Gabriela Nepomuceno, historiadora e especialista em políticas públicas do Greenpeace Brasil; Graça Costa, presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap); Graziella Testa, cientista política e professora universitária; Laura Karoliny Nogueira, economista e diretora do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e do Insphas; e Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco.
Os jurados indicaram ainda os melhores no Senado e nas categorias Apoio à Indústria, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Cidades Inteligentes, oferecida pelo Ibrachina; e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Além dos jurados, os melhores parlamentares do ano também foram escolhidos em uma votação popular na internet e por um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional
Conforme o regulamento da premiação, puderam concorrer todos os deputados e senadores, exceto aqueles que:
- não exerceram o mandato neste ano por no mínimo 60 dias;
- respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
- tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.
Também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a população a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas:
Deixe um comentário