Siga a transmissão pelo vídeo acima ou pelas nossas redes sociais.
Serão premiados os deputados e senadores mais bem avaliados pelo público, na votação da internet, pelo júri especializado e por jornalistas que cobrem o Congresso. Na votação popular, foram validados quase 2 milhões de votos, em uma disputa empolgante que se estendeu de 1º a 30 de setembro.
Estão em jogo este ano duas categorias gerais – “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” – e três especiais – “Mulheres na Política”, “Defesa da Educação”, apoiada pelo Todos pela Educação, e “Clima e Sustentabilidade”, promovida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
Devido à pandemia, a entrega do prêmio este ano se dá em modelo híbrido, ou seja, virtual e com presença pequena de parlamentares, apoiadores e convidados. Todos os protocolos sanitários contra a covid-19 estão sendo obedecidos.
A cerimônia de premiação será encerrada com o show de uma das revelações da MPB, o carioca Julio Secchin. O clipe de “Jovem”, composição mais conhecida de Secchin, já acumula mais de 13 milhões de visualizações no YouTube. O evento é destaque no maior painel digital da América Latina, na região central de Brasília.
Leia também
“É essencial incentivar e participar de iniciativas que valorizam a democracia brasileira. Além disso, é uma maravilha poder fazer a ponte entre o mundo político e a cultura popular”, diz Secchin. “Toda democracia deveria premiar as boas práticas públicas para aprimorar nossa noção de cidadania. E é justamente isso que fica de mais importante no Prêmio Congresso em Foco: valorizar as pessoas que lutam politicamente por um Brasil mais cidadão”, acrescenta o artista.
Concorrem ao prêmio deputados e senadores que não respondem a acusações criminais ou a processo por improbidade administrativa e que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano.
Em sua 14ª edição, esta é a principal e mais tradicional premiação da política brasileira. Criado pelo Congresso em Foco em 2006, o prêmio tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política. A iniciativa conta com vários apoiadores (veja a lista mais abaixo).
Por que decidimos premiar políticos? Porque valorizar as instituições democráticas é fundamental para a preservação de um regime que preza pelas liberdades e pelos direitos fundamentais, a despeito de suas imperfeições. Ruim com o Congresso, pior sem ele. O prêmio pretende reconhecer os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a cumprir o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. Também se propõe a incentivar a população a exercer sua cidadania, acompanhando mais de perto a atuação de seus representantes.
Na votação pela internet serão premiados os 20 melhores da Câmara e os dez melhores do Senado, além dos cinco primeiros colocados em cada categoria especial. Entre os escolhidos pelos jornalistas, serão premiados os cinco mais votados em cada categoria geral. O júri premiará os cinco melhores senadores e os dez melhores deputados, além dos cinco melhores parlamentares em cada categoria especial.
Todos (as) eles(as) receberão um diploma, certificando que ficaram entre os melhores parlamentares do ano. Os três primeiros colocados nas categorias gerais, pela internet, receberão também troféus. Nas demais categorias apenas o primeiro colocado receberá troféu. A mesma honraria será concedida ao mais votado pelo júri, em cada categoria, e pelos jornalistas.
Veja quem apoia o Prêmio Congresso em Foco este ano: