As eleições de 2024 podem contar com dois deputados federais como candidatos a vice-prefeito em capitais brasileiras. Pedro Paulo (PSD-RJ) e Carlos Veras (PT-PE) negociam concorrer para a vice-prefeitura do Rio de Janeiro e de Recife na luta pela reeleição de Eduardo Paes (PSD-RJ) e João Campos (PSB-PE), respectivamente.
Pré-candidaturas, como o nome indica, ainda não foram oficializadas e podem ser alteradas por articulação interna dos partidos ou ainda por alianças com outras siglas. Assim, há a possibilidade de os parlamentares não serem os nomes escolhidos para compor as chapas.
No caso de Pedro Paulo conseguir conquistar a vaga de candidato a vice-prefeito, Paes tentará a reeleição com uma chapa com ambos filiados ao PSD, de Gilberto Kassab. A possibilidade de uma chapa com o deputado federal vem depois do prefeito do Rio manter uma relação tensa com seu atual vice: Nilton Caldeira (PL).
Leia também
O Partido Liberal (PL) terá candidato próprio na disputa para o Rio de Janeiro, mas também não é o atual vice da capital. O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) já foi anunciado como o candidato de Jair Bolsonaro na cidade.
Além de fazerem parte do mesmo partido, Pedro Paulo e Paes já trabalharam juntos na prefeitura do Rio. O deputado se licenciou do cargo em 2021 para assumir a Secretaria da Fazenda do município. Apesar de seu nome ser especulado, o deputado diz esperar as convenções partidárias para definição dos candidatos, segundo afirmou a assessoria de Pedro Paulo.
As convenções partidárias e a confirmação dos candidatos podem ser feitas a partir da segunda quinzena de julho. Apesar disso, nomes devem ser confirmados antes, já que a partir de maio, os candidatos começam os esforços para financiamento coletivo para a campanha eleitoral.
A disputa em Recife
Vice-líder do PT na Câmara, o deputado Carlos Veras se colocou à disposição do partido para compor a chapa com o atual prefeito de Recife e candidato à reeleição, João Campos. A movimentação na capital pernambucana é uma tentativa de fortalecer a sigla no estado.
Conforme a assessoria do parlamentar, ele considera politicamente muito importante a presença do PT na chapa majoritária na eleição. “O Recife é uma capital importante, por isso a decisão será tomada em nível nacional, para fortalecer o Partido no Brasil”, afirma ao Congresso em Foco.
A base petista apoia a indicação de Veras a vice-prefeito, uma vez que atende a um desejo e ao objetivo de reafirmar a posição do PT como protagonista das eleições de 2024. Caso a candidatura se concretize, possivelmente Veras deve ocupar juntamente de João Campos o Executivo de Recife.
Segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas do início de março, o atual prefeito aparecia em todos os cenários com intenção de voto superior a 60%, o que garantiria a reeleição em primeiro turno.