Na iminência da entrevista de Jair Bolsonaro (PL) para o Jornal Nacional, que abre a série de sabatinas com os presidenciáveis para as eleições de 2022, parlamentares da oposição se organizam nas redes sociais para promover um panelaço durante sua participação, prevista para começar às 20h30 desta segunda-feira (22). Panelaços já foram prática recorrente nos primeiros anos de seu governo, durante seus pronunciamentos no início da pandemia.
A iniciativa chegou a ser divulgada no próprio perfil oficial do PT no Twitter, que escreveu: “Ouvimos dizer que vai ter um mentiroso no Jornal Nacional hoje. Panelaço às 20h30, bora?”, junto a uma charge do artista Cristiano Siqueira, onde Bolsonaro é retratado vestindo uma panela na cabeça enquanto é atingido por colheres. O retrato também foi divulgado no perfil do deputado Ivan Valente (Psol-SP).
No Psol, a líder da bancada na Câmara, Sâmia Bomfim (Psol-SP), também se pronunciou nas redes para divulgar o protesto. “Hoje tem panelaço durante a sabatina do mentiroso no Jornal Nacional! Vamos manifestar nossa indignação contra o governo da fome e da morte. Os dias de Bolsonaro na presidência estão contados!”, declarou em seu Twitter.
André Janones (Avante-MG), aliado recente de Lula que deixou de concorrer à Presidência para apoiar a campanha do petista, também se empenhou para promover o panelaço. “Vocês estão sabendo que estão espalhando uma história de panelaço amanhã durante a participação da tchuthuca no JN? Será que isso já ajuda ele a se acostumar com o barulho das grades do presídio para onde vai?”, disse. Mais tarde, publicou uma foto limpando as panelas de sua casa, ironizando que seria “por precaução mesmo”.
Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi outra parlamentar que se manifestou no Twitter sobre o protesto. “Hoje é dia de panelaço! Será qual a lição que Renata Vasconcellos dará ao candidato machista, preconceituoso e contra os direitos das mulheres?”, disse, relembrando a entrevista de 2018, quando Bolsonaro questionou a jornalista sobre o seu salário, buscando desmoralizá-la.
No Senado, Humberto Costa (PT-PE) divulgou um vídeo orientando os seguidores a fazer barulho com as panelas durante a entrevista. Do mesmo partido, Rogério Carvalho (PT-SE) divulgou várias vezes o protesto. “Ninguém aguenta mais! Está tudo caro e existe um culpado! Vamos demonstrar nossa insatisfação com esse governo genocida, irresponsável, que colocou o país de volta no mapa da fome! Na hora do mentiroso no Jornal Nacional, vamos de panelaço #ForaBolsocaro!”, declarou.
PublicidadeO ato ainda conta com o apoio de dois parlamentares do PSDB: a deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP) divulgou um vídeo em seu Instagram chamando os apoiadores ao ato, enquanto Alexandre Frota (PSDB-SP) foi ao Twitter onde escreveu: “Atenção, segunda na entrevista de Bolsonaro no Jornal Nacional será a hora do maior panelaço da história! Vamos mostrar a força, Brasil. Preparem suas panelas!”.