A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) anunciou nesta terça-feira (24) na rede social X (ex-Twitter) que licenciou-se da Câmara dos Deputados. Na nota, a parlamentar diz que está se afastando do cargo por tempo indeterminado por conta do assassinato de seu irmão, Diego Ralf Bomfim, no Rio de Janeiro. Diego foi uma das quatro vítimas de um ataque a tiros na Barra da Tijuca. Além dele, morreram os médicos Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33. A quarta vítima, Daniel Sonnewend Proença, também foi ferido e levado para o Hospital Lourenço Jorge.
NOTA OFICIAL
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) agradece novamente toda a solidariedade a ela e sua família diante do assassinato bárbaro de seu irmão, Diego Bomfim, e seus dois amigos e colegas de profissão, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. (1/5) pic.twitter.com/vat0sJRYFc
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) October 24, 2023
Sâmia relata ter recebido ameaças depois do atentado. Em entrevista ao Globo, a deputada relata que as ameaças têm chegado por e-mail e recaem sobre ela, o seu marido, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), e o filho do casal, de três anos. A parlamentar disse que se viu obrigada a pedir uma escolta para a Mesa Diretora da Câmara. Ela e o marido são dois dos deputados mais combativos do Psol no Congresso Nacional.
No comunicado, a deputada agradece pela solidariedade manifestada por seu irmão. A nota também diz que a equipe de Sâmia “retomará gradualmente as atividades nas redes sociais, a fim de apoiar e dar visibilidade às lutas e demandas sociais com as quais o mandato é comprometido”.
Em 21 de setembro de 2023, Sâmia Bomfim foi agraciada com o Prêmio Congresso em Foco. A parlamentar foi a vencedora da categoria “Melhores da Câmara” na votação aberta ao público. Recebeu um total de 68.666 votos pela internet.