Entre os pré-candidatos que vão concorrer ao Palácio do Planalto este ano, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) é o que apresenta o maior índice de rejeição, de acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, do site do jornal “Folha de S.Paulo” divulgada na última quinta-feira (24). Pelo menos 55% dos consultados afirmam que não votariam nele de jeito nenhum.
A pontuação do chefe do Executivo é a melhor desde a última pesquisa do instituto, em dezembro, quando o número chegou a 60%. As duas pesquisas, contudo, não são diretamente comparáveis, já que houve mudanças na lista de candidatos.
A segunda colocação do ranking é ocupada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que possui rejeição de 37%. Em seguida, o governador paulista, João Doria, do PSDB, com 30%, o ex-juiz Sergio Moro, do Podemos, com 26% e o ex-ministro Ciro Gomes do PDT, com 23%.
Leia também
O índice foi avaliado pelos pesquisadores do instituto entre 22 e 23 de março, ao ouvir 2.556 pessoas em 181 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Rejeição
A queda no índice de rejeição ao governo Bolsonaro, com menos 7 pontos do que a última pesquisa, acontece dias depois da divulgação de uma série de medidas econômicas, “pacote de bondades”, que inclui a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); programa de microcrédito com empréstimos para os mais pobres que não têm conta em banco ou têm dificuldades em conseguir acessos bancários, entre outras.
Apesar da iniciativa do governo, os índices do Datafolha ainda mostram que Bolsonaro tem dificuldades em conquistar o voto entre quem ganha até 2 salários mínimos. O atual presidente só é ótimo ou bom para 19%; ruim ou péssimo para 49%.
O maior registro de Bolsonaro é registrado entre moradores da região Sul 32%, quem tem de 45 a 49 anos 31% ou 60 anos ou mais 32%. Ele ainda tem a maior aprovação entre empresários 44% e evangélicos 35%. Enquanto os moradores do Nordeste 52% são os que mais reprovam.
Aproximação Bolsonaro e Lula nos índices
A pesquisa também confirma o cenário que outras pesquisas vinham indicando, de recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral, aproximando-se um pouco de Lula.
De acordo com o principal cenário do levantamento divulgado nesta quinta-feira (24), Lula tem 43% das intenções de voto. E Bolsonaro tem 26%. Sergio Moro (Podemos) vem em terceiro, com 8%. Em seguida, Ciro Gomes (PDT), com 6%. João Doria (PSDB) tem 2%. Mesmo percentual de André Janones (Avante). Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) têm 1%. Leonardo Péricles (UP) não pontuou. O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 181 cidades de todos os estados do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.