Pesquisa do Instituto Datafolha confirma o cenário que outras pesquisas vinham indicando, de recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral, aproximando-se um pouco do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o principal cenário do levantamento divulgado nesta quinta-feira (24), Lula tem 43% das intenções de voto. E Bolsonaro tem 26%. Sergio Moro (Podemos) vem em terceiro, com 8%. Em seguida, Ciro Gomes (PDT), com 6%. João Doria (PSDB) tem 2%. Mesmo percentual de André Janones (Avante). Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) têm 1%. Leonardo Péricles (UP) não pontuou. O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 181 cidades de todos os estados do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Leia também
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
A pesquisa não é comparável com a rodada anterior, feita entre 13 e 16 de dezembro do ano passado, porque foram verificados cenários diferentes, com a exclusão de alguns nomes e a inclusão de outros. Mas, na rodada anterior, Lula tinha 48% ou 47% dependendo dos cenários, e Bolsonaro 21% a 22%.
Em um segundo cenário, com a entrada de Eduardo Leite (hoje no PSDB mas podendo ir para o PSD) e a saída de João Doria, o quadro praticamente não se altera: Lula, 43%. Bolsonaro, 26%. Sergio Moro, 8%. Ciro Gomes, 7%. André Janones, 3%. Eduardo Leite, 1%. Simone Tebet, 1%.
Sem Leite e Simone Tebet, o cenário ficaria: Lula, 44%; Bolsonaro, 26%; Moro, 8%; Ciro, 7; Janones, 3%; Doria, 2%; Vera Lúcia e Felipe D’Ávila, 1%.
Sem Leite e Doria: Lula, 43%; Bolsonaro, 26%; Moro, 8%; Ciro, 8%; Janones, 3%; Vera Lúcia e Simone Tebet, 1%.