Durante a maior parte de seu depoimento para a CPI da Covid-19 nesta quinta (23) no Senado Federal, o depoente Danilo Trento recorreu ao seu direito de ficar calado, garantido em habeas corpus preventivo. Apesar das dificuldades em conseguir extrair informações, as poucas respostas que deu permitiram alguns avanços na investigação: a CPI conseguiu compreender melhor o objetivo da viagem do empresário a Las Vegas junto ao senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ); foi revelado o fluxograma do esquema que beneficiava a Precisa Medicamentos e foi descoberta a empresa criada nos Estados Unidos para lavagem de dinheiro do esquema.
Durante seu depoimento, Danilo Trento afirmou ser diretor de relações institucionais da Precisa Medicamentos, bem como proprietário da Primarcial. As duas empresas investiram dinheiro na Barão Turismo, uma off-shore criada no estado americano de Wyoming para lavar os recursos obtidos no esquema de superfaturamento das vacinas Covaxin.
Leia também
Trento também confirmou já ter participado em eventos com o senador Flávio Bolsonaro, e ter viajado a Las Vegas. O empresário não prestou demais esclarecimentos sobre a viagem, mas os registros solicitados pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) permitiram à CPI descobrir que Flávio Bolsonaro também estava na cidade no mesmo período. A CPI desconfia que Danilo Trento teria levado o senador até a cidade para fins de lobby em favor da legalização dos jogos de azar no Brasil, prática que facilitaria futuros esquemas de lavagem de dinheiro.
“Essa viagem mostra, mais do que qualquer coisa, a proximidade entre um determinado senador e esse cidadão. Aliás, a investigação que vai ser feita pode demonstrar que essa viagem se prolongou”, declarou o senador Humberto Costa. Tanto ele quanto Randolfe Rodrigues (REDE-AP)e o relator Renan Calheiros (MDB-AL) garantem ser Flávio Bolsonaro o senador em questão, veja a seguir:
O parlamentar respondeu à acusação. “Alguns poucos senadores irresponsáveis da CPI, mais uma vez, distorcem fatos e criam narrativas para atacar o senador Flávio Bolsonaro e sua família. O senador nunca se reuniu com o Sr. Danilo Berndt Trento em Las Vegas, nem possui vínculo de qualquer espécie com o mesmo. O senador esteve na referida cidade em missão oficial e suas agendas estão publicadas no site do Senado Federal”, declarou em nota sua assessoria de imprensa.
O silêncio foi a resposta dominante de Danilo Trento aos questionamentos, o que irritou os senadores. Próximo ao fim do depoimento, os senadores Randolfe Rodrigues e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) alertaram que este direito se aplica apenas em situações em que o depoente tenha receio de se incriminar, e que portanto, ao ficar calado ele poderia acabar confirmando a ilicitude de suas ações.
> CPI aprova quebra de sigilo de Danilo Trento, diretor da Precisa
> Vídeo: Renan Calheiros e Jorginho Mello trocam xingamentos e quase saem no tapa