Um júri formado por seis pessoas vai escolher os melhores parlamentares do ano nesta 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco. Serão dois representantes do terceiro setor e um, respectivamente, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e um do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora do prêmio.
Os jurados deste ano são: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Marcio Santilli, sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Carolina Venuto, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig); Jorge Mizael, sócio-diretor da Metapolítica; Carlos Melo, cientista político e sociólogo, professor do Insper; e Júlia Schiaffarino, editora do Congresso em Foco.
Em observância ao regulamento, o júri é plural, com integrantes de diferentes perspectivas político-ideológicas e distintos perfis profissionais, todos com boa reputação perante a sociedade. Caberá a eles analisar critérios como assiduidade nas sessões deliberativas, participação nos debates do Parlamento, desempenho na apresentação de propostas legislativas e capacidade de articulação, entre outros critérios.
Leia também
Serão premiados pelo júri os cinco mais votados nas categorias “Melhores no Senado”, “Defesa da Educação”, “Clima e Sustentabilidade” e “Defesa da Liberdade no Transporte” e os dez mais votados na categoria “Melhores na Câmara”. O resultado só será conhecido em 25 de agosto, na cerimônia de premiação.
Além do júri, também apontarão os congressistas mais bem avaliados do ano jornalistas que cobrem o Congresso e o público pela votação na internet, que se estenderá de 1 a 31 de julho.
Veja o perfil dos júri especializado:
Publicidade
Carlos Melo
Representante da área acadêmica
Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. É autor de livros e artigos especializados que tratam de política nacional e colabora com diversos veículos de comunicação, foi colunista da rádio CBN e autor de um blog no jornal O Estado de S. Paulo.
Carolina Venuto
Representante da área empresarial
Presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), entidade da qual já foi diretora capacitacional e coordenadora dos comitês de Jovens e Mulheres. Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Público e Ciência Política, é sócia-diretora da Ética, Inteligência e Política. Anteriormente, adquiriu experiência em relações institucionais e governamentais no Ministério da Justiça, na Dominium Consultoria Política e no Itaú Unibanco, e como advogada associada dos escritórios Lamounier, Valadares, Vulcanis, e Nelson Paschoalotto.
Jorge Mizael
Representante da área trabalhista
Bacharel em Ciência Política e pós-graduado em Compliance e Governança pela UnB. Cursou Business Management na Ohio University. Atua na área de Relações Governamentais desde 2011 e atualmente é sócio-diretor da Metapolítica.
Júlia Schiaffarino
Representante do Congresso em Foco
Editora do Congresso em Foco é jornalista (Unicap), mestre (UnB) e pesquisadora em comunicação política, democracia e mídias digitais. Atuou no Grupo Diários Associados, na TV Universitária e colaborou com o UOL. Integrou equipes de assessorias de comunicação no Executivo e Legislativo. Ganhou o prêmio Esso de Jornalismo em 2014.
Marcio Santilli
Representante do terceiro setor
Licenciado em Filosofia pela Unesp, foi deputado federal e presidente da Funai. Sócio-fundador dos institutos ISA (Instituto Socioambiental) e IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade).
Priscila Cruz – Todos pela Educação
Representante do terceiro setor
Presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, é mestra em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo. Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, da Fundação Itaú Educação e Cultura, do Instituto Singularidades, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ e do Instituto Rodrigo Mendes. Também é membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.
A lista dos parlamentares aptos ao Prêmio Congresso em Foco 2022
Oferecimento: