Câmara dos Deputados e Senado recebem nesta quarta-feira (6) a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20). Com o tema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, o evento se estenderá até sexta-feira (8). A cúpula acontece pouco antes do G20, marcado para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
Autoridades de 35 países e de sete entidades internacionais, dentre elas a Organização das Nações Unidas (ONU), discutem questões de gênero, sustentabilidade, clima, pobreza e desigualdade. A primeira sessão do grupo, com o tema “Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça”, acontece no plenário Ulysses Guimarães, às 15h30. Além dessa mesa, que discute justiça climática e questões de gênero, também serão discutidas nesta quarta as 17 recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em julho.
As senadoras Leila Barros (PDT-DF), líder da bancada feminina, e Eliziane Gama (PSD-MA) participam das sessões “Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios” e “Combatendo desigualdades de gênero e raça e promovendo a autonomia econômica das mulheres”, dirigidas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Em razão do P20, foi decretado ponto facultativo no Senado nos dias em que o evento ocorre, quarta, quinta e sexta. Na Casa presidida por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o calendário de audiências públicas da reforma tributária, estabelecido pelo relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), será alterado e não haverá reunião nesta semana.
Na Câmara, Arthur Lira também adotou um calendário diferenciado. O único item na agenda que não está relacionado com os eventos do P20 é a realização da audiência pública “Remuneração variável de servidores da administração pública”, na Comissão de Administração e Serviço Público. A reunião está marcada para quinta-feira (7), às 14h.
Paralelamente ao P20, a Câmara dos Deputados continua articulando apoios para a sucessão de Lira na presidência da Casa. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), apoiado por Lira, desponta como favorito na corrida, com apoio oficializado de oito partidos, que correspondem 324 parlamentares, para se eleger são necessários 257 votos. PSB, PDT, PSDB e Cidadania em breve também devem oficializar o posicionamento.
PublicidadeConfira a programação:
Quarta-feira (6)
15h Abertura do Fórum Parlamentar do G20
15h30 1ª sessão de trabalho: Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça
16h30 2ª sessão de trabalho: Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios
17h30 3ª sessão de trabalho: Combatendo desigualdades de gênero e raça e promovendo a autonomia econômica das mulheres
Quinta-feira (7)
10h30 Abertura da 10ª Cúpula do P20
14h 1ª sessão de trabalho: A contribuição dos parlamentos no combate à fome, à pobreza e à desigualdade
16h 2ª sessão de trabalho: O papel dos parlamentos no enfrentamento da crise ambiental e sustentabilidade
Sexta-feira (8)
9h30 3ª sessão de trabalho: Os parlamentos na construção de uma governança global adaptada aos desafios do século 21
11h30 Encerramento da 10ª Cúpula do P20
(Com informações da Agência Senado)