A Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve ser instalada na terça-feira (9), segundo o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG). A aprovação da proposta orçamentária está na lista de prioridades que o Executivo enviou ao Congresso na abertura dos trabalhos legislativos.
Com a CMO instalada, é possível acelerar as prioridades da pauta econômica do governo. Serão duas comissões, uma para o orçamento de 2021 e a outra para o orçamento de 2022. De acordo com Pacheco, a divisão é para “acalmar os ânimos”.
O presidente do Senado se encontrou hoje com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir o andamento da reforma tributária no Congresso. De acordo com os presidentes, o texto deve ser aprovado no Congresso até outubro. Segundo Pacheco, após a sessão do Senado desta quinta-feira haverá uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para alinhar o assunto.
Lira se manifestou sobre o tema pelo Twitter:
Iremos instalar a CMO na próxima terça-feira. Precisamos aprovar urgentemente o orçamento. O Brasil precisa do orçamento para combater a pandemia.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) February 4, 2021
> Senado começa o ano com votação das MPs da vacina e do setor elétrico