A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) requerimento de urgência que inclui as enchentes do Rio Grande do Sul entre os objetivos da Comissão Externa sobre danos causados pelas chuvas que assolaram o estado em setembro do ano passado. De iniciativa dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS), o requerimento ainda prevê o pagamento pela Casa das despesas dos deputados no estado.
“Este requerimento é para possibilitar que nossos trabalhos da Comissão Externa possam ser ainda mais efetivos, tratando não apenas dos danos causados nesta enchente, mas também na prevenção, na criação de alertas e na melhor coordenação de esforço em futuras ocorrências que infelizmente ocorrerão”, disse Marcel Van Hattem.
Fazem parte da Comissão Externa todos os 31 deputados do Rio Grande do Sul. Marcel Van Hattem lembrou que os parlamentares já estavam engajados desde o último ano e também agradeceu pelas doações no estado. “A bancada gaúcha está desde o ano passado imantada para enfrentar as calamidades que têm atingido nosso estado. E muitos estão nos ajudando com doações, principalmente água potável”.
Leia também
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) reforçou que a solidariedade com o Rio Grande do Sul compreende ações para o presente imediato e para o futuro. “Nós temos que prosseguir com uma série de iniciativas para além do reconhecimento do estado de calamidade pública, para além desta comissão”, disse o deputado. Ele acrescentou que projetos ambientais, neste sentido, precisam ser vistos com mais cuidado.
Júlia Zanatta (PL-SC), durante a orientação da bancada, fez ataques ao governo federal e ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. A congressista acusou o Executivo de “perseguir quem está ajudando no Rio Grande do Sul”. Ela acrescentou que “se existem fake news, elas devem ser combatidas com a verdade e não com censura”.
A deputada se referia à solicitação de Paulo Pimenta para a Polícia Federal investigar a propagação de notícias falsas relacionadas às medidas tomadas pelos governos federal, estadual e municipal durante as enchentes no Rio Grande do Sul. A lista reúne nomes de políticos, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Cleitinho (Republicanos-MG), e influenciadores digitais, como Pablo Marçal.