A Comissão de Educação do Senado vota nesta quarta-feira (19) o projeto de lei do (PL) da reforma do Ensino Médio. Inicialmente, o texto seria votado na terça-feira (18), mas um pedido de vista da oposição adiou a análise no colegiado.
Assista:
A relatora do projeto, Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO), fechou um acordo com o Ministério da Educação, comandado por Camilo Santana, e retomou as 2.400 horas para Formação Geral Básica no Ensino Médio. A carga horária mais alta na etapa era uma defesa do MEC desde o início das discussões sobre o tema.
Leia também
Caso o projeto seja aprovado na comissão, Dorinha já sinalizou que apresentará um pedido de urgência para levar o texto ao plenário do Senado o mais rápido possível. A senadora tenta incluir a proposta na pauta desta quarta-feira (19).
A pressa se dá porque caso o parecer de Dorinha seja aprovado, o texto precisará retornar para a Câmara dos Deputados para mais uma análise. Só depois de aprovado pelos deputados o projeto seguirá para sanção.
O Ministério da Educação quer que as novas regras sejam oficializadas para começar a preparar o sistema de educação de todo o país para o novo modelo, que inclui as 2.400 horas de FGB, 600 horas de itinerários formativos para aprofundamento dos estudos em áreas específicas do conhecimento e tempo para a educação técnica.