A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (MDB-ES), divulgou o cronograma de trabalhos do colegiado que prevê que ainda nesta quarta-feira (7) o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), apresente um parecer preliminar.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
A comissão só foi instalada nesta quarta, quase três meses após o envio do PLDO pelo governo ao Congresso. A aprovação da lei de diretrizes é exigência legal para o recesso parlamentar, que começa formalmente em 18 de julho.
Leia também
Na sessão desta quarta, quando Juscelino foi confirmado relator da LDO e o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) relator-geral do orçamento, deputados e senadores questionaram o açodamento na aprovação do orçamento.
O líder da Minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), e a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) defenderam a possibilidade de não se realizar o recesso para que os debates sejam realizados com a devida transparência, técnica e cuidado.
As argumentações se dão ainda no rastro das denúncias do chamado “orçamento paralelo” envolvendo irregularidades na peça de 2021. Pelo cronograma da CMO, os parlamentares devem aprovar o relatório final da LDO até a próxima terça-feira (13) e enviar o texto ao plenário do Congresso no dia seguinte.