Depois de sair do Festival de Cannes como a campanha brasileira mais premiada em 2023, o Cartão da Transparência, do Congresso em Foco e da agência AKQA, segue fazendo história. A ferramenta — que permite ao leitor fiscalizar os gastos de deputados e senadores com a cota parlamentar e as despesas do cartão corporativo do presidente da República — conquistou a categoria Política do World Changing Ideas Awards, premiação da Fast Company, respeitada revista dos Estados Unidos especializada em negócios, tecnologia e design.
O prêmio homenageia as empresas e organizações que estão desenvolvendo soluções criativas em todo o mundo para as questões contemporâneas mais urgentes. “Procuramos projetos que criaram (ou estão tentando criar) mudanças substantivas e positivas no mundo. Queremos que o impacto seja algo que possa melhorar vidas, a sociedade ou o meio ambiente, e não apenas os resultados dos negócios”, explica a Fast Company na apresentação da iniciativa.
Leia também
Inovação para o bem
Ao todo, foram inscritos 1.300 trabalhos nas mais diversas categorias. O Cartão da Transparência foi o único vencedor na categoria Política. Segundo a organização, o World Changing Ideas Awards (Prêmios de Ideias que Mudam o Mundo, em livre tradução) deste ano reconheceu mais de 200 projetos em todo o planeta que estão buscando “inovação para o bem”.
Cada vencedor é escolhido após várias rodadas de julgamento e de discussões sobre o papel do projeto no enfrentamento das necessidades e dos desafios atuais da humanidade. Esse processo, que segundo a organização dura meses, garante o grande prestígio do prêmio.
Fiscalização pelo celular
PublicidadeLançado em setembro de 2022, o Cartão da Transparência permite ao usuário acompanhar em tempo real, em seu celular, o registro de cada gasto efetuado por deputados com a cota para o exercício da atividade parlamentar. O leitor recebe notificações no smartphone no momento em que um parlamentar selecionado pede ressarcimento do valor gasto, como acontece quando o banco notifica seus gastos no aplicativo.
No texto de apresentação do Cartão da Transparência, a Fast Company destaca a importância da iniciativa para evitar uso indevido da cota, a que cada parlamentar tem direito para cobrir gastos atribuídos ao mandato.
“Entre janeiro e fevereiro de 2023, mais 200 mil ‘cartões’ foram adicionados às carteiras das pessoas. No total, cerca de 450 mil cartões estão ativos e 35 milhões de notificações foram enviadas”, diz o texto. “Os gastos com cartões do governo caíram 35% em 2023 em comparação com anos anteriores.”
Premiações
Em dezembro do ano passado, um dos principais veículos de propaganda e marketing do país, a Meio & Mensagem, divulgou o ranking feito a partir de uma enquete com especialistas do setor sobre as melhores campanhas publicitárias de 2023. O Cartão da Transparência foi apontado como uma das cinco melhores campanhas do ano no país.
Antes, em junho, o Cartão já havia recebido seis prêmios na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Na ocasião, destacou-se como o projeto brasileiro mais vitorioso do ano em Cannes, na mais importante premiação da publicidade em todo o mundo. Foram duas estatuetas de ouro, três de prata e uma de bronze nas categorias abaixo:
– Leão de Ouro em Digital Craft
– Leão de Ouro em Mobile
– Leão de Prata em Digital Craft
– Leão de Prata em Direct
– Leão de Prata em Creative Data
– Leão de Bronze em Innovation
Para utilizar o recurso, basta acessar cartaodatransparencia.com, selecionar os deputados federais que você quer monitorar e adicionar à sua carteira digital do celular. Remova-os quando quiser. Sempre que um gasto da cota parlamentar desses parlamentares for detectado, você receberá uma notificação.
Tecnologia a serviço da mudança
Para o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, a premiação tem “um significado muito especial”: “Ela mostra a importância de investir em tecnologia e em parceria em empresas de ponta, como a agência AKQA. Temos, cada vez mais, de usar os melhores recursos tecnológicos disponíveis para estimular a sociedade a se informar melhor e promover mudanças positivas”.
Ele aponta o Radar do Congresso, projeto que atualmente passa por uma grande reformulação, como outra frente fundamental de atuação nesse campo. “E vem muito mais por aí”, avisa o jornalista.
Diretor de criação associado da AKQA, Maurício Dias destaca a importância do novo prêmio. “A Fast Company é referência quando o assunto é tecnologia, inovação e criatividade, e todos os anos celebra as ideias mais transformadoras no mundo. Ver o Cartão da Transparência ser um dos destaque entre tantos projetos incríveis é gratificante e, sem dúvida, uma importante ajuda na visibilidade dessa ferramenta, que segue ativa e disponível para todos acompanharem de perto cada gasto dos políticos brasileiros”, afirma.
Congresso em Foco é o veículo segmentado mais acessado pelos parlamentares do país