Um dos principais veículos de propaganda e marketing do país, a publicação Meio & Mensagem divulgou nesta terça-feira (19) o ranking feito a partir de uma enquete feita com especialistas do setor sobre as melhores campanhas de 2023. A ferramenta Cartão da Transparência, cujo objetivo principal é facilitar a fiscalização dos gastos parlamentares, foi apontada como uma das cinco melhores campanhas do ano. Desenvolvida pela agência AKQA para o Congresso em Foco, a iniciativa também recebeu seis prêmios na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Na ocasião, destacou-se como o projeto brasileiro mais vitorioso do ano em Cannes, na mais importante premiação da publicidade em todo o mundo.
Lançado em setembro de 2022, o Cartão da Transparência permite ao usuário acompanhar em tempo real, no próprio celular, o registro de cada gasto efetuado por deputados com a cota para o exercício da atividade parlamentar. O leitor recebe notificações no smartphone no momento em que um parlamentar selecionado pede ressarcimento do valor gasto, como acontece quando o banco notifica seus gastos no aplicativo.
Para utilizar o recurso, basta acessar cartaodatransparencia.com, selecionar os deputados federais que você quer monitorar e adicionar à sua carteira digital do celular. Remova-os quando quiser. Sempre que um gasto da cota parlamentar desses parlamentares for detectado, você receberá uma notificação.
Além de ter sido apontado por especialistas como a quinta melhor iniciativa do ano no Meio & Mensagem, o Cartão da Transparência conquistou em junho seis estatuetas de Leão em Cannes: duas de ouro, três de prata e e uma de bronze.
– Leão de Ouro em Digital Craft
Publicidade– Leão de Ouro em Mobile
– Leão de Prata em Digital Craft
– Leão de Prata em Direct
– Leão de Prata em Creative Data
– Leão de Bronze em Innovation
“O Cartão da Transparência é um projeto que nos dá orgulho como profissionais e também como cidadãos. É uma ferramenta corajosa e necessária. E estar entre as melhores campanhas do ano no Brasil é um feito e tanto num ano desafiador como 2023”, dizem os diretores de criação da agência AKQA, Mauricio Dias e Eduardo Nosé.
As demais campanhas publicitárias lembradas pela publicação no ranking de cinco melhores foram, por ordem decrescente de colocação: o comercial “Gerações”, da Volkswagen, em que a cantora Elis Regina, criada digitalmente, canta “Como Nossos Pais” com a filha Maria Rita; a campanha “Traz as Buds Para Casa”, da cervejaria Budweiser; a campanha “Terr4”, da agência B3 e da ONU; e o comercial “Buscapé”, de Vivo e Motorola, em que o ator Alexandre Rodrigues revive o personagem do filme “Cidade de Deus”.
O ranking foi definido a partir de uma votação com 90 executivos do setor, entre presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências de publicidade do país. Coube a cada um deles definir uma lista com as dez melhores ações de marketing do ano. A classificação final foi elaborada com base nas iniciativas com maior número de indicações. Poderiam ser indicadas campanhas integradas, anúncios de mídia impressa, comerciais para televisão, ações exclusivamente digitais ou dirigidas a outros meios.