O Cartão da Transparência, ferramenta do Congresso em Foco que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais, é finalista da 70ª edição do Festival Internacional de Cannes, na França. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a agência de publicidade AKQA, é o único case brasileiro que concorre na categoria Titanium — considerada a mais importante da premiação.
De acordo com a premiação, a categoria Titanium é destinada aos projetos que celebram o “trabalho provocativo, que rompe fronteiras e inspira inveja, que marca uma nova direção para a indústria e a leva adiante”. O Cartão da Transparência também é finalista da categoria Innovation do mais importante festival de publicidade do planeta, que premia a “a inovação, a tecnologia e a resolução de problemas inovadores, bem como campanhas criativas que utilizem novas tecnologias”.
Leia também
O projeto foi lançado em setembro do ano passado. Ele permite monitorar como os deputados federais e senadores gastam o dinheiro público, recebendo as notificações diretamente no celular.
Os finalistas foram divulgados no dia 6 de junho. Os vencedores serão anunciados durante o festival, que será realizado de 19 a 23 de junho. Na categoria Titanium, o Cartão concorre com outros 16 projetos da Coreia do Sul, dos Estados Unidos, da Nova Zelândia, da Austrália, do Japão, da França, da Polônia, do Peru, do Reino Unido, da África do Sul e da Colômbia (veja a lista dos finalistas). Já na categoria Innovation, entre os 19 finalistas, há outras três iniciativas brasileiras (veja a lista dos finalistas).
O Congresso em Foco já foi premiado duas vezes no festival de Cannes, nas duas oportunidades com trabalho criativo a cargo da agência FCB Brasil. Em 2021, o projeto Bolos Antiblock venceu o Leão de Bronze na categoria “Cultural Insight – Social & Influencer“, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em 2019, o Trending Botics, levou o Leão de Bronze na categoria “Digital Craft”.