A Câmara dos Deputados pautou para a sessão plenária desta segunda-feira (9) uma série de requerimentos por moção de repúdio ao grupo armado Hamas, atuante na Palestina, que se encontra em guerra contra Israel desde sábado (7), quando iniciou uma invasão em larga escala às cidades israelenses próximas à Faixa de Gaza. Também estão em pauta três acordos de cooperação entre Brasil e Israel.
O primeiro requerimento de repúdio ao Hamas, utilizado como base para votação dos demais, é de autoria do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), e foi apresentado no mesmo dia da invasão inicial. “Tamanha covardia não pode e não será esquecida, não só por aqueles que amam Israel, mas por todo ser humano que preza pela vida, pela liberdade e pela justiça”, defendeu na justificativa.
Os acordos de colaboração entre Brasil e Israel, que tramitam na forma de três PDLs, criam parcerias em três setores: previdência social, serviços de transporte aéreo e segurança pública, com ênfase no enfrentamento ao crime organizado. Um deles foi assinado em 2018, na gestão de Michel Temer, e outros dois por Jair Bolsonaro em 2019.
Leia também
Também está em pauta um projeto de lei apresentado pelo Senado para estabelecer mecanismos de monitoramento e resposta a desastres climáticos extremos, que se tornaram mais frequentes no Brasil em decorrência do aquecimento global.
A sessão acontece em um momento de ausência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que se encontra em uma série de agendas internacionais para atender ao encontro de chefes do Legislativo de países membros do G20. Durante esse período, o plenário tende a abordar pautas consensuais, que não exijam articulação profunda por parte das lideranças.