A Câmara dos Deputados decidiu enforcar a semana inteira devido ao feriado da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (7). As atividades serão retomadas na terça-feira (11), quando serão debatidas a retomada das comissões mistas para análise de medidas provisórias (MPs).
A única ação realizada pela Câmara nesta semana é a visita técnica feita pelo grupo de trabalho da reforma tributária à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No Senado está a prevista a votação de medidas provisórias pelo plenário, além de reuniões das comissões temáticas, esta semana.
Normalmente, as sessões da Câmara acontecem às terças e quartas-feiras. Assim, não haveria qualquer impedimento para atividades esta semana, já que o feriado é somente sexta-feira.
A decisão de enforcar a semana toda acontece depois de derrotas políticas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele não conseguiu ver prevalecer seu entendimento de manutenção do rito das MPs sem a formação das comissões mistas. E, no meio da briga, ainda viu surgir a formação do Blocão – o bloco formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos -, que passou a formar a maior bancada na Câmara.
Leia também