A Mesa Diretora eleita pela Câmara dos Deputados neste sábado (1º) é a segunda mais jovem em 20 anos. Levantamento do Congresso em Foco mostra que os titulares da nova Mesa têm uma média de idade de 45 anos. De 1999 para cá, os deputados só elegeram um grupo mais jovem para gerir os trabalhos da Casa em 2017, quando a média era de 41.
- O presidente eleito da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é o mais jovem a exercer o cargo depois da redemocratização, com 35 anos.
- Também esta eleição colocou o deputado mais jovem em uma função na Mesa Diretora. Lula da Fonte (PP-PE) tem 24 anos e assumiu como segundo-secretário.
- A eleição anterior, por sua vez, havia eleito uma das Mesas com média de idade mais alta: 59 anos.
O cálculo foi feito considerando os membros titulares eleitos para a Mesa, desconsiderando-se os suplentes. Também entraram no levantamento apenas os que foram alçados a alguma das funções pelas eleições da Mesa Diretora feitas a cada dois anos, o que exclui os que assumiram o cargo em função da saída de outro integrante — caso de renúncia ou de cassação, por exemplo.
Leia também
A Câmara dos Deputados disponibiliza os dados desde 1999. Leia abaixo a média de idade de cada uma das composições da Mesa Diretora eleitas de lá para cá.
Nesta formação, a Mesa tem deputados que vão de 24 a 56 anos de idade. A pessoa mais longeva a integrar a Mesa foi o deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE), que, em 2023, tinha 78 anos ao assumir a cadeira de primeiro-secretário.
Leia abaixo a idade de cada uma dos integrantes titulares da nova Mesa Diretora da Câmara.