O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi ao Twitter neste sábado (19) para defender a candidatura do bloco que articula a disputa da presidência da Casa. Nesta sexta-feira (18), o grupo ganhou o reforço dos partidos de oposição.
Carta assinada por representantes dos partidos que estão unidos em defesa da nossa democracia. Para manter a chama da democracia acesa, a Câmara deve ser livre, independente e autônoma, garantindo a nossa sintonia maior, com a sociedade e com o povo brasileiro. pic.twitter.com/0f1u3xChLE
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) December 19, 2020
“Esta não é uma eleição entre candidato A ou candidato B. Esta é a eleição entre ser livre ou subserviente; ser fiel à democracia ou ser capacho do autoritarismo; ser parceiro da ciência ou ser conivente com o negacionismo; ser fiel aos fatos ou ser devoto de fake news”, dizem os líderes do DEM, PT, PSL, PSB, PSDB, Cidadania, PDT, Rede, PCdoB, PV e MDB na carta.
Leia também
De acordo com líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon, o bloco deve indicar um nome na próxima semana. Segundo o deputado, além de Baleia Rossi (DEM-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o PT também pretende apresentar uma terceira opção, que será analisada pelos 11 partidos que já fecharam apoio ao candidato de Maia.
O escolhido pelo bloco vai enfrentar Arthur Lira (PP-AL), que vem recebendo apoio do Planalto. Ontem o deputado usou as redes sociais para alfinetar Rodrigo Maia.
Papo reto: sou candidato para dar voz aos deputados. Coisa que vem faltando aqui nos últimos anos. Meu projeto é claro e está posto. Mas eu queria saber uma coisa: quem é o candidato do @RodrigoMaia ?
— Arthur Lira (@ArthurLira_) December 18, 2020
> Esquerda fecha com bloco de Maia e grupo une 11 partidos, do PT ao PSL