A Câmara dos Deputados aprovou o nome do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar foi o indicado do Senado para ocupar a cadeira do ministro Raimundo Carreiro, que deixa o cargo para assumir a função de embaixador do Brasil em Portugal. No senado, a cadeira de Anastasia passa a ser ocupada por Alexandre Silveira.
A indicação de Anastasia para o cargo no TCU foi aprovada pelo Senado Federal, após uma votação tríplice nesta terça-feira (15). O mineiro disputou a vaga com a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e com Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O pernambucano era líder da bancada do Governo no Senado, e contava com a vitória na votação que aconteceu na última terça-feira (14). Ao contrário do esperado, o emedebista recebeu apenas sete votos, contra 52 atribuídos a Anastasia, e acabou entregando o cargo de líder pouco após.
Leia também
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Como ministro do TCU, Anastasia passa a ser um dos responsáveis por, entre outras funções, por auxiliar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal na fiscalização das finanças do poder Executivo, bem como analisar as contas das empresas a ele vinculadas. Também é atribuída a ele a responsabilidade de conduzir investigações e audiências a pedido do poder Legislativo.
> Preterido para o TCU, Fernando Bezerra entrega o cargo de líder do governo
> Antonio Anastasia é aprovado para o cargo de ministro do TCU
Publicidade