Um dos principais líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Guilherme Boulos (Psol-SP) será o novo líder do partido na Câmara dos Deputados. Em sua primeira vitória nas urnas, Boulos recebeu mais de 1 milhão de votos em São Paulo e foi o segundo deputado federal mais votado no país.
A atual líder do Psol, deputada Sâmia Bomfim (SP) seguirá como líder do partido até o dia 1º de fevereiro, quando Boulos assumirá o cargo. No Twitter, o novo líder agradeceu a confiança dos colegas e reforçou seu compromisso em ajudar no governo do presidente Lula (PT). “Vamos ajudar Lula a reconstruir o Brasil e colocar as agendas populares no centro do debate”, destacou Boulos.
Vou assumir o desafio de ser Líder do PSOL na Câmara dos Deputados durante 2023. Vamos ajudar Lula a reconstruir o Brasil e colocar as agendas populares no centro do debate. Agradeço à confiança dos meus colegas de bancada do @psol50!
Leia também
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 24, 2023
Com 13 integrantes, a bancada do Psol em 2023 será a maior do partido na história. Além de Boulos, farão parte os deputados Célia Xakriabá (MG), Chico Alencar (RJ), Erika Hilton (SP), Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ), Ivan Valente (SP), Luciene Cavalcante (SP), Luiza Erundina (SP), Pastor Henrique Vieira (RJ), Sâmia Bomfim (SP), Talíria Petrone (RJ) e Tarcísio Motta (RJ).
Em 2018, Boulos concorreu à presidência da República e ficou em 10º lugar, com 617,1 mil votos. Sua vice no pleito foi Sonia Guajajara, também eleita deputada na última eleição e atual ministra dos Povos Indígenas.
Já em 2020, Boulos concorreu à prefeitura de São Paulo. Foi para o segundo turno contra Bruno Covas (PSDB), que acabou sendo reeleito.