Ex-líder do PT, o senador Rogério Carvalho (SE) cobra maior engajamento da base governista na construção do governo Lula. Para o atual 1° secretário da Mesa Diretora do Senado, a falta desse envolvimento está entre os motivos que emperram uma melhora na avaliação da gestão petista. “A gente tem hoje uma base que dá sustentação ao governo que não faz a menor questão, não tem o menor respeito pela construção do governo, porque ela está descolada de qualquer projeto de Estado e sociedade. Uma base parlamentar gigante que está descolada. Temos um grande acordo entre representantes de segmentos corporativos e aqueles que têm interesses fisiológicos muito objetivos”, diz Rogério. “Apoiam o governo nas votações, mas na vida jogam em outro time, em outra perspectiva”, acrescenta.
Para o senador, o governo Lula precisa fazer uma comunicação mais direta com a sociedade e promover debates críticos sobre diversos temas para superar o senso comum. “Não dá para o governo de um país não ter investimento maciço em redes sociais. Tem de ter canais modernos para dialogar e colocar um pouco de crítica, tensionar esse senso comum para que a gente possa melhorar um pouco a visão de mundo da sociedade. Se isso não for feito, vamos ficar enxugando gelo. Vamos continuar resistindo, mas não vamos dar o próximo passo”, considera.
Na entrevista a seguir, Rogério Carvalho também analisa a conjuntura de quase dois anos do governo Lula 3 e o clima para as votações mais importantes no Congresso. O senador acredita que o descontrole, a falta de regulamentação e de filtros nas redes digitais, além de uma nova forma de “ler o mundo e os fatos” estão entre os fatores causadores da descrença de parte da população em relação às instituições democráticas e de uma avaliação que poderia ser mais justa em relação ao trabalho desenvolvido pelo atual governo e pelo próprio presidente Lula.
Ele também aponta as expectativas e prioridades do PT para as eleições 2024 no Brasil e em Sergipe. Tudo isso e muito mais você pode conferir no vídeo abaixo:
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Deixe um comentário