O Senado analisa nesta terça-feira (7) o projeto de decreto legislativo do governo Lula (PT) para reconhecer calamidade pública no Rio Grande do Sul. Os parlamentares também devem votar o projeto de lei que recria o Seguro Obrigatório para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) e que antecipa R$ 15,7 bilhões para a gestão petista.
Acompanhe:
O relator do projeto de decreto é o senador Paulo Paim (PT-RS). Como o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, a ideia é aprovar o texto ainda nesta terça-feira (7) de forma definitiva no Senado. Caso seja aprovado, o próprio Congresso pode promulgar o texto.
Até o momento, a Defesa Civil identificou 90 mortes por causa dos temporais. Além disso, outras quatro mortes estão em investigação para determinar se foi causada pelas enchentes. Há ainda 132 desaparecidos no estado.
Leia também
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou o momento como de “profunda tristeza”. Segundo ele, há solidariedade e apoio incondicional da Casa Alta pela tragédia gaúcha. “A reconstrução será árdua, mas vocês não estarão sozinhos”, disse Pacheco. O Senado fez um minuto de silêncio pelas vítimas da chuva no estado gaúcho.