Seja bem-vinda, seja bem-vindo. A quinta-feira (25) será dia de festa. Serão conhecidos, a partir das 20 horas, os parlamentares que, na avaliação do público, de um júri especializado e de jornalistas que acompanham o Congresso, mais se destacaram positivamente este ano. É a 15a edição do Prêmio Congresso em Foco, a mais importante premiação da política brasileira. Você é o nosso(a) convidado(a) especial para acompanhar a transmissão ao vivo, por esta página ou por nossas redes sociais.
Depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia, voltamos à cerimônia presencial. Em 2020, o evento foi todo online. No ano passado, híbrido, com poucos participantes, em respeito às medidas sanitárias. Estamos trabalhando nos últimos ajustes para receber deputados, senadores, apoiadores e outros convidados e garantir a você a melhor transmissão. Clique no vídeo abaixo, entre em nosso canal no Youtube, curta e ative o sininho para ser avisado sobre o início do evento.
Leia também
O clima entre os parlamentares é de grande expectativa pelo resultado, que só será conhecido durante a cerimônia, conduzida pelos jornalistas Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco, e Patrícia Marins. Além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, são disputadas neste ano três categorias especiais: a “Defesa da Educação”, promovida pelo Todos pela Educação; “Clima e Sustentabilidade”, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e “Defesa da Liberdade no Transporte”, apoiada pela Buser e concedida aos parlamentares que atuaram em favor do uso de novas tecnologias para a modernização do setor de transporte rodoviário de passageiros.
Os premiados foram selecionados por três grupos: o público, na votação da internet; jornalistas que acompanham o Congresso, e um júri especializado, com representantes dos meios empresarial, trabalhista, acadêmico e do terceiro setor. A disputa na internet recebeu este ano mais de 2,5 milhões de votos. A votação foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
O Prêmio Congresso em Foco foi criado, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.
PublicidadeDisputam parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Pela primeira vez, congressistas que respondem a inquérito – investigação preliminar que pode resultar em abertura de processos ou não – puderam disputar. A mudança, uma sugestão do público e de deputados e senadores, preserva o direito de participação dos parlamentares que estão sendo investigados, mas não foram ainda denunciados pelo Ministério Público.
Para chegar à lista final, o Congresso em Foco levantou a situação de cada deputado e senador nas páginas dos tribunais para fazer a pesquisa. Também ficaram de fora representantes que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais. As listas prévias de aptos ficaram sob consulta pública no site.
No caso das categorias especiais, foram escolhidos os parlamentares com maior relação com cada tema. Foram analisadas, por exemplo, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas.
O Prêmio Congresso em Foco 2022 só é possível graças aos seguintes parceiros:
Buser, Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Todos pela Educação, BMJ Consultoria Relações Governamentais, Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef) e Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas da União (ANTC).