Congresso em Foco

Ex-senador Cristovam Buarque [fotografo] Paulo Negreiros [/fotografo]

Polêmica. Cristovam faz inventário dos erros da esquerda e do centro que levaram Bolsonaro ao poder

30.11.2019 12:56 95

Publicidade

95 respostas para “Polêmica. Cristovam faz inventário dos erros da esquerda e do centro que levaram Bolsonaro ao poder”

  1. ENAX disse:

    Uma organização criminosa no poder não se pode chamar de governo. A cleptocracia não é democracia. De leste a oeste, de norte a sul, todas as instituições nacionais estavam podres. O resultado foi um país quebrado, endividado, com milhares de fábricas fechadas, com centenas de milhares de lojas fechadas, com milhões de desempregados. Nossas universidades viraram palanque da esquerda progressista para manter o poder. Nosso povo demorou para acordar, mas acordou. Roubalheira nunca mais. A Venezuela não conseguiu escapar a tempo de ser destruída. A Bolívia está se libertando. O Brasil conseguiu escapar graças ao nosso povo nas ruas… A esquerda é um verdadeiro fake em si mesma e sua propaganda é enganosa, suas ações ilegais, sua existência é danosa, pois visa o crime organizado, as mutretas, propinas, ilegalidades, compra de juízes, de políticos, de figuras que chegaram ao poder em todas as instituições… Logo, só podia dar no que deu… Um país sério começa e termina com pessoas sérias e comprometidas com a lei e com a ordem. Aqui tínhamos criminosos no poder com a chave do cofre no bolso…

  2. Luiz Gonzaga Teixeira disse:

    Um monte de bobagens. Que na verdade é interessante como uma definição da nova direita. Muito mais próxma do Bolsonaro do que da esquerda. No nós dele eu não me incluo. Os erros são totalmente outro. Estratégicos, sim, como o fato de que o pt não levou em conta que até segunda ordem está eleito para qualquer segundo turno, e então precisa desde o primeiro dia do primeiro turno se preparar para o segundo: conquistando o centro. Manu maravilhosa jamais poderia ter sido vice. É preciso aceitar o debate de baixo nível, sem essa de plano de governo, não para a mídia. Não aceitar a identificação da esquerda com homossexualismo, aborto, etc., e sim com tolerância, justiça social, família, tolerância aos crentes inclusive, competência, academia e técnicos etc.

  3. Marcelo disse:

    Obrigado Cristovam, eu sempre vi isto da mesma forma, abandonamos o sonho pela realidade imediata.

  4. João Orestes Daruy disse:

    Kkkk aceita que dói menos .

  5. Tiago Silva disse:

    Cristóvam depois de ser um dos instrumentos (também denominado de Golpista) do GOLPE à democracia (golpe ao Presidencialismo, golpe à escolha democrática de cidadãos, golpe de pressões internacionais a tomar riquezas nacionais)… Agora parece que também quer ser instrumento de Chicago Boys!!! Esse ressentido busca ainda se passar por algo que ele não é (e não se sabe se algum dia foi progressista), para ser um instrumento da direita neoliberal. É uma pena que tenha ficado como lixo na história e, como tal, abandonado tanto pela esquerda que não consegue mais enganar quanto pela direita que, mesmo com esforços de bajulação, não consegue confiança. Sobrou o cinismo e ainda contribuí para ampliar os preconceitos dos ignorantes.

  6. Jose Camargo disse:

    Não existe nada mais vazio que o discurso desse cidadão.Generalidades e mais generalidades.Vejam que pra apontar os erros da esquerda ele precisou escrever um livro, quando Olavo de Carvalho já havia antecipado, há 30 anos,tudo o que a esquerda iria fazer quando chegasse ao poder.Bastava,portanto,um artigo.Está na cara que o objetivo do ex senador não é retratar-se,mas apenas vender livros.

    • Tukantin disse:

      Desde a Revolução Francesa que se diz as mesmas coisas da esquerda no poder, mesmo com governos de políticas sociais salvando o país mais rico do mundo nas três vezes em que a direita conservadora quase conseguiu quebrá-lo. Portanto, em termos de antecipação de generalidades, o ex-senador Buarque e o astrólogo Carvalho são baita retardatários.

  7. Tukantin disse:

    Um mea culpa na 1ª do plural tem sido a forma mais popular de pedir perdão pelos erros dos outros. No Brasilzil, é claro. Sr Vam, que de Cristo não tem nada, inclua-me fora dessa. Quando eu errar, eu mesmo vou falar na 1ª do singular. E até agora estou de consciência limpa, nunca dei margem para corruptos de verdade que tomaram o futuro e as vidas de milhões de crianças e mulheres durante e depois da Ditadura que o sr ajudou a ressuscitar.

  8. Alexandre Araujo disse:

    O Brasil tem pessoas sérias e instruídas. Como deixaram um político de carreira que havia sido expulso do exército por instabilidade emocional assumir? Na Argentina, a Kirchener aceitou ser vice e ganharam. Faltou humildade ao Lula e o jair no poder tambem cai na conta dele. quem sofre é o povo, com desemprego, salario minimo estagnado, preços estratosféricos, nenhum programa de governo para melhorar a vida da população..

  9. santista disse:

    Cristovam vc é um velho e um lixo vendido !!!

  10. GegeMorais disse:

    Esse Cristovam e um liberal, só ainda não sabe ou tem vergonha de dizer, foram tantos anos servido o progressismo fracassado mundo a fora, que da vergonha mesmo.

  11. Antônio Luiz Cardoso disse:

    Perderam porque a esquerda é anacrônica, perdida, confusa e falaciosa. Querem viver pendurados num Estado Grande, mas fraco. Querem viver de privilégios em detrimento da população. Não voto no passado.

  12. Kesley Sá disse:

    Pois é! A culpa agora é da esquerda né Cristovam ! O brasil elegeu Bolsonaro! Escolheu Bolsonaro! Se ele usa auxílio moradia para comer gente como ele mesmo disse , meus familiares acham ele um homem de Deus e por incrível que pareça família apesar do dito acima e de estar na terceira mulher que pegou deixando a velha para uma novinha . Muitos amigos me falaram que se não fosse Bolsonaro aqui viraria Venezuela. Olhe o Brasil escolheu e você Cristovam votou a favor disto tudo no impichiment ! E olha uma coisa engraçada, eu nunca fui de esquerda e nem petista mas nunca votaria num cara que elogiou um torturador e num cara que votou a favor do impichiment de Dilma .

  13. King Blonde disse:

    Você não foi eleito porque o tempo passou e você não viu.

  14. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Se eu não me engano, esse esquerdista v=caviar de família latifundiária usineira encheu o governo DF de aspones quando foi governador de lá.

  15. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Esquerdista com Caudilho de estima que viu que acordou muito tarde. Pelo ‘menas’ não fica de papagaio do Caudilho.

  16. Felipe Motta disse:

    Livro de 1 parágrafo, somos todos ladrões, mentirosos, vagabundos, corruptos!! Fim.

  17. Dorival disse:

    Perfeito. Buarque reconheceu (ao contrário do ”outro” Buarque) e igualmente o fez Mano Brown que o (des)governo dos 16 nefastos anos causou sua própria ruína com as práticas de corrupção. Perdeu sua própria eleição. Matou sua própria galinha dos ovos de ouro. Deu tiro na própria lâmpada. Roubou do próprio cofre (em vários sentidos). E causou o efeito colateral: O governo atual. Bem feito! E a corrupção não voltará ao governo brasileiro.

  18. nuno. m disse:

    GOLPISTA ARREPENDIDO, TRAIDOR COMO A MARTA SUPLICY. A HISTÓRIA O REPUDIA.

  19. Jovem Einstein disse:

    Não sou Fã do Cristovam Buarque, mas uma coisa devo reconhecer ,ele foi execrado no governo Lula por entender que a melhoria na educação Brasileira deveria ser focada no ensino fundamental e médio, enquanto Lula queria transformar cursinhos em “Faculdades” , dai hoje temos 14 Universidades que formam profissionais que não sabem como encontrar uma Mediatriz, uma Bissetriz ou muitos menos a formula da Hipotenusa !

  20. José Roberto disse:

    vejam q os corruptos e seus defensores se consideram vítimas do sistema fingindo q ñ sabem q eles comandavam o sistema. Orgulhosos ao extremo, ñ enxergam seus crimes e os negam mesmo com o “batom na cueca”. CB perdeu com a esquerda ao votar (corretamente) pelo empeachement da “santinha”, mas ganhou com a direita. Quanto à eleição q perdeu: dilminha e lindberg, dentre outros, também perderam, mas a esquerda corrupta q devasta e rouba tudo por onde passa ñ entende q sua tempo acabou pra sempre.

  21. Yuri Stuart Lima Leite disse:

    Progressistas, outro nome bonitinho para denominar a esquerda, sempre estatista, perdulária, autoritária, intolerante e corrupta. É só observar a desgraça que vai se acentuar nos próximos capítulos da pobre Argentina. A esquerda é o atraso, não têm nada de novo, se baseia em velhos revolucionários fracassados de séculos passados que nunca conseguiram aplicar com sucesso o socialismo “puro” em lugar nenhum do mundo. Sem falar da velha ladainha das “desigualdades sociais”, alguns países europeus além dos Eua são muito mais “desiguais” do que muitos países africanos, Cuba, Irã, Coréia do Norte ou Venezuela, mas não vejo muita gente tentando fugir para estes últimos.

  22. Frederico disse:

    Um político populista, medíocre, que agora no fim da vida, tenta fazer um mea culpa. Leva vantagem sobre os políticos do PT, porque nem isso eles conseguem fazer, insistem nos seu mundo paralelo até o fim.

  23. Roberto Garcia disse:

    Essa é fácil: 1. Lula; 2. Lula: 3. Lula; 4. Lula; 5. Lula; 6. Lula; 7. Lula: 8. Lula; 9. Lula; 10. Lula.

  24. Aprendiz disse:

    Eu já fui fã de Cristovão Buarque, mesmo diante das acusações que lhes foram feitas quando ele foi governador de Brasíla. Me desencanto surgiu quando ele votou contra o voto facultativo. Tive então a nítida certeza de que ele não era diferente dos outros, que se elegem por meio do voto obrigatório.

  25. Carlos Solrac disse:

    Traiu os assalariados votando a favor da reforma trabalhista, que concentrou renda e aumentou o desemprego. A maior decepção q eu tive ba político e falei para ele isso. Calado virou um poeta. Traidor

  26. Saulo de Medeiros disse:

    O Cristovão teve a coragem e hombridade de reconhecer o óbvio, que o PT arrogantemente insiste de mantiver sob o tapete embora que estufado, já não mais enganasse de justificativas boa e crescente parte da maioria absoluta desengajada que acabou optando por uma alternativa na base de eu faço e aconteço de Bolsonaro, com diagnóstico sobre as causas de perrengues do pobre e pobreza no Brasil e posologia capaz de elimina-las, inclusive e de colaterais, o paciente

  27. Silas Pereira Trindade disse:

    Cristovam Buarque entrou para a história como um traidor da nação, pois foi um dos apoiadores do golpe. Quer fazer uma análise filosófica do assunto, mas uma das vias que levaram o Brasil até o Bolsonaro foi ele.

    • Dorival disse:

      Golpe quem aplicou em si próprio foi o PT, ao iniciar um propinoduto gordo com MUITAS empresas. Foi simples assim. Bastaria uma ordem interna de proibir corrupção, e o PT estaria no governo por 40 anos. Simples assim.

      • Silas Pereira Trindade disse:

        Este seu discurso não se sustenta. Já foi notoriamente comprovado a existência do golpe. A retórica com base no senso comum, diante do discurso partidário da corrupção é bonito, mas sempre exclui o PSL, pmdb, psdb e outros. Logo, é ideológico. Repito, Cristovam Buarque apoiou o golpe e agora quer fingir fundamentação, mas já está na história como ele realmente é.

        • Paulo Cesar Tavares disse:

          Meu Deus! Negar a corrupção nos governos do PT é o mesmo que negar a gravidade ou as marés!
          E eu não excluo os outros partidos, não. Apenas não perco de vista que o partido detentor do poder – e da gestão da corrupção – era o PT, ora bolas! Havia corrupção nos outros partidos? Sem dúvida! Mas eles não passavam de satélites na órbita do PT.

  28. Wellington Santa Ana Beira Do disse:

    A minha intenção era realmente aniquilar o PT, e olha que eu votei no PT 3 vezes, enquanto continuar mentindo e dizendo que é vítima de perseguição política e não fizer uma confissão de culpa, isso aumentará e muito meu antipetismo. O PT acha que tá falando com um monte de pessoas do MST analfabetos, isso me ofende.

    • Dorival disse:

      É isso aí, Wellington! Concordo 100%!! O que Mano Brown fez no célebre comício HISTÓRICO emblemático foi um desenho para qualquer petistóide entender. E foi tudo a pura verdade, eviscerada. PT golpista de si próprio.

  29. Wellington Santa Ana Beira Do disse:

    São vários fatores, é individual de cada um, desemprego não foi meu caso pois além de eu ser servidor público eu tenho uma renda extra que não entra em crise econômica. Mas o que foi determinte no meu caso votar no capitão que não era meu favorito, foi corrupção, mensalão, petrolao, envios de dinheiro do BNDES para países Socialistas e ditadores. Meu favorito era o Alckmin, mas minha intenção era impedir a volto do PT. Quando eu percebi o jogo de cumadre entre PT e PSDB eu fui para o Bolsonaro e levei toda a família junta. 11 meses sem corrupção está ótimo.

  30. Joao Luiz disse:

    É incrível que um pseudo intelectual tenta propor propostas simplistas e intelectualizadas para os motivos. Desta relação toda somente uma foi usada e foi o pivo da queda d o PT e subida do Bozo. É o item da corrupção. Este item foi motor de tudo. desde 2014 a mídia em bloco massacrara o PT sendo o carro condutor a rede Globo. A rede Globo tinha o seu candidato que era talvez Alckmim mas este mostrou porque é conhecido como picolé de chuchu. Não vingou. Naquele momento o PT foi ao inferno eleitoral mas mostrou poder mesmo perdendo as eleições. Ter 455 dos votos é muita coisa e é notório que a história seria outra se Lula fosse o candidato. Não acreditem a pseudo intelectuais que tentam achar soluções simplistas. Não podemos esquecer que o Sr. Cristovam participou do golpe que derrubou Dilma. Não merece consideração.

    • Dorival disse:

      A corrupção foi causada dentro do e pelo próprio PT e sua cúpula mais influente e importante. Simples assim. A mídia só noticiou. Aliás, a mesma mídia que patrocinou e promoveu o filme da biografia de Lula, que impulsionou os votos do PT nas eleições. Quando a mídia e os bancos jogavam confetes em Lula, o mesmo Lula era só amores com bancos, banqueiros e mídia (basta procurar os vídeos em que ele diz sobre seu doce apreço por eles). Quando as verdades começaram a aparecer, Lula foi rápido em começar a alterá-los para ”culpados”.

  31. Valdir disse:

    Nada como as antigas frases/ditados:
    O PEIXE MORRE PELA BOCA
    Duas verdades que a esquerda e a extrema imprensa negam “veementemente”, aqui o Sylvio Costa confirma:
    1 – “As universidades são sim aparelhadas por comunistas de última hora e a maioria dos estudantes, esquerdopatas doutrinados.”
    2 – Acusar a direita daquilo que eles são e praticam.

    PARA REFLEXÃO DOS DEVOTOS
    “Me magoem com a pior verdade, mas não me iludam com a melhor mentira.”

  32. Ivar Nascimento disse:

    Cristóvão não disse nada que todo mundo já não sabe. A esquerda é isso aí ontem, hoje e sempre. Viva o povo brasileiro que varreu a esquerda pro seu lugar, o esgoto. Bolsonaro não é nenhum Messias, mas é muito melhor que Cristóvão e sua turma esquerdista.

    • Aguinaldo Gomes disse:

      cara voê está realmente cego. como pode achar bolsonaro melhor que alguém.

    • Milton disse:

      Concordo com tudo o que você disse, tirando essa coisa de Bolsonaro ser melhor que Cristovam Buarque. Bolsonaro é a figura mais patética da história recente do Brasil. E olha que fui obrigado a votar nessa desgraça, só para não ver o poste do PT vencer.

  33. Bala de Prata disse:

    A decadência da esquerda brasileira se dá por razões muito simples. O PT insiste em não admitir que seus governos simplesmente deixaram o país na situação de calamidade em que hoje se encontra. Lula quer voltar ao poder prometendo os governos passados. A democracia que Lula gosta é a democracia praticada na Venezuela e Cuba. Este farsante e seus devotos insanos só querem o poder para continuar tentando implantar a famosa ditadura do proletariado no Brasil, acabar com a classe média e dormir com os poderosos sem serem incomodados. Fora sua militância orgânica e a devoção fanática, não creio que haja mais quem acredita nesta farsa.

  34. Andre disse:

    Primeiro erro: acreditar em GOLPISTA

  35. OGS disse:

    Golpista e péssimo administrador, tendo feito um desgoverno pavoroso no DF.
    Como político passou a vida falando de educação, mas qdo chegou no seu colo a proposta de congelar recursos da educação, não perdeu tempo e votou junto com a turma do temer.
    Nem de graça eu quero. O que adianta estudar tanto e ser assim: Muito blá blá blá e nenhuma ação?

    • Dorival disse:

      E o que adiantou tanto discursinho proletário de Lula, se quando este chegou ao poder promoveu o propinoduto que o levou à prisão…

      • OGS disse:

        Cara, coisa cansativa meter Lula até no salgadinho que o cara vai escolher na padaria.
        O assunto é´Cristovam Buarque.
        Tem gente que ainda é iludido com ele. Quem viveu sob a administração petista (petista, viu?) do Cristovam sabe bem o desastre que é muito blá bla blá, muita teoria e muita erudição, qdo mal consegue conviver com os seus nas secretarias de governo.
        Pernóstico, ficou jogando xadrez com seu chefe de governo enquanto aguardava o resulto das eleições de 98, certo de que o “Professor” venceria o analfabeto Roriz.
        Era assim que sua troupe gritava pelas ruas. Nem quis gastar sola de sapato na campanha

        Não venha com esse papo de discurso proletário porque nem contra Collor esse discurso aconteceu. Lula avisou que era para arrumar outro candidato em 2002 pq não concorreria de novo para perder e se quisessem ele disputando, seria do jeito dele.
        Daí surgiu o Lula Paz Amor, A carta aos Brasieiros e o José de Alencar.
        Podemos discutir sobre isso algum dia, mas não com esse papo bozómion de “…. e o Lula hein?”.

        O Lula tá preso, cara. O assunto aqui é o golpista do CB, O cara que votou a favor do congelamento das despesas na educação. É sobre o cara que mandou a PM invadir uma favela de pobres coitados a 10 KM da residência oficial do Governador do DF. O assunto aqui é sobre esse otário que ainda engana boa parte do gado eleitor.

        Abraço e passar bem.

  36. Wagner Alexandre Santos disse:

    Se alguém quer explicar como algumas coisas chegaram ao poder, recomendo muito mais ver a comédia Idiocracy, de 2007, com Luke Wilson que é tristemente precisa, inclusive definindo o por quê de Trump ganhar a eleição ( antes deste vencer) assim como se baseia o modo deste e assimilados governarem, antes de agirem assim. Asseguro que é mais preciso do que as tolices deste que é um dos expoentes da esquerda vacilante e trôpega, que não consegue ser nem uma coisa e nem outra, nem social, nem liberal, nem pró mercado nem estatizante, mas eternamente diletante.

  37. Iolene disse:

    Traidor! Se deixou encantar pela fala de Eduardo Cunha, Globo é etc. e agora quer ganhar dinheiro falando o que eu já sabia? Vá se catar ou melhor vai catar coquinho!

  38. LUIS CARLOS disse:

    CRISTOVAM É SIM UM TRAIDOR CÍNICO

  39. Oswaldo Crivello Jr disse:

    O melhor ministro da educação que o Lula poderia ter. Mandou embora pouco tempo depois. Aí todo mundo viu que educação boa não era o que o Lula queria para o Brasil.

  40. Antonio F. disse:

    Sou admirador de longa data do professor Cristovam Buarque, a bandeira dele é a minha, sem uma revolução pela educação este país está fadado à tragédia do populismo maldito de esquerda, centro e direita.

  41. valdir59 disse:

    Muito inteligente e incompreendido na mesma proporção. O Sr. está coberto de razão. Parabéns. Precisamos, mas nunca iremos entender que a polarização existente hoje em nosso pais, não nos leva a lugar nenhum e que, sem uma educação de qualidade como base para a nossa sociedade, nunca seremos a nação que poderemos ser no futuro.

  42. Antonio F. disse:

    Resumindo: Lula e Bolsonaro são irmãos siameses, ambos jogam apenas para suas torcidas de lunáticos e que se exploda o país.

    • Paulo disse:

      Exato…o erro está no populismo, seja de direita ou esquerda…mas o povão sempre vai esperar por um “salvador”… foi assim com Sarney, Collor, Lula e finalmente, o Bozo… FHC não entra na lista pois nunca foi populista, arrumou a casa e pagou um enorme preço político. A Dilma, por seu lado, só destruiu todo o capital político e social construído (com grande ajuda de uma conjuntura internacional favorável, temos que ser coerentes) pelo meliante Lula.

  43. Conge Zucoloco disse:

    se me der esse livro de graça, eu não quero. chega de baboseira e de fã do marreco, com Januário peludo e seus filhos. traidor miserável.

    • Antonio F. disse:

      Comenátrios como o teu provam que petralhas e bolsominions são apenas torcidas cegas de bandidos e maníacos, ambos remam contra a correnteza da civilização.

      • Cristina Bertulani disse:

        Falou o brilhante intelectual! Votou em quem? kkkkkkkkkkk

        • Antonio F. disse:

          Infelizmente votei no PT durante 30 anos da minha vida, jogados fora.

          • Dorival disse:

            Antonio F., eu gostei do seu reconhecimento. POUCOS têm a CORAGEM de dizer isso abertamente. E MUITOS nunca, jamais, acharão que foi tempo jogado fora. Infelizmente, é um tipo de cegueira e a cegueira é irreversível.

          • Paulo Cesar Tavares disse:

            Antonio, eu não cheguei a votar no PT por trinta anos como você, mas, em determinado momento, eu acreditei neles e até pedi votos para eles, como na primeira eleição do Lula ou na da Marta para a prefeitura de São Paulo. Todavia, acontece que eu tenho olhos para ver e cérebro para pensar! O castelo do PT caiu, para mim, ainda no primeiro mandato do Lula com a eclosão do Mensalão! Lembro-me da profunda indignação que senti quando vi Lula dizer, em rede nacional, que o Mensalão não existia e, depois, que ele não sabia de nada. Para mim, acabou ali! Me senti ofendido e humilhado por alguém me considerar tão estúpido!
            “Ah, mas em quem você votou para presidente então?”, me perguntarão. Respondo: votei no Bolsonaro! E o faria mais mil vezes!
            Entenda que o Bolsonaro nunca foi minha primeira opção. Nem segunda, terceira ou quarta… mas contra o Lula, ou quem quer que fosse o poste do Lula, eu votaria até no Satanás!

    • Um exemplo do fanatismo abestado que conduziu Bolsonaro à derrota. A esquerda, que por anos foi mestra na estratégia política, se vê cada vez mais reduzida a chavões coalhados de ressentimento

    • Antonio F. disse:

      Lula disse certa vez que não gostava de ler, seus seguidores seguem à risca o padrinho “Antônio Conselheiro ” de SBCampo.

    • Johnny Gonçalves disse:

      Cristovam é um traíra ressentido. Há vários deles na história da esquerda (Marta, Marina, Pallocci, entre outros). Ambicioso, com discurso monocórdio, incapaz de por em prática algumas de suas boas ideias (por falta de perfil no executivo), cuspiu no prato em que comeu, abandonou seus princípios e bandeou-se para o lado da escuridão neoliberal. Mais um pouco, beijaria o Bozo na boca e sentaria no colo do Guedes.

      • Centuryon disse:

        Todos estão errados. Só o pt e lula estão certos. Cara, vc é doente. Ser petista já é sinal de debilidade mental…mas ser fanático como vc demonstra ser só pode ser desonestidade ou desvario. Um velhote como vc deveria ter ainda um pouco de cérebro,ou o pouco que lhe restou apodreceu.

        • Carlos Solrac disse:

          O problema com o Cristóvão não é com ou sem PT. É ele ter traído os assalariados
          Votando a favor da reforma trabalhista e como prêmio perdeu o senado e agora vem com esse papinho furado.

      • Dorival disse:

        Esta mensagem e o discurso de sr. Johnny é o exemplo perfeito da falsa democracia da esquerdalha. Só é democracia quando 100% de TODOS concordam com tudo o que a esquerdalha faz e fala. Qualquer vírgula fora da cartilha vermelha é ditadura. Aham.

      • Jorge Teixeira Carneiro disse:

        Verdade. Melhor dar o rabo pro Lula.

  44. 13582196 disse:

    Tadinho os petralhas ainda não o perdoaram? vejam só que coisa, já tem um petista querendo que o golpista do Maia seja vice do Lula, em troca de favores, outros petralhas querem que a Golpista da Marta Suplicy volte para o PT, em troca dos milhões da conta bancária dela.
    huahuahuahuaha

  45. champagne1963 disse:

    Os fatos que mais contribuíram para a vitória do Bolsonaro no segundo turno foram a corrupção generalizada nos governos petistas e a maior recessão econômica de todos os tempos que eles engendraram. Ou seja, o PT provocou a própria derrota. Parece que os petistas não aprenderam a lição; pois não fazem mea culpa e continuam a apoiar os inúmeros corruptos que há no partido, especialmente o Lula, que até é venerado.

    • 13582196 disse:

      Corruptos egocêntricos com tendências tiranas jamais reconhecerão seus erros, e sempre tentarão imputar seus crimes aos outros.

    • Johnny Gonçalves disse:

      Pegue o fio da História e acompanhe, para não ficar repetindo o palavrório sem conteúdo dos blogs conservadores. Dilma terminou seu primeiro mandato e havia 5,5% de desempregados, o menor índice registrado na série histórica. Tínhamos recorde de trabalhadores com carteira assinada. Isso foi em 2014, ano em que ela foi reeleita. Porém, o golpismo já dava sinais desde 2013, quando um bando de desorientados foi às ruas pedir uma feijoada indigesta para o estômago da lógica. Mais uma primavera falsa. Dilma reeleita, veio o pedido de recontagem de votos feito pelo fracassado Aécio. Vieram as pautas-bomba do prisioneiro Cunha. Veio a onda de fake-news. Veio um pedido de impeachment sem crime de responsabilidade. A curto prazo, a mentira sempre vence a verdade. Dilma tentou conciliar com os neoliberais, capitulou e nomeou o desastroso Joaquim Levy para a Fazenda. Nada saciou a sede dos golpistas. Veio a encenação do impeachment, passou o vampiro, veio a facada e a fuga do mito aos debates. O país desabando, e tomem mais fake-news! A recessão atual (que não é a maior de todos os tempos) tem origem no golpismo. O PT governava bem há 13 anos. Esta recessão não cessará até que o neoliberalismo seja enterrado. A paz social não voltará enquanto Bolsonaro não for devolvido ao seu cantinho no baixo clero.

      • Dorival disse:

        Johnny, desconto de IPI NÃO É POLÍTICA ECONÔMICA SUSTENTÁVEL. Tinha data para acabar. Só não via quem não queria. E o prazo era curtíssimo. E segurar o preço da gasolina até o dia seguinte da eleição foi de uma canalhice mefistofélica, mas que funcionou para enganar enganáveis como você. A incompetência de TODOS nas equipes de (des)governo era outro fator gritante e visível para qualquer um que fosse isento. Sempre eram só amigões dos amigos dos amigos. Médico para ministro da Economia? Faça-me o favor… E que violou sigilo bancário de um coitado de um caseiro? Por isso e por outras virou presidiário.

      • Jorge Teixeira Carneiro disse:

        Essa é a versão do Lula. Roubalheira, desvios, incompetência, perdularismo e desperdício não tem nada a ver a com a crise.

      • Jose Camargo disse:

        Ou você é louco,bobo ou apenas mal intencionado mesmo.

      • Luiz Gonzaga Teixeira disse:

        perfeito

    • Luiz Gonzaga Teixeira disse:

      que estupidez. O Lula é vasculhado há décadas e não há uma única prova. Precisamos é combater essa infantilidade de partido perfeito. O PT é apenas a reunião dos que prestam, não somos puros.

  46. Guilherme Souza disse:

    Um sujeito íntegro, inteligente e capaz é quem mais vai apanhar no meio dessa luta de idiotas dos populismos lulista e bolsonarista. O mesmo ocorre com Marina e Alckmin. Vai durar décadas essa luta infernal.

  47. Jose Mayo disse:

    Tolo por toda uma vida, chega ao final (que está próximo) buscando, ao auto inculpar-se, encontrar a desculpa para persistir no erro de sempre e que não resiste a esta simples frase: O SOCIALISMO NÃO POSSUI UM SÓ CASO DE SUCESSO EM TODA A HISTÓRIA DO MUNDO!

    • Felix disse:

      China é um sucesso retumbante.

      • 13582196 disse:

        A China não é mais Comunista, é Fascista Capitalista de Direita! kkkkk

        • Antonio F. disse:

          China são ex-comunistas que assumem que são loucos por dinheiro (ganho honestamente), ao contrário de Cuba e suas moscas varejeiras do Chavismo, Kirchnerismo e Lulopetismo que também são loucos por dinheiro (desonesto), mas fingem que são anti-capitalistas para manterem suas torcidas de incautos a serviço de seus planos de poder.

      • Dorival disse:

        A mesma China que é capitalista e exporta para o mundo inteiro? Só checando.

      • Jose Mayo disse:

        Todos os que nos lêem sabem que a China não é socialista, talvez até você.

        • Felix disse:

          Quando é conveniente você mente!
          O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC), cujo poder está consagrado na constituição. O sistema eleitoral chinês é hierárquico, segundo o qual os Congressos Populares locais são eleitos diretamente e todos os níveis mais elevados de Congresso Popular até a Assembleia Popular Nacional (APN) são eleitos indiretamente pelo Congresso Popular de nível imediatamente inferior.[187].

          • Jose Mayo disse:

            Você mesmo disse: O regime da China é comunista e pratica o capitalismo de estado! Quanto a mentir… você tem um espelho?

          • Jose Mayo disse:

            O regime político da China é o comunismo (não o socialismo) e pratica o capitalismo de estado, com estímulo à livre iniciativa empresarial e formação de patrimônio privado ou, nas palavras de Deng Xiaoping, “Enriquecer é glorioso!”. Quanto a mentir… você tem um espelho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via