A chamada bancada da bala, grupo de deputados que defende a revogação do Estatuto do Desarmamento e o endurecimento da legislação penal, quer ampliar o poder e a influência na Câmara. Na esteira do fenômeno Jair Bolsonaro (PSL), que venceu o primeiro turno da corrida presidencial e elegeu correligionários aos montes para a Câmara e o Senado, a ideia é comandar ao menos três das principais comissões, além da própria presidência da Casa: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) e a Comissão de Segurança Pública (CSP). E, a depender das negociações, outras mais.
“A Comissão de Relações Exteriores, normalmente, cai com a gente mesmo. Mas essas três [CCJ, a mais importante, CDH e CSP] a gente precisa pegar”, disse ao Congresso em Foco o deputado Capitão Augusto (PR-SP).
Ele mesmo é pré-candidato à presidência da Câmara. O parlamentar paulista fechou acordo com o colega Alberto Fraga (DEM-DF), um dos principais membros da bancada da bala, para herdar a coordenação da Frente Parlamentar da Segurança Pública, grupo que reúne 299 deputados – nem todos prioritariamente engajados na defesa do setor, vale frisar. Derrotado na disputa pelo governo do Distrito Federal, Fraga deixa o comando da agremiação a partir de 2 de fevereiro de 2019, quando tomam posse os membros do novo Congresso.
Leia também
Capitão Augusto minimiza o fato de que a CDH, nos últimos anos, tem sido reduto dos partidos da chamada esquerda brasileira. “Eles não vão pegar [a comissão]. Nós vamos brigar para pegar a comissão. Estamos lá para isso. Mas que nós vamos tirar [o colegiado] das mãos deles, vamos”, adverte, dizendo-se disposto a liderar a ocupação de espaços estratégicos da Casa pela bancada da bala.
O grupo a que pertence o parlamentar do PR tem bandeiras claras por ora barradas no Congresso. Fim das visitas íntimas e do “saidão” para presidiários, além da redução da maioridade penal e da progressão de regime para determinados crimes, são alguns exemplos. Outro igualmente (ou ainda mais) polêmico é a revogação do Estatuto do Desarmamento, que criaria condições para que civis portem armas em áreas urbanas e no interior do país. O deputado menciona ainda temas ligados à identidade de gênero, e diz que a bancada religiosa precisa estar à frente da CDH para conduzir a pauta de votações do colegiado a seu gosto.
Balela
De acordo com o cenário almejado pela bancada da bala, as forças de segurança do país é que são mais adequadas para lidar com a temática dos direitos humanos, e não parlamentares ligados a movimentos sociais historicamente engajados na causa.
“Primeiro que a bancada da bala é a que mais se preocupa com a vida. Falar que o pessoal da esquerda se preocupa mais com os direitos humanos do que nós é uma grande balela. A instituição que mais se preocupa com os direitos humanos se chama Polícia Militar de São Paulo, pelo que nós fazemos, em todos os sentidos e aspectos. O pessoal pega casos pontuais, isolados de uma instituição gigantesca – a única, por exemplo em todos os municípios do Brasil, em contato 24 horas por dia com comunidades – e vem imputar para nós que nós não trabalhamos com direitos humanos”, protestou o deputado.
De saída da Câmara, atual coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, Alberto Fraga, vai deixar comando de colegiado de “herança” para o colega Capitão Augusto – Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
O discurso colide com números do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, reduto eleitoral de Jair Bolsonaro: entre fevereiro e setembro deste ano, policiais mataram 1.024 pessoas, um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2017. Especialistas preveem que a matança será ainda mais elevada caso vire lei uma das bandeiras de Bolsonaro, o “excludente de ilicitude”, que livra de punição agentes de segurança pública que matem civis em ações de campo, independentemente de alegado excesso no uso da força.
“A aposta no bangue-bangue também tem contribuído para as mortes de policiais. Em oito meses de intervenção federal [no Rio], o ISP contabilizou 74 baixas nas forças de segurança. Se as promessas eleitorais de 2018 virarem política de Estado em 2019, o número de vítimas só tende a aumentar”, registrou no artigo “Licença para matar” o colunista do jornal O Globo Bernardo Mello Franco, na edição do último domino (21).
Direitos humanos segundo a polícia
Mas Capitão Augusto nega que o problema esteja com a polícia e as demais forças de segurança. Para o deputado, cidadãos têm seus direitos permanentemente resguardados tanto por militares quanto por policiais civis e federais, desde que não saiam da linha.
“Nós trabalhamos muito mais do que esses pseudo-esquerdistas aí. Quero saber o que eles fazem pela dignidade do ser humanos. Na Polícia Militar, 75% de nossas ocorrências são de cunho social, assistencialista. Atendemos a todos, sem distinção, desde o mendigo ao milionário. Então, não tem por que imputar para nós a pecha de que somos contrários [aos direitos humanos]. Vamos mostrar o que são os verdadeiros direitos humanos, e não esses direitos humanos desvirtuados que eles pregam”, acrescentou Capitão Augusto, para quem a atuação da esquerda em relação ao tema virou “chacota no Brasil, sem credibilidade”.
“Só tratam da questão da proteção de marginais”, finalizou.
Para o membro do PR, as dezenas de parlamentares envolvidos na negociação do comando dos colegiados garante o sucesso da pretensão de seu grupo político ideológico. Ele diz acreditar que representantes de outros tipo de frente parlamentar, como a bancada evangélica, devem ajudar na conquista dos postos estratégicos.
Capitão Augusto e Bolsonaro são dois dos principais membros da bancada da bala na Câmara – Reprodução
“É possível pelo tamanho da bancada. Ligados diretamente à segurança pública, a gente está contabilizando 78 deputados. Tem aqueles que têm outra bandeira como a principal, mas a segunda é a segurança pública. Por exemplo, agricultura e segurança, ou [a causa] cristã e segurança. Então, a gente tem um apoio muito grande”, prevê Capitão Augusto, para quem alguém da bancada da bala tem que comandar a Câmara e, uma vez na cadeira do comando, pautar temas da segurança pública segundo as conveniências do grupo.
Em relação à atual legislatura, o grupo armamentista de fato terá mais força na Câmara a partir de 2019. Como este site mostrou em 12 de outubro, a bancada da bala deve ter um crescimento de ao menos 71% na próxima legislatura (2019-2023), com a eleição de deputados e senadores oriundos do meio militar e de políticos filiados ao PSL de Bolsonaro.
Segundo levantamento da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), que acompanha a atuação da bancada no Congresso, dos atuais 21 parlamentares que representam os interesses de profissionais que atuam nas polícias Militar e Civil e nas Forças Armadas, o bloco passou a uma composição de 36 integrantes. Desse total, 32 são deputados federais e quatro são senadores, considerando-se os eleitos e os reeleitos na eleição deste ano.
>> “Bancada da bala” no Congresso cresce mais de 70%
>> Aliados de Bolsonaro já começaram a brigar pela presidência da Câmara
EU QUERO QUE ASSUMA NESTAS COMISSÕES EH A BANCADA DO FUZIL. CHEGA DE BALELA.
ELEGEMOS BOLSONARO. LUTAMOS MUITO PARA QUE ESTE SONHO SE REALIZASSE. NOS QUEREMOS UM GOVERNO EXTREMAMENTE MILITAR CHEGA DE BANDIDO MANDAR NO ALTO COMANDO DO PODER.
QUEREMOS A ESTRELA VERDE OLIVA BRILHANDO COM FORÇA NO CONGRESSO.
A INTERVENÇAO MILITAR EH UM SONHO. O POVO FOI PARA AS RUAS E NÃO ACONTECEU. ELA VEIO NAS URNAS. SELVA
20 Anos nas mãos da Ditadura Gayzista, criaram até cartilha e Kitgay para crianças…Essa Pseudo Democracia cansou…
Quem sabe muda na mão de pessoas normais
CHEGA DE MIMIMI…….cansei……. Os direitistas sabem que o bolzonaro é ditador…sabem que tem falas homofóbicas…sabem que falou que vai metralhar adversário, que não quer conversa com o posição…… Aceitem que dói menos bolzonarista…O líder de vcs é tudo isso e mais um pouco…É melhor jair se acostumando a não ser mais respeitado, qdo sairmos do Brasil…..Em pensar que 2010, o Brasil foi homenageado na ONU na abertura anual…. Mas tudo bem…….O lider da seita bolzonariana mandou, a gente faz…..Depois são os petistas que são fanáticos….
ONU tem uma parte que é o curral dos Comunas.
Mas vai acabar, o mal que causa é nocivo
Rs……Percebeu que vcs direitistas não falam uma única frase sem falar “comuna”, “esquerdinha” ou “esquerdopata”??? A ONU que criou Israel, por exemplo, vc considera “comuna”, ou esta parte é do bem????
Vamos dar a chave do galinheiro para as raposas…..Parabéns povo brasileiro, chacota internacional.. Brave sairemos do clube de Paris que tem 195 membros, faremos igual aos EUA..Ficaremos isolados…Só que o TIO SAM não é anão diplomático como nós…Iremos quebrar a cara…Não venderemos nossos produtos em nenhum lugar do mundo mas tá legal…Ao menos, não somos esquerdistas e comunistinhas…..
Quanta bobagem! O PT destruiu o país. Não há possibilidade de as pessoas elegerem esse partido de novo. Simples assim.
Vc acha bobagem Fábio??? Direito seu..Mas note Hj, alguns analistas americanos já falam em sinal de recessão lá nos EUA EXATAMENTE por causa do método Trump de governar…. O Pt destruiu o Brasil? Concordo com vc que houveram roubos e erros..Mas acertos tbém tiveram e não podemos esquecer das pautas bombas aprovadas pelo Congresso para congelar o governo Dilma….Se o Bolzonaro não tiver pulso firme com o Congresso (duvido, ele só tem pulso firme contra mulheres e gays), não dou menos de 2 anos para popularidade dele estar perto da popularidade do temer……Que DEUS nos proteja…
Jornalismo que gosta de bandidos e do dono do “Dia de Feira” não gosta de falar que é Bancada da Segurança Pública, para não ofender os amigos!
Tem mais é que assumir mesmo !
E se os comunistas não gostaram da ideia, que se mudem para Cuba, Venezuela, Bolívia, Coreia do Norte, e Vietnã !
Tchau queridos
#Bolsonaroneles
Não seja radical, irmão. Os comunistas são as ovelhas perdidas no rebanho do Senhor. Cabe aos cristão resgatar essas ovelhas, reconduzindo-as ao redil e não bani-las. Glória a Deushhh!
Compra uma Bíblia de verdade…Anda lendo manual da guerrilha
Também vou resgatá-lo, irmão.
Não se sinta desamparado, pois Deushhh está ao seu lado.
Alelúia!
Ao ler e reler este comentário, percebo um certo tom de deboche e ironia!
Só espero que vc não seja um comunista, ou um cristão alienado?
Porquê se for .. Vou mandar vc ir para Cuba juntos com todos eles!
Paz em Cristo!
#Bolsonaropresidente2018?
Não faça isso, irmão! Prefiro o Brasil, a despeito de tantas contradições.
Olhe, comunista é que não sou. Muito antes, um pobre desejando ser capitalista. E liberal.
Bem, paz em Cristo. Também vou colocar seu nome do Altar. Alelúia!
isso eh caso perdido. Esses deputados são igual judas nunca apoiaram o povo de bem honesto e trabalhador.
o certo eh jogar na fornalha de fogo.
Perfeito. A comissão de direitos humanos deve ser mesmo presidida por quem é pró-vida e anti-abortista, que quer permitir a defesa do cidadão, não que ele ande desarmado e possa ser caçado como coelho (como se dá hoje).
A esquerda, que sempre dominou esta comissão, permitiu que no Brasil existissem 60.000 homicídios por ano. Portanto, ao mostrarem desprezo pelo direito humano mais essencial que é a vida, devem mesmo ser chutados da comissão.
Que pouca vergonha desses politiqueiros cretinos, ora basta que o mais votado assuma a presidência da casa e o 2º mais votado é o primeiro vice, o 3º mais votado o 2º vice e assim estárá resolvido democraticamente. O resto é apenas “luta pelo poder” mais nada, criem vergonha na cara e justifiquem o tremendo salário que os contribuintes lhes pagam, parem de ser vermes de esgoto!.
Deus, nos acuda.
Mais uma petista convertida à religião? A comunista Manuela D’ávila até comungou esses dias!
O que tu tens com isso? Não tenho religião nenhuma. O que não quer dizer que não possa acreditar em Deus e rezar pra ele. É o que estou fazendo. Um destino pior do que a morte nos espera.
A histeria foi a mesma com Trump nos EUA. Por lá os esquerdistas também profetizavam cenários apocalípticos. Resultado? Um dos períodos de maior crescimento econômico da história do país, que atingiu pleno emprego depois de décadas, através da diminuição do Estado.
Eu entendo que por fanatismo veja as coisas assim, mas fique tranquila. Vote no Andrade, ele sairá derrotado e nada vai mudar na sua vida.
Que conversa é essa? Um idiota falou isso uma vez, que o Trump aumentou os empregos do país, pra todo mundo repetir como papagaio !!! Onde tem isso? Onde está a prova? Falam nos EUA como se fossem grandes entendedores! Lá, tu tens de falar de cada ESTADO e não em todo o país, porque em cada estado é diferente. Aqui, um cagão que tem medo de debate porque não sabe nem falar !!! Vamos passar é muita vergonha!!! E tchau pra ti. Cansei.
Teresinha, são os dados oficiais. O governo Trump é um estrondoso sucesso econômico, assim como será Bolsonaro aqui. Esses que narram o fim do mundo com sua eleição estarão desmoralizados em pouco tempo. É gente que esquece que a eleição é algo temporário e que depois há uma credibilidade a zelar. Já que está cansada, bom descanso.
Fábio..Mas os direitistas não diziam, lá em 2002, que o PT ia fazer o Brasil virar uma venezuela???? Não virou..ATÈ AGORA, pois o bolzonaro adora o Hugo Chaves e isso é REAL…..O que a Teresinha falou tem valor sim: Eu desafio qquer bolzonarista vir aqui daqui a 2 anos falar sobre desemprego, que ele bolzonarista, logicamente irá colocar nas costas do PT….
Em 2002? Não, naquela época Chaves ainda não tinha causado estrago, então Venezuela ainda não era referência. Havia muito receio em relação ao Lula sim, e depois foi pior do que imaginávamos: fim do ciclo do PT teve petrolão e maior crise econômica da história, para não falar da criminalidade, decadência do sistema educacional, etc.
Bolsonaro elogiou Chaves quando chegou ao poder, depois virou seu crítico quando se transformou em ditador.
Em 2008 o Brasil bombava e TODOS (AÉCIO, BOLZONARO, SERRA, FHC) queriam ser comparados ao Lula e tirar foto com ele…Ninguém queria ser inimigo do Lula..Vai por mim….tem gente pior que o PT e eu te provo….O PT nós colocamos lá e tiramos…..Será que teremos força para tirar alguém que tem entre seus seguidores, pessoas que quer fechar o STF??? Sem stress tá, vcs já ganharam…