Congresso em Foco

Visão aérea da Esplanada dos Ministérios e do Congresso. Foto: Divulgação

O Estado brasileiro é grande e ineficiente. Como mudar essa realidade?

31.07.2018 10:00 3

Publicidade

3 respostas para “O Estado brasileiro é grande e ineficiente. Como mudar essa realidade?”

  1. Nestor Oliveira disse:

    É inacreditável que se cogite de reformar o paquiderme estatal sem dar prioridade à reforma de uma de suas principais objetivações mais onerosas: os salários do funcionalismo federal. É um tabu para a esquerda e para a direita. Ciro defende o funcionalismo e diz que o que urge é “profissionalizá-lo”. O caos devastador do peso do funcionalismo é o mais desafiador e medonho elemento da crise fiscal. Quando digo ‘peso’ não me refiro somente ao volume de recursos envolvidos. mas também, e principalmente. ao perfil delineado pelos privilégios, distorções e aberrações da distribuição de valores entre as “carreiras”. Não há legitimidade de um sistema político e administrativo capaz de aguentar tanta barbaridade. dadas as repercussões em termos de desmoralização e desmotivação. Se acham que estou exagerando, como Ciro, Boulos e o PT devem achar, que tal garimpar razões para que, entre milhares de exemplos possíveis, um servidor de café do Senado, aposentado, ganhe mais do que um diplomata no Brasil, e pouco menos que o inicial de um juiz federal? Dá pra suportar? Será que é fakenews?

  2. Walldemar Sobrinho disse:

    O Brasil é pobre porque precisa sustentar o Estado e seus Nababos. Além disso, todos os países que hoje são ricos cresceram e se tornaram o que são porque tinham baixíssima carga tributária e muito estímulo aos negócios, através de um sistema jurídico eficiente (e não com bandidos de toga inclusive na suprema corte), baixo nível de burocratização e pouca regulação. Quem se lembra da Inglaterra da Revolução Industrial ? E da Alemanha do pós segunda guerra ? Vejam como eles eram antes de ser isso que são.

    • MxlBR disse:

      Mas aqui o preferido nas intenções de voto utiliza dinheiro público pra fazer campanha.

      A maioria do eleitorado brasileiro é formada por ignorantes, hipócritas e burros.

      Quando têm a chance de mudar, votando em quem não usa verba pública, preferem continuar com os velhos políticos profissionais e suas articulações obscuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via