Congresso em Foco

Vídeos e Lives

Selfie tirada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, na entrega do projeto anticrime [fotografo]Reprodução / Rodrigo Maia[/fotografo]

Rodrigo Maia e Marco Aurélio temem cerceamento do jornalismo

21.01.2020 17:05 97

Publicidade

97 respostas para “Rodrigo Maia e Marco Aurélio temem cerceamento do jornalismo”

  1. Gaetano Galtieri disse:

    Imprensa é uma coisa; crime é outra. Onde está a fronteira ?
    Mais uma vez: Creio que Rodrigo Maia assim como o ‘Congresso em Foco’ se esquecem do caso recentíssimo do jornalista Allan dos Santos e da investigação super sigilosa aberta pelo Supremo, a qual ninguém sabe ao certo quem, nem o quê, nem porquê está sendo investigado (nem o próprio jornalista Allan).
    Neste processo, totalmente irregular, antidemocrático e, penso eu, inconstitucional e até ilegal, alguns ministros do STF declaram-se, ao mesmo tempo, vítimas, investigadores, polícia, promotoria, juízes e executores. Quer algo mais ditatorial do que isso? Nem mesmo nos tempos de Tomás de Torquemada, o martelo das bruxas.

    “A liberdade de imprensa desempenha um papel de extrema importância no Estado Democrático de Direito, tendo em vista que ela aumenta o acesso à informação e propicia o debate e a troca de conhecimento entre as pessoas. Entretanto, a liberdade de imprensa deve sempre se pautar no respeito aos direitos da personalidade previstos no art. 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988.”
    Fonte: JusBrasil (Bruno Viudes Fiorilo)

    “Há um dilema entre o direito às liberdades individuais, de proteção do indivíduo; e do interesse coletivo, da sociedade, de saber o que está acontecendo em processos nos campos da Política e da Economia. Neste cenário, as informações podem tanto virar arma política para que as investigações avancem como, por outro lado, a longo prazo, de pagarmos um preço muito alto, pois, quando esquecemos dos direitos individuais, é a própria sociedade que acaba sendo prejudicada”,
    “Uma das discussões que devem ser feitas é sobre o excesso de sigilo na Justiça”, propõe Schusterschitz. Para o procurador é necessária uma melhor discussão sobre o tema. “A democracia e o debate exigem um eleitorado participativo, esclarecido e atento. A imprensa existe para que esse debate possa acontecer.”

    Para que Imprensa e Judiciário não entrem em atrito e acabem prejudicando a função um do outro é importante que cada um exerça o seu papel na avaliação de Saad.

    “A publicidade é importante para a sociedade, mas também é necessário que exista uma preservação de cada função. Vivemos em um momento em que praticamente o Judiciário informa e a imprensa julga”
    Fonte: Instituto Insper

  2. RômuloJ. Vieira disse:

    De qual jornalismo o articulista se refere?…não é esse o praticado no dia a dia que vemos, todo torto.tendencioso.Pode existir algo mais sem credibilidade que jornalista com ideologia?…leiam a Folha de São Paulo, parte do Estadão,e parte de O globo, é só articulista com lado definido, escrevendo com o fígado!…acompanho noticiários desde a época dos militares no poder, e posso garantir que nem naquela época, que até fazia sentido, tinha visto uma imprensa tão ideologizada. Esta mais que na hora da imprensa brasileira se reinventar,se reciclar. A imprensa tem que ser livre e o jornalista é o responsável. E sem credibilidade, adeus liberdade de imprensa. A imprensa como um todo está encabrestada por ideologias.

  3. Valdir disse:

    Ou seja, para o Botafogo, para o Marco Aurélio e os defensores do Verdevaldo, “jornalista” pode cometer crime? Eles estão acima da lei?
    VTNC!

  4. CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

    Então..”jornalista””.. pode receber informação roubada, inventada, produzida, adulterada, criminosa.. e colocar em seu veículo de comunicação SEM qualquer problema? Mas se vc comprar QUALQUER coisa que seja produto de roubo é crime. Daí.. “jornalista” está acima do bem e do mal?

  5. JR Carvalho disse:

    Eu sei que são eles que decidem, mas a opinião do STF está longe de ser verdade.

  6. JR Carvalho disse:

    Liberdade de Imprensa, com certeza, sou a favor, mas se ajuntar a criminosos o faz bandido também, pior o cara é um jornalista militante, aí cai por terra o que ele fala e escreve, jornalista tem que ser isento, e está longe deste camarada ser.

  7. Marcelo disse:

    DESDE QUANDO HACKEAR E ORIENTAR CRIMINOSOS, É EXERCER JORNALISMO! SÓ PARA OS PSEUDO POLÍTICOS E PSEUDO MINISTROS DO JUDICIÁRIO! ´´ESSA OPINIÃO DESSES CARAS É UM AFRONTE A DEMOCRACIA! ESSE STF DEVERIA SER FECHADO! PELO POVO BRASILEIRO INDO AS RUAS!

  8. Denis Roberto Di Gioia disse:

    Eu já acho que divulgar qualquer notícia advinda de informações obtidas através de ilegalidade, é crime. Não é jornalismo é oportunismo. E em se tratando da polimerização, fica ainda mais grave quando se torna parcial.

  9. Oswaldo de Amorim Garcia disse:

    Me perdoe meu caro amigo Erick mais seus trabalhos demonstram muita tendência políticoideologica e por outro lado se é um direito e dever do Ministério Pública apresentar essa denúncia, respeite. Lembrando que você não está usando um veiculo de informação do PT.

  10. Cinco Estrelas disse:

    mas que chororô da grande imprensa agora hein.. só pq um dos seus comparsas foi denunciado justamente.

  11. Lulu do cavaco Aranha disse:

    COMO É PRAZEROSO VER O PAÍS SE RECUPERANDO DA RECESSÃO DEIXADA PELO pt!! MAS MELHOR AINDA É VER OS DERROTADOS SE REMOEREM DE INVEJA E ÓDIO!! CONTINUEM CONSPIRANDO, MENTINDO, E ESTREBUCHANDO! MITO REELEITO EM 2022, SÉRGIO MORO IDEM EM 2030! COM OU SEM O PRESIDIÁRIO! É IRREVERSÍVEL!! CHOREM DERROTADOS E ÓRFÃOS DO DINHEIRO PÚBLICO!

  12. Lulu do cavaco Aranha disse:

    É por isso que esse militante disfarçado de jornalista veio para o Brasil. Aqui não faltam militantes políticos e do judiciário para defender ele e seus pares
    Hei de vê-lo preso!!
    Parabéns, MPF!!

  13. Rafael Jorge disse:

    Realmente, jornalismo não é crime, mas se o jornalista está divulgando informações obtidas por meios ilícitos, por pessoa com quem tem algum tipo de relacionamento, aí a conduta extrapola o âmbito jornalístico e adentra o âmbito criminal…

  14. OGS disse:

    Essa denúncia tem como objetivo apenas municiar os bozós e os Augustos Nunes da vida.
    E levantar alguma #hashtag
    Quando vc assiste na TV um repórter com uma câmera escondida mostrando um agente público aprontando, vc condena o AGENTE e o mal-feito ou vc condena a câmera escondida e o repórter que denunciou???? Não sejam bobos, na BoSSolândia (os dois S é uma homenagem ao Alvim) querem justamente isso: Que vc condene o carteiro por lhe trazer a conta errada do seu Cartão ; não a operadora que errou.

    • Jovem Einstein disse:

      Que comparação mais estapafúrdia, realmente não entende nada do que esta acontecendo !

      • OGS disse:

        Entende vc, que acha que a forma como ele conseguiu é mais importante DO O QUÊ ele conseguiu.

        A comparação cabe e é pertinente. Não são como as comparações do BOZO, que só sabe comparar com namoro, noivado e casamento.

        Vc queria o quê, oh bozó? Que ele entregasse o celular espontâneamente? Aliás, pq nunca o Daleganol abriu mão do seu, ao invés de claramente destruir todas as provas possíveis?. E aquele papo inicial que era mentira, que não se lembravam e que agora se transformou em “BOBERAGEM” (sic)? E sou eu o BOZÓ que não entende o que está acontecendo.

        • Jovem Einstein disse:

          Não realmente você não ENTENDE NADA mesmo do que esta acontecendo,
          Não entende o motivo da denúncia
          Não entende que Moro nada tem haver com a denúncia
          Muito mesmo Dalagnol
          Você esta passando vergonha em não falar nada com nada !
          E confirmando que a esquerda é movida a uma vara e uma cenoura amarrada !

          • OGS disse:

            Como todo bozó binário, tinha que me chamar de esquerda. Ainda falta petista e comunista!
            Ah, só um detalhe: realmente o Moro nada tem A VER com isso. Era outro o Juiz que estava lá, por certo
            Fala em passar vergonha e me vem o bocó aqui soltar um “nada haver”. Porcaria! Procura um emprego com o Weintraub que tu vai se dar bem.

          • Jovem Einstein disse:

            Chega você se superou no “A Ver” , não vou perder mais tempo !

          • OGS disse:

            HAHAHA jura que tu pensas que tu tá certo? Mas que nalfa.

          • tony2042 disse:

            Há liminar do ministro Gilmar Mendes proibindo que o jornalista seja investigado. (Quem não pode menos, não pode mais). Primeiro há a investigação através da Polícia Federal, neste caso. Houve, e o jornalista não foi indiciado. Então, o procurador oferece denúncia, desrespeitando decisão do STF. As argumentações dos membros do parquet, colocam em risco o jornalismo investigativo. Por outro lado, entendo que a Operação Lava Jato somente será desvendada em, pelo menos uma década. Então, serão revelados os heróis e bandidos.

  15. roque disse:

    vindo de quem vem …tudo pode……parecem que estão com o Salmo 23….tudo posso naquele …..plim plim

  16. Donathelo Lutz disse:

    Essa Quadrilha de Criminosos comandada Pelo MORO, e Seus Comparsas do MPF e LAva Jato, fazem e fizeram de Tudo para Alcançar o Poder, tirando do caminho seus Desafetos e todos que ousam criticá-los, Protegendo seus Amigos bolsonaro, GUEDEZ e Aécio Neves que mesmo com prova Gravada está livre leve e solto

  17. JOTAT10 disse:

    Cuidado pros advogados dele não deixarem o prende-lo senão vai acontecer o que foi o caso do saudoso jornalista Herzog, o Gleen questionou a não ida de alguém do Intercept no Roda Viva da Cultura do governo do Estado de SP ai veio um puxa saco procurador do MPF que persegue a esquerda a 10 anos e amigo do Chefão da maior Polícia do País a indicia-lo quando a mesma diz que ele não tem nada a ver com os vazamentos de conversa dos dois que fizeram pacto pra prender o único candidato que poderia derrotar qualquer candidato da direita e do centro esquerda(Psdb) e deu no que deu, os que defendem ele tem que ficarem atento, vide esse Nazista que foi mandado embora, ainda tem dois de Ministro nesse governo atual que tem o mesmo espírito nem preciso dizer quem são eles, um esta embabanado com sua Empresa recebendo jabá pra dar verba pra meios de comunicações sobreviverem e ninguém fala nada, o outro faz um vestibular que criticava pelos erros e agora comete os mesmos e fala que foi alguém que boicotou o sistema e acusando a esquerda, portanto cuidem do Gleen. https://media0.giphy.com/media/3oEjI5P7RD2we6odZC/giphy.gif

  18. Ale Ale disse:

    Entendo que o jornalista tem o direito e até o “dever” de buscar a verdade para o bem geral, mas, a forma como agiu, feriu os direitos do próximo e é crime. A obtenção de provas pela justiça tem que seguir padrões rígidos, podendo as mesmas serem eliminadas dependendo da forma em que foi obtida. A polícia não pode buscar/conseguir provas sem autorização, mas, os jornalistas podem?

    • tony2042 disse:

      Você opina sem ofender. De nada adianta uma cambada de pessoas mal educadas ficarem a me ofender. Não concordo, mas respeito sua opinião. Você tem o direito de emiti-la, assim como os jornalistas o tem. Se excederem, há a lei, mas não na forma da denuncia.

      • tarta70 disse:

        obstrucao de justica, ocultacao de provas, divulgacao de produto roubado…se voce defende isso deve ir para a cadeia seu bosta

      • Jovem Einstein disse:

        Como assim ? existe um áudio onde claramente o jornalista diz como os hackers devem fazer, para não existir ligação entre eles, isso com o crime das Invasões em curso, ou seja ele além de acobertar um Crime, se tornou cúmplice, não havia nada de “Jornalismo investigativo” ! O procurador foi bem claro e lúcido na denúncia !

        • OGS disse:

          O BOZÓ, É Direito garantido pela CONSTITUIÇÃO que o jornalista proteja sua FONTE. E nesse caso ele tinha a obrigação de instruir e precaver sua fonte (basicamente uma turma de analfabetos) sobre os riscos e perigos de mexer com gente tão perigosa.
          O Jornalista não é polícia pra precisar pegar autorização judicial. Presta atenção que vou repetir e acrescentar: É direito do jornalista proteger sua fonte. Não existe neste país uma só autoridade que tenha o Poder de exigir que ele – o jornalista – informe com quem ele conseguiu a informação.
          Eu sei que vc não vai aceitar, pois como todo bozó, és um ser binário.
          Não demora me chama de petista, para corroborar minha tese de insuficiência intelectual nativa.

          • Jovem Einstein disse:

            Para moço ta passando vergonha !
            A Constituição garante o direito a Liberdade de expressão e de imprensa, mas não conluio ao crime !

          • OGS disse:

            Eu tô falando do direito ao SIGILO da FONTE. Aqui nada tem a ver (a ver, viu?) com liberdade de expressão.

            Liberdade de Imprensa? Não existe essa figura em nosso ordenamento jurídico. De toda forma, somos apenas o 104º país do mundo neste quesito.

            Temos muito que melhorar. Talvez o Bozo ajude (estou sendo irônico, talkey?)

            E sou eu que continuo passando vergonha……
            Tchau Bozó;

    • Marcio Cardoso disse:

      Verdade. Mas aquele pacote anticrime original do Deltan e do Moro aceitava o uso de meios ilícitos para obtenção de provas, desde que de boa fé ou para um objetivo mais nobre. Houve gritaria mas os moristas fanáticos diziam que eram esquerdistas protegendo bandidos. Se o pacote tivesse sido aprovado integralmente, talvez este caso enquadrasse lá. E jornalismo acho que se prende menos em como a notícia foi obtida e mais com a importância ou impacto dela. Neste caso ele pode ter participado. Mas ele é investigado, foi chamado a depor?

  19. Antonio Aparecido Christófalo disse:

    Acho que mesmo numa democracia há que haver limites em qualquer área de atuação da sociedade e mesmo na imprensa em geral. O que acontece se uma pessoa comum divulgar uma notícia falsa? Corre o risco de ser processada por calúnia e difamação certo? O jornalista pode?

  20. tarta70 disse:

    PRENDAM ESSE IMPOSTOR PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS OUTROS CALHORDAS QUE PENSAM QUE A BADERNA PODE SER GENERALIZADA. ELE QUE CUMPRA PENA E DEPOIS VOLTE DE ONDE VEIO.

  21. Jovem Einstein disse:

    Os vazamentos ja podiam ter sido periciados, não foram porque Gleen nunca mostrou os “originais”, mesmo assim o MPF fez a denuncia baseada em um aúdio que sustenta a ligação entre Greenwald e os Hackers na CONTIUIDADE do delito, isso não é “Liberdade de expressão” isso é cúmplicidade no CRIME !
    Como alguém tem a “OBRIGAÇÂO” de informar sobre os possíveis crimes dos Procuradores, mas “ESCONDER” o dos Hackers ?

  22. Jocelin Machado de Oliveira disse:

    Esse Rodrigo Maia é muito suspeito, já que é investigado por corrupção. Invasão de celular, de informações é crime sim!

  23. Joel Gama disse:

    cadeia nele simples assim, e quem defender ele cadeia tambem , ate o nhonho cadeia kk.

  24. BI CAMPEÃO DE VERDADE!... disse:

    Começou o corre-corre de corruptos pra salvar seus pares… Ah, se esse povo não fosse tão néscio, resolveríamos tudo isso numa só eleição…

  25. mario the penis disse:

    fecha a matraca rodrigo. senão sua candidatura a presidencia não decola. brasileiro não gosta de lgbt. com lei ou sem lei.

  26. Afonso Beraldi disse:

    Jornalismo nao eh crime Rodrigo Nonho Maia. Crime eh invadir a privacidade de terceiros, como o pseudo jornalista comunisa, amiguinho do Lula fez, junto com a catrefa que o cerca.

  27. marcone melo disse:

    rodrigo maia, ze bobao e bestao, nunca vai passar de um deputado cada vez mais fudido.

  28. 13582196 disse:

    clonagem de celular, violação de sigilo telefônico, roubo de conteúdo,
    receptação de produto oriundo de crime, isso não é jornalismo!

  29. tarta70 disse:

    RODRIGO MAIS SEU VAGABUNDO, CALHORDA, CORRUPT FILHO DE UMA PITA.
    VOCE TEM QUE APANHAR E APANHAR MUITO NESSA SUA CARA DE COMEDOR DE PICANHA, SAFADO.

  30. CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

    Sob a desculpa esfarrapada de “liberdade de expressão”.. tem uns (inclusive esta viada).. mentem.. inventam.. cometem crimes (como a viada).. e.. acham que não vai dar em nada. Pois bem.. acabou a brincadeira. COMETEU CRIME.. SIM… É JAULA!!!

  31. helvecio disse:

    o jornalista agora e culpado por promotores e juizes cometerem concluio….so no brasil mesmo…calar a imprensa e preciso ..mais fazer discurso nazista pode…vontade de vomitar urgente

  32. Zamtonsky Mun disse:

    Uma democracia começa a morrer quando se começa a aparecer esse tipo de coisa….moro perseguiu lula isso é fato! Agora moro está perseguindo a imprensa! ex juiz que nao passa de um defensor de milicianos! Já sacamos qual é a sua moro! Vc se faz de sonso mas nao é!

  33. helvecio disse:

    eu nao vi o MPF denunciar os promotores da lava jato que tentaram roubar dois bilhoes e meio da petrobras….por coisas assim, que o juiz de garantias e muito importante nesse pais que a justiça vê e tem partido…fala serio

  34. Júlio César Sobrinho disse:

    Morte a democracia e aos seus seguidores.

  35. William Marcelo Bonfim disse:

    Jornalismo não é crime, porém, a invasão de celulares sem o consentimento do dono é, se o ministério público indiciou o Verdevaldo é porque tem elementos que indicam a participação dele nas ações criminosas da quadrilha de hackers.

    • Rafael Dell disse:

      A parte em que a própria POLÍCIA FEDERAL eximiu o premiado jornalista de qualquer participação no crime você não leu? O fato de que o Procurador é defensor assíduo do Moro você também não leu? Ou só se fingiu de besta?

    • BI CAMPEÃO DE VERDADE!... disse:

      SÓ FALTA ENTOAREM… ♫… “QUADRILHÃO, UNIDO… JAMAIS SERÁ VENCIDO!”…♫…

    • Ale Ale disse:

      Em nota divulgada nesta terça-feira (21), o MPF ainda afirma que não haveria um problema em o jornalista Glenn Greenwald publicar as mensagens obtidas pelos hackers. O problema neste caso, segundo o MPF, foi Glenn ter tentado ajudar os hackers para tentar dificultar as investigações sobre a invasão dos celulares. Veja o que o MPF diz sobre essa questão da liberdade de imprensa:
      “Quando um jornalista recebe informações que são produtos de uma atividade ilícita e age para torná-las públicas, sem que tenha participado na obtenção do conteúdo ilegal, cumpre seu dever jornalístico. No entanto, os diálogos demonstraram que Glenn Greenwald foi além ao indicar ações para dificultar as investigações e reduzir a possibilidade de responsabilização penal.”

      • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

        O que o MPF disse eu entendi. Mas não concordo de jeito nenhum. Por ex.. se EU montar uma “”informação”” e repassar ao jornalista e este colocar no jornal.. SEM sequer checar a veracidade… ele está SIM praticando o MESMO crime que eu. Oras.. se não fica fácil.. é só o “jornalista” pedir a alguém que INVENTE a informação.. repasse a ele.. e pronto. Ele pode publicar sem problema nenhum..E.. sem entregar sua fonte.

        • Gilberto Silveira Cavalheiro disse:

          Mas se tu tem acompanhado as denuncias do Intercept, verificou que após pegar o material e compartilhar com jornalistas do El PAIS , FOLHA DE SP, os jornalistas começaram a verificar a veracidade das informações, e foi fácil, pois nestas ocasiões o Moro mandava e o MP operava! Então as denuncias estavam fundamentadas, bem diferente do modos operantes dos milicianos que divulgam fake news sem fonte! Aqui existe fonte, profissionais que as confrontam com fatos! É batom na cueca! Só não vê quem não quer ver!

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            Por partes… 1) o que a viada americana fez é CRIME. Ele é parte de uma quadrilha que rouba dados de celulares de autoridades sem NENHUM tipo de autorização. 2) o que a viada americana fez é CRIME. Ele pega dados roubados, sem nenhuma verificação de veracidade e coloca na mídia como VERDADES ABSOLUTAS. 3) AINDA que fossem verdades, os áudios (que podem ser adulterados ou até montados) não representam NADA de errado. O conteúdo das bobagens que a viada americana criminosa divulgou.. não representam crimes por parte do HERÓI DOUTOR SERGIO MORO e não deram em nada. 4) a viada americana vai pra JAULA, que é lugar de bandido como ele.

  36. Lica disse:

    justiça padrão Venezuela

  37. tony2042 disse:

    O governo nazifascista que se instalou no Brasil, por incúria do povo, dá mais um passo para se consolidar, criminalizando a liberdade de imprensa e de expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie
Publicidade

Receba notícias também via