Garimpo e coronavírus ameaçam a existência indígena no Brasil

Antonio EduardoAntonio OlviedoApibArticulação dos Povos Indígenas do BrasilCimiConselho Indigenista MissionárioInstituto SocioambientalISASônia GuajajaraUFMGUniversidade Federal de Minas Gerais
Comentários (10)
Comentar
  • Eduardo Pires

    Se o índio morre “naturalmente” de coronavírus, o Bozo lava as mãos, por isso, é melhor ficarmos de olhos abertos com quem o Governo manda para lá. Quem sabe já são pessoas como bomba relógio de vírus para infectar os índios.

  • joao santos

    Também existe o contrário. Terras mineiras tradicionais, ativas desde o século 18, foram encampadas por áreas indígenas artificias, como a Raposa-Serra do Sol. Nessa “reserva”, os Macuxis representam 90% da população indígena. Pois bem, os Macuxis não são índios brasileiros, são venezuelanos que entraram no Brasil em 1815-1830, devido à expulsão dos jesuítas por Simon Bolivar em 1815.

  • Maximus Búri Santos

    O exército e a justiça está do lado de quem? Não precisa nem me responder. mas se um índio mata um garimpeiro, grileiro ou pecuarista, eles sempre estarão errados e possivelmente condenados mais do que está cometendo os verdadeiros crimes. Então sou favorável que só os índios tenham posse e porte de armas, pra poder defender seus míseros e mais do que importantes pedaços de terra. Os outros sempre estarão armados tendo ou não posse ou porte legalizados (o que é irracional), pois aqui é Brasil.

  • Gaetano Galtieri

    O garimpo é atividade milenar que, como todas as outras, vai se modernizando e crescendo com o progresso. O COVID afeta a todos os seres humanos e outros talvez. O que fazer ? isolar ainda mais os índios ?

      • Gaetano Galtieri

        Não é questão de defender ou não. É um fato como a invenção da roda, da forjaria ou da imprensa. Como você acha que Maias, Astecas, Incas e outras antigas civilizações faziam suas valiosas obras com jóias e metais preciosos e adornavam seus templos ?

        • Maximus Búri Santos

          Mas nenhum destes povos acabou com a floresta ou matava outros pra poder garimpar.

  • oiregor said

    É obrigação do Estado proteger nossos povos indígenas, mas, pelo que vemos, é esse mesmo Estado que está incentivando a exploração nessas terras, com o desmonte do Ibama e de outros órgãos que atuam nessa proteção. Só Jesus na causa desses povos!!

    • Maximus Búri Santos

      Jesus não.. Os homens e as leis certas é quem podem ajudar e defender. E o que falta aos homens é ação contra o que é errado.

    • Gaetano Galtieri

      Hoje o tal “Estado” não consegue proteger nem os cidadãos comuns em boa parte por causa dos maus feitos de gente que só pensa em si mesma. O que você propõe ? que os índios fiquem totalmente isolados do resto da civilização enquanto o mundo vai mudando e progredindo ?