Levantamento inédito do TCU aponta riscos de fraude e corrupção em 38 órgãos federais

administração públicaAGUAna ArraesanacANTTBNDESCadecaixa econômica federalcguCHUcorrupçãoeletrobrasEmbrapaEmbraturfiocruzfunaifunasaIncraInfraeropetrobrasserprosuframaTCUTranspetroTribunal de Contas da União
Comentários (43)
Comentar
  • Antonio Carlos Wanderley

    Amigo, vamos ter um mínimo de coerência. É “um cidadão competente e desonesto” não é forma alguma “regra” e sim exceção. Por outro lado, quantos diretores da Petrobras foram condenados e presos? Qual o nosso prejuízo com a Nissan e qual o prejuízo nosso com a Petrobras? Qual a vergonha e descrédito que o Brasil e os brasileiros passaram com um sa_fado da Nissan? Evidente que quando se trata de seres humanos tudo é possível mas quando isto ocorre em uma empresa privada, quando descoberto são presos e os “custos” não são pagos com impostos que deveriam ser para saúde, educação, etc. Só para demonstrar teu equivoco, temos mais de 60 mil assassinatos por ano no Brasil e podemos dizer que todos os brasileiros são assassinos? Claro que não mas podemos afirmar com absoluta certeza que a impunidade no Brasil, até para crimes contra a vida, são brandas demais, e quando alguém provoca milhões de mortes por desvio de recursos públicos não sofre punição pelas consequências do crime e sim por “simples rou_bo”. Por fim, na Nissan quem escolheu o cidadão foi o conselho da empresa por competência o que demonstrou ao longo de vários anos, bem diferente de dirigentes de estatais que são escolhidos por políticos não por competência e sim porque trabalharam na campanha ou são políticos que já foram derrotados nas eleições e são colocados lá para recuperar o que perderam e fazer o pé-de meia, inclusive dos que os colocaram lá até que consigam outra oportunidade para se locupletarem com o erário.

  • Antonio Carlos Wanderley

    Aliás, convém salientar que ele esta sendo processado por “fraude fiscal e sonegação de impostos” e foi demitido do conselho pela empresa.

  • Fábio

    Precisamos nos conscientizar que o Estado é uma gangue de mafiosos e imposto é roubo.
    Com a existência do Estado somos vítimas da violência e ainda achamos bom quando recebemos migalhas. Eles subtraem coercitivamente nossas riquezas e trabalho por meio dos impostos. O Estado não é defensável eticamente.

  • Antonio Carlos Wanderley

    Amigo, você não leu as noticias sobre os casos da Odebrecht, por exemplo? Foram ameaçados de rompimento de contrato caso não pagassem as “comissões” exigidas. O caso JBS foi “acertado” entre os diretores e o PT para empréstimos no BNDES para expansão de negócios no exterior. O caso da Nissan/Renaut, em Tóquio, foram desvios de recursos da empresa e não de verbas da saúde, educação, segurança, etc.

  • Sergio Laranjeira

    Não vi o TCU na lista, esqueceram?!

  • Cleonice Pereira da Silva

    Isso tudo na mão do PT? Agora dá para entender porque não queriam largar o poder. Realmente a mamata acabou, acabou o dinheiro e esta chegando a hora da cadeia.

  • Antonio

    FDP. trabalho como um condenado para viver, enquanto esses vagabundos que já ganham altos salários e mesmo assim ainda roubam. Tem que privatizar tudo mesmo e botar essa gente pra trabalhar e ganhar pouco.

    • Dione Jose Bonet

      A matéria falou em fragilidades nos mecanismos de controle, não mencionou indícios de corrupção, pelo menos por ora, quanto ao seu “trabalho como um condenado para viver”, para alguém que comenta na internet as 11:00 da manhã em plena semana de trabalho, não parece tão condenado assim. Quanto a sua frustação em relação a sua vida, o que você fez para melhorará-la? É qualificado?

    • Fábio

      Perfeito. O mal é o Estado. Vive de nos espoliar. Imposto é roubo.

  • eduardo oliveira

    o filho do presidente do TCU e o próprio estão envolvidos até o pescoço em corrupção. o que aconteceu até o momento: nada. O que vai acontecer com eles no próximo governo: nada.
    E perfeitos idiotas ficam com a cantilena: herança do PT, etc etc. Preferem ser roubados pela direita (roubados em todos os sentidos aliás)

  • Pateta

    Peraí, Controladoria-Geral da União – CGU e Advocacia Geral da União – AGU nessa lista? Entre órgãos com riscos de fraude e corrupção? Pelo que eu saiba cabe à CGU detectar riscos de fraude e corrupção nos outros Órgãos e à AGU efetuar recuperação de passivo no caso de eventual lesão ao patrimônio público. E agora, cadê o Chapolim?

    • Antonio Carlos Wanderley

      Não entendi! Se você se refere ao presidente eleito ele nem assumiu, portanto, só esta tomando ciência do que acontece. Por outro lado, com as leis que temos, a infinidade de recursos e um STF parecendo uma tartaruga tetraplégica e protetor de corruptos poderosos, não vai mudar nada. O caminho é longo desde a mudança das leis até as famigeradas quatro instâncias.

      • Pateta

        Amigo, não estou falando de Presidente. Esquece essa de esquerda/direita, não estou aqui para tender a nenhum dos lados. Estou falando de Órgãos de Estado, com funções definidas na Constituição Federal. Seja quem for o Presidente esses Órgãos estão lá para cumprir a função deles. Ah, e o Chapolim foi apenas alusão a série de tv, uma brincadeira, não me ocorreu que alguém iria fazer essa ligação.

        • Antonio Carlos Wanderley

          Não fiz ligação alguma, tanto que afirmei “não entendi”. Se você não se refere ao presidente eleito, no mínimo, tem que concordar com o que escrevi, ou seja, precisamos de leis. Como você disse “com funções definidas…”, portanto, se há corrupção, imoralidade ou incompetência” não é função constitucional” e reforça minha tese “precisamos de leis para punir”, ou melhor, para que “só cumpram com a função constitucional”.

  • José Victor VictorNeto

    Alguém, antes, já disse: o TCU omitiu relacionar ele próprio! Mas essa relação de Órgãos Federais(e há os estaduais também, pois não?) é apenas isto: a ponta do iceberg, de um grande iceberg. Aquele que destruiu o titanic é apenas um tijolinho de gelo, em comparação. Espero que o novo Governo, no qual acredito, faça a diferença, aprofundando as investigações e buscando os rombos causados pelos gestores de altos e baixos escalões em cada um. Rombos que colocaram a segurança do povo em situação difícil, de penúria. E estes, mais os rombos garantidos pela classe política esquerdopata e direitopata, dará uma soma que, se recuperada, e punidos os culpados, sem esquecer os ressarcimentos devidos, lançará o Brasil rumo a um País sério e próspero. Nossos filhos, netos e bisnetos, e seguintes, serão gratos às ações inciadas neste atual marco da história brasileira.

    • Marcos Carvalho

      Coitado… acredita também na Fada dos Dentes, no Papai Noel, no Coelho da Páscoa, em Duende…….

      • Antonio Carlos Wanderley

        Amigo, duvidar do que pode acontecer não ajuda. O que pode ajudar é punir exemplarmente os já descobertos e, principalmente, os condenados. Cumpra o papel de brasileiro e ajude a exigir que o próximo governo, pelo menos, desfaça o que foi feito nos últimos mais de 15 anos.

        • Hideraldo Hito

          Verdade. E, tem muitos políticos ladrões que em breve farão companhia ao maior saqueador da história deste país.
          Aguardemos.

    • Antonio Carlos Wanderley

      Precisamos de leis severas contra a corrupção e, no máximo, duas instâncias para recursos e com prazos curtos para que as punições venham rápido.

  • Bastion S.

    Isso mostra a realidade dos fatos para quem diz que a solução é privatizar. O sistema está inteirinho corrompido não só as empresas publicas como também as empresas privadas. O que falta são fortes mecanismos de auditoria e controladoria, como também duras penas aos corruptos e contraventores da lei.

    • Antonio Carlos Wanderley

      Desculpe mas quando uma empresa privada frauda, tem funcionários corruptos, etc. não é o povo que paga a conta. Só conhecemos empresas privadas corruptas por envolvimento com estatais e órgãos públicos porque os gestores públicos ou são corruptos ou nomeiam corruptos para administra-las sem que tenham competência, ética, moral, honestidade ou compromisso com quem os paga já que se trata de “pagamento de favor político”, o que não ocorre com empresas privadas que só colocam nas administrações gente qualifica, de moral ilibada, etc e, se por acaso não provarem tudo isto, são demitidos.

      • Antonio

        Concordo! solução privatizar e privatizar.

      • Bastion S.

        Bom vc defendeu as empresas privadas e no final as coloca como incorruptiveis. Por supostamente todas elas, ter gente qualificada de moral e etc. A pergunta é: existe corrupto sem um corruptor? E além disso, qual a solução para combater a corrupção além de privatizar tudo, já que mesmo nas empresas privadas existe a corrupção e apesar de não ser o dinheiro público ainda é o dinheiro de alguém. Indo mais além, as empresas privadas corruptas que lucraram bilhões do dinheiro público via obras super faturadas. Isso também não é dinheiro do povo? Pra mim o sistema trabalha em fina sincronia em prol de escravizar e explorar a nação. É triste ver o povo depositando suas esperanças de solução nos mesmos que que são os responsáveis por essa bagunça. Políticos e grandes empresas.

        • Antonio Carlos Wanderley

          Claro que não existe mas parece que você não entendeu nada. Nos casos mais recentes os testemunhos são claríssimos que os “corruptores” foram ameaçados pelos “corruptos” com rescisões de contratos, multas, etc. e, com absoluta certeza, se fossem empresas sérias demitiriam os funcionários que se envolvessem neste tipo de “negócio” e em caso de aceitarem propinas para efetivar qualquer negócio seriam, inclusive, processados e não nomeados ministros para obterem foro privilegiado. Estar preocupado com “o dinheiro de alguém” é ótimo, entretanto, falar em empresas corruptas quando somos vítimas de assaltos e roubos a cada segundo não seria motivo para muito mais preocupação? As empresas privadas que superfaturam “é só porque os corruptos aceitaram propinas” Este é sim o dinheiro do povo que deveria ser para a a saúde, educação, segurança, etc e é exatamente a este que me refiro. Se uma indústria de automóvel cobra mais caro porque um empregado é corrupto, não somos obrigados a comprar o carro, entretanto, quando a obra é superfaturada, somos nós que pagamos os impostos desviados. Se A Petrobras fosse privada não estaríamos pagando este preço absurdo dos combustíveis para cobrir roubos. Acabar com políticos não nos traria prejuízos, entretanto, se acabar com as empresas de que viveremos?

      • Geralt of Rivia

        quem pagou a conta da corrupção da odebrecht foram os funcionarios, os donos falaram tudo que o Moro queria e já estão em casa. Politicos? só Lula preso pois ganharia a eleição, agora vale a lei Onyx, é ´so pedir desculpa que não é corrupto

        • Antonio Carlos Wanderley

          Amigo, vamos ter coerência. Este empresa superfaturou em todas as obras da Petrobras e outras tantas; superfaturou no porto de Mariel cujos recursos foram “doados” pelos brasileiros via BNDES; superfaturou em países africanos que a contrataram após receberem “perdão” das dívidas com o Brasil, etc. Foram os brasileiros que pagaram impostos absurdos e foram extorquidos nos preços dos combustíveis para cobrir os desvios da Petrobras e as multas bilionárias que estão pagando nos EUA para cessar processos; Foram os brasileiros que perderam a vida nas filas e corredores de hospitais para manter o esquema de propinas desta e outras empresas; Foram os milhares de brasileiros que perderam a vida nos semáforos vítimas de assaltantes; Foram os brasileiros endividados porque o incompetente e imoral presidente os induziu a comprar o que não precisavam e ficar devendo o que não poderiam pagar para justificar “sua marolinha”, etc. Concordo que muitos outros deveriam estar presos e não só o pior e espero que sejam. Por fim, pelo menos o Sr. Onyx, que deve ser investigado e julgado, teve muito mais dignidade que o presidiário que continua se dizendo inocente apesar de todas as provas apresentadas e não conseguirem derrubar uma acusação sequer. Talvez ganhasse a eleição, afinal, pela quantidade de ignorantes que votam e não conseguem entender o que este “cidadão” fez nos mais de 13 anos que mandou e desmandou, não podemos duvidar de nada mas, com absoluta certeza, em mais 2 ou 3 anos não teríamos mais um Brasil para tentar defender dos corruptos mentirosos e imorais.

          • Geralt of Rivia

            Certo, coerente é seu presidente Bolsoanro, já se cercou de minsitros investigados, reus e denunciados. Não respeitará as listas triplices e acabara com a autonomia da PF, MPF, TCU e etc. Que protegerão as corrupçoes do governo e perseguirão seus adversários politicos. Ele acabou de falar que idelogia é pior que corrupção, então ele não está preocupado em combater esse ultimo pois sustentará seu governo, combaterá apenas o PT e os movimetnos sociais.

          • Antonio Carlos Wanderley

            Não sei qual é a tua fonte mas eu vi um que está sob suspeição mas, com absoluta certeza, se dever espero que seja condenado. Não tenho corrupto de estimação. Amigo, com lista tríplice ou não nomeações não deveriam existir, ou seja, o presidente nomeia que é de sua confiança ou que seja de carreira o que seria muito mais correto mas este questionamento deve ser encaminhado ao congresso elabora as e aprova as leis. Mesmo não tendo sido ele o meu candidato, eu também acho que a ideologia é o que pode haver de pior, especialmente, quando se diz “viver uma democracia”. Por fim, chamar de “movimentos sociais” quem invade terras, depreda patrimônio alheio, destrói plantações, vende o gado das fazendas invadidas, cobram aluguel de invasões e mensalidade dos pobres coitados que realmente precisam de ajuda não passam de criminosos da pior espécie. O que mais me surpreende é que depois de mais de 15 anos de PT e aliados você, ainda, não tenha enxergado que não é partido político e sim facção criminosa. Melhor não continuar postando se não tem argumentos para discutir.

    • Fábio

      A sua solução então é mais Estado?
      Se as empresas privadas roubam, problema de seus acionistas e empregados. Já a corrupção estatal atinge a todos indistintamente.

  • klaus prodgraf

    Nunca na história deste país o TCU (um inútil cabide de emprego) de fato fiscalizou algo, sempre foi o carimbo de aprovação às cegas. Só enxerga algo depois q descobrem os ratos. Devem estar preocupados com a boquinha. Deviam ser demitidos todos em Brasília e nos Estados.

    • Antonio Carlos Wanderley

      Sempre defendi que os TCs deveriam ser extintos e as auditorias fossem feitas por empresas privadas e substituídas a cada dois ou três anos. Muito mais barato, eficiente e sem compromisso político.

  • Marcelo Facatutti

    Essa é a herança petista!

  • Marcos Carvalho

    O TCU só esqueceu de listar ele mesmo. Não é nenhuma novidade a corrupção e a má conduta que o próprio órgão já apresentou. No final desta matéria mesmo tem um link sobre o tráfico de influência de um dos seus ministros e seu filho.
    Quem controla o TCU?? Pairam sobre os órgãos públicos como Deuses do Olimpo, mas também tem as suas lambanças.

  • Alcione

    Agora o TCU, órgão de faxada para legitimar a corrupção nos órgãos federais, está se mexendo vendo uma possível ação de um novo e compete governo federal. Será medo que a caixa preta desse órgão seja aberta?

  • bOb

    Fico a pensar o quanto que o PT realmente roubou quando esteve a frente de tudo…

    • Marcos Carvalho

      Acabou a campanha filho. Teu “Presidente” tá colocando a quadrilha dele no poder. Já são 4 ministros confirmados com denúncias de corrupção. ACORDA.

      • ezequiel-sp

        Amigo…nós vamos ouvir falar das mazelas petista por longos 20 anos ainda..Acorda …

        • Marcos Carvalho

          E as mazelas Bolsonaristas pela eternidade,,, se liga… ACORDA… é tudo farinha do mesmo SACO…

          • jonscravit

            “E as mazelas Bolsonaristas pela eternidade,,,”
            Vc ja decidiu por todos aqui que governo que nem ainda assumiu é “corrupto para sempre”?
            PT e aliados roubaram e ferraram o pais pelos ultimos 14 anos ou só o novo governo que não presta?

          • Marcos Carvalho

            Um governo que começa com 4 ministros suspeitos de corrupção você quer esperar o que??? Aliás, nem começou….. quando começara então… vixe…. O mal de pessoas como você é achar que a corrupção estava limitada ao PT. O Temer está aí para provar que não é verdade e o BostaOnaro vem para ratificar isto… sequer começou e já tá começando errado…. ACORDA

          • Alcione

            Então diga aí em quem você votou? Quem é a alma mais honesta da política? Nos ajuda aí.

          • Fábio

            Fala com a autoridade moral de quem votou em um preposto de presidiário com 32 processos nas costas? Votou na quadrilha do petrolão? Estamos diante de um campeão da ética!

  • ezequiel-sp

    Ah vá….mentira.. kkkkk