Congresso em Foco

"Além do poder de persuasão. O cidadão reúne 100 mil pessoas num lugar e diz 'meu candidato é esse'", comenta Gilmar Mendes

TSE estuda bloquear influência de igrejas nas eleições

09.03.2017 16:57 164

Reportagem
Publicidade

164 respostas para “TSE estuda bloquear influência de igrejas nas eleições”

  1. elias disse:

    Tinha que tributar ainda essas seitas

  2. Kodos Otros ? ? disse:

    Certíssimo. Tem que pagar imposto também. E digo mais, que haja uma CPI das Igrejas, pois não é possível essa corja que nem imposto paga querer ditar leis e reger a sociedade.
    Religioso tem que se confinar na igreja.

    • Duda Santiago disse:

      Qto as igrejas pagarem imposto, estou de pleno acordo. Mas não há democracia sem representatividade.
      Muitos ignorantes em história atribuem exclusivamente à igreja certos posicionamentos da sociedade, quer seja na ética médica, na questão do aborto, manipulação genética, pesquisas científicas…..
      Mas nosso pensamento e modo de vida ocidental, quer seja na Europa ou América, foi moldado pela fé cristã, tendo o ser humano, e a família como valores.
      Faz parte de nossa história, não tem como separar isso!

      • Kodos Otros disse:

        A escravidão faz parte da nossa história, nem por isso deixamos de enxergar como algo ruim para a sociedade.
        A fé cristã deve ficar contida dentro das igrejas cristãs. Ela não pode ditar o meu modo de vida. O que deve ser feito é a total separação da Igreja com a política. Infelizmente nas últimas décadas estamos caminhando em sentido oposto, tendo uma representatividade maior de religiosos que se aproveitam da fé do ignorante para entrar na política e mexer seus pauzinhos.

        • Duda Santiago disse:

          Com a sua vida vc faça o que quiser….vc é livre! Vá morar na Coréia do Norte! Lá não tem igreja, deve ser uma maravilha pra vc!

  3. Duda Santiago disse:

    A Igreja na Bíblia Sagrada refere-se ao povo de Deus que não mais se limita aos hebreus como no Antigo Testamento, mas a todo aquele que ouve a Palavra de Deus.
    A igreja dos hebreus, dos romanos de onde surgiram os católicos, de Antioquia. Haviam hebreus(judeus) espalhados por todo o mundo antigo, que depois se converteram Cristãos.
    Muitos que não aceitam a fé em Deus, pejorativamente imputam atraso social e tecnológico, à fé das pessoas, o que não é verdade. Israel é um bom exemplo disso.
    Israel é o país com o maior número de registro de patentes em novas tecnologias. Desprovido de riquezas naturais estaria fadado ao fracasso. Suas leis são baseadas na fé em Deus do povo judaico.
    Em vez de ficarmos aplaudindo ou refutando notícias como essa do ministro Gilmar, devemos aceitar o fato que o Brasil foi colonizado por cristãos e tem maioria cristã até hoje.Não podemos negar nossa própria história, é nossa identidade brasileira. Isso não quer dizer que todos devam ser forçados a ser cristãos, mas negar isso é o que muitos chamam de síndrome de vira lata. De pessoas que aceitam todas as outras culturas menos a sua.

  4. Xiko Cebola disse:

    E aproveita e retirem a obrigatoriedade da tv paga transmitir esses canais religiosos..que absurdo isso, onde ja se viu uma lei para isso.

  5. José Carlos Andrade disse:

    Respondendo ao incrédulo Dimitri, quando ele pergunta em quais deuses acreditar, lhe digo que em deuses nenhum, simples, porém, não fácil para ele, que não tem fé. Essa sim é graça do único e verdadeiro Deus. Peça a Ele!. Pois, fique sabendo Dimitri que o único Deus que tudo fez, no universo inclusive você e eu, é também o único a enviar Seu Filho como Homem, se fazendo também, Deus: Jesus. Indique outro. Portanto, se os que creem em outros deuses vão ser condenados, não cabe a nós questionar. Criatura não questiona Criador. É a lógica. Uma coisa eu sei e acredito. anota aí: Jesus ensina através da sua Igreja que a salvação só passará pela unica e verdadeira Igreja: A Católica fundada por Deus=Jesus. Paz e bem. Creia.

  6. Juvencio Amorim disse:

    Gilmar Maucaráter Mendes. A igreja nunca deveria ter entrado no poder. Já viu bispo católico deputado ou senador?

  7. Duda Santiago disse:

    Concordo que em havendo ilícitos, todos os envolvidos devam ser presos, mas olha o curioso….
    Igreja vc vai se quiser…
    Doa seu dinheiro se quiser!
    Já os nossos impostos….
    Somos obrigados a pagar e ainda temos a certeza de sermos roubados pelos nossos políticos e pouco fazemos.
    Gilmar mendes no supremo, pouco contribui para incriminar os políticos apanhados em crimes, mas no TSE vem dar o ar da graça!

  8. Rodrigo Bandeira disse:

    Prendam Malafaia, Macedo e companhia e aí podemos começar a conversar.

    • Duda Santiago disse:

      Concordo que em havendo ilícitos, todos eles devam ser presos, mas olha o curioso….
      Igreja vc vai se quiser…
      Doa seu dinheiro se quiser!
      Já os nossos impostos….
      Somos obrigados a pagar e ainda temos a certeza de sermos roubados pelos nossos políticos e pouco fazemos.
      Gilmar mendes no supremo, pouco contribui para incriminar os políticos apanhados em crimes, mas no TSE vem dar o ar da graça!

  9. Duda Santiago disse:

    Muito comentário preconceituoso por aqui…
    Onde está o respeito à diversidade de opinião e credo?
    Quem quiser ser cristão…ateu…gay…ativista de esquerda ou direita que o seja, mas esses comentários atacando os cristãos beira a intolerância, típico dos irracionais.
    Mais respeito por favor!
    Suportamos mais de 2 mil anos de perseguições desde o Império Romano. A atitude unilateral do ministro Gilmar não me parece sensata.
    Que tal ouvir a população antes?

  10. Luiz Carlos Fernandes Fernande disse:

    Só pra contribuir;
    Até parece que a preocupação é com a alienação.

    Estão preocupados com a concorrência?.
    Basta ver o que a GLOBO fez com os bovinos e continua a fazer.

    E a mídia toca a boiada
    .

  11. Chico Marinheiro disse:

    Religião é o câncerl que assola a humanidade.

  12. Chico Marinheiro disse:

    Boa ideia essa do TSE, dá forma que está atualmente daqui há 20 anos todos os deputados e senadores serão evangélicos e só vão aprovar aquilo que interessam a igreja, como dizem que o Brasil é laico tem que alguém fazer algo pra barrar esses abutres que fazem a cabeça dos analfabetos pra votarem nos picaretas pastores.

  13. Max Müller disse:

    Nada impedirá a marcha do “Brasil para Cristo”, dos milhões de fanáticos que infestam e empesteiam este país inteiro! Nada impedirá o projeto escuso de instituição de um Estado Teocrático Judaico-Cristão no Brasil, a partir da Máfia da Bancada Evangélica no Congresso Nacional! Nada impedirá a futura Inquisição Evangélica que se aproxima, a qual colocará na fogueira todos os laicistas, humanistas, filósofos, historiadores, cientistas, artistas, ativistas sociais, negros, homossexuais, ateus, agnósticos, crentes de outras crenças e defensores da vida, da dignidade e da liberdade dos livres pensadores e pessoas de perfil democrático que ainda existem! Nada fará resistência, porque todas as estruturas do poder já estão dominadas pelos agentes dessa transformação! Nada poderá contra o trabalho de formiguinha que está corroendo toda a ética e a moral vigente pelos “valores” obscurantistas, medievais, ditatoriais, nazifascistas e totalitários que vão substituir a Constituição Federal pela Bíblia judaico-cristã, a Sharia Evangélica! Eles já são metade da população brasileira e nada, absolutamente nada, poderá contra eles, porque eles têm canais de televisão, rádio, internet, os Três Podres, empresas, indústrias, escolas (além das próprias igrejas como escolas doutrinadoras), faculdades, cargos policiais e militares importantes, e o pior de tudo: um Deus de Guerra, um deus destruidor, abrasador, que persegue, tortura e mata, que esmaga até mesmo as cabeças de criancinhas contra rochedos, o mesmo deus que exterminará todos aqueles que não aceitarem se submeter à fé em Jesus Cristo! Amém, Igreja? Realidade ou não, por via das dúvidas, vamos ficar com os olhos bem abertos com essa gente.

  14. IREDES JOSE SANTOS disse:

    As Igrejas, todas elas, sem exceção são um antro de corrupção moral e econômica.

  15. Tadeu Augusto Itajubá disse:

    Efeito da absolvição por parte do próprio TSE do Senado Ivo Cassol (PP RO).

  16. Helcio Pereira de Almeida disse:

    Isso não se trata de coibir abuso econômico e sim de ditadura marxista. Se esse canalha de toga desejasse mesmo garantir a democracia julgaria as centenas de ações e denuncias de corrupção que foram engavetados por ele e seus colegas de toga, não se posicionaria a favor do foro privilegiado. A bancada cristã mesmo com todos os defeitos e muito corruptos no meio ainda são uma barreira importante contra as ideologias esquerdistas.

  17. Manoel Lins disse:

    Partindo do princípio que as Igrejas tem imunidade tributária, nada mais justo que sofram restrições para uso eleitoral, tal qual todos aqueles que usufruem de verbas públicas. Já era hora! Demoro!!

  18. Bento Sartori de Camargo disse:

    Só reforçando:
    É exatamente nessa relação promíscua entre Politicos x Igrejas que ocorrem as maiores possibilidades de desvios de finalidade de recursos dos contribuintes. A historia universal nos prova o que essa mistura provocou na Velha Europa, graças aos radicalismos religiosos foi que surgiu Lutero, Calvino e outros. Essa relação nunca deu, não dá e nunca dará certo, Igreja cuida da parte espiritual das pessoas, o Estado provê as necessidades materiais delas. Só e simples assim!.

  19. Eliseu Neto disse:

    Fantástico GILMAR, o STF mostra força, coerência e coragem de enfrentar aqueles que abusam da fé alheia.

    Vamos separar o joio do trigo

  20. Duda Santiago disse:

    Se estamos numa democracia então temos que ser representados enquanto igreja também. Muitos acham que seguir a fé representa atraso social, então Israel deveria ser o país mais atrasado do mundo. A igreja muitas vezes faz o papel que seria do Estado numa sociedade utopicamente justa.
    Estamos num país de maioria cristã, isso é fato e deve ser respeitado a vontade do povo.

  21. Antonio Marcos disse:

    Li alguns comentários e há muito preconceito, se organize, vai concorrer a cargos públicos e livre para quem quiser tentar.
    Roberto Dinamite, quando concorreu a cargo político, não se utilizou de ter vínculo a uma organização, o Vasco, se o Zico viesse a concorrer a cargo público, não ia utilizar da influencia que tem sobre Flamengo, o voto e livre e associa-se também. Agora só porque pertence a uma organização religiosa, é burra, analfabeto, não entendo.
    Quem nesse país não é manipulado?…
    Analfabetismo funcional por Thomaz Wood Jr. — publicado 24/07/2013 08h52
    Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.
    Se a pessoa consegui lê, entender um texto, isso é ser livre no pensamento, nas ideias, nas escolhas.
    Há uma mão invisível que manipula.
    Cadê os movimentos que foram as ruas por causa da corrupção.
    A corrupção continua, mas há o interesse de manter o poder atual. Essa polêmica é mais um jogo de poder. Então vamos chamar esse povo de burro, não sabe votar, mas, que tem direito ao voto. E ai transferi o voto para outro sistema. Uma coisa é certa, quem está no poder, independente das convicções, políticas, religiosa, ou qualquer outra coisa, vai precisar de VOTO.

  22. Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

    COMUNISTAS LIXOS NÃO CALARÃO A IGREJA MUITO MENOS ESTES COMUNISTAS DO STF QUE SÓ SABEM SOLTAR LADRÃO, PETISTA LADRÃO E ASSASSINO. ESSE STF É UM VERDADEIRO LIXO NÃO REPRESENTA O POVO BRASILEIRO ESTES COMUNAS SAFADOS RASGARAM A CONSTITUIÇÃO PARA MANTER OS DIREITOS POLITICOS DE DILMA E AGORA QUEREM IMPEDIR BOLSONARO DE SE CANDIDATAR ESSE STF SAFADO CONTINUA LIVRANDO LULA E OS PETISTAS LADRÕES DA CADEIA.. TENTEM CALAR A IGREJA SEUS RIDICULOS IMORAIS E ABORTEIROS QUE QUEREM LIBERAR AS DROGAS E QUEREM INDENIZAÇÕES PARA PRESIDIARIOS. ESTA PASSANDO DA HORA DA IGREJA E DOS MILITARES COLOCAREM ORDEM NA CASA E ASSUMIREM O PODER. ESSE STF ACHA QUE PODE LEGISLAR SEM VOTOS E PIOR ESTAS PRAGAS DO STF FORAM TODOS INDICADOS PELO GOVERNO CORRUPTO DO PT TODOS ESTÃO NO STF ATRAVES DE INDICAÇÕES FEITAS POR UM GOVERNO DE LADRÕES PORTANTO NÃO TEM MORAL PARA JULGAR NINGUEM MUITO MENOS IMPEDIREM UM PADRE DE PEDIR VOTOS

  23. Antonio Marcos disse:

    Não é a igreja que não paga tributo, e sim templo que manifeste qualquer religião, o centro Espírita, o terreireiro de macumba, o templo budista, está na Constituição a livre associação religiosa, então o está não pode penalizar nenhuma cobrando tributos, com também os partidos políticos não recolhem tributos.

  24. Paulo Nogueira disse:

    Depois que os religiosos tomam o poder eles não o abandonam jamais, ele utilizam todos os meios, econômicos, políticos e midiático para se perpetuar eternamente no poder.

  25. Paulo José Moreira disse:

    para tirar o foco central da corrupção,agora vem atacar as igrejas. só tem uma que que quer ter o poder nas mãos. as demais orientam seus membros como qualquer associação faz, pois todos são atingidos pela ações governamentais. a maioria das igrejas evangélicas não aceitam ingerencia politica e não permitem que seus membros discutem a mesma. agora tem uma coisa, vocês que estão concordando com o ministro, não aceitariam um candidato que fosse de sua categoria profissional para defender seus direitos e anseios? como você conhecerias seu candidato se ele não lhe fosse apresentado? o que noto na maioria dos comentários é que o povo gosta de ser manipulado. o governante em exercicio juntamente com seus aliados
    , está propondo o fim dos direitos da população na correria pois correm o risco de ser cassados por corrupção e o povo aplaudindo como gado no curral.

  26. Dimas Elisio Alves Alves disse:

    dessa vz o ministro deu uma dentro,, nao pode continuar dessa maneira como esta as igrejas dando as cartas ,,, pq nao vao mais em frente e façam com q todas as igrejas paguem impostos,? federais estaduais e municipais,,,, garanto q o governo ia arrecadar uma boa grana tbm

    • Anderson Regis disse:

      Igreja não paga impostos?

    • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

      QUEM ESTA DANDO AS CARTAS A 13 ANOS SÃO OS POLITICOS DA ESQUERDALHA COMUNISTA QUE DETESTA OS CRISTÃOS .. VAI ESTUDAR CIDADÃO E SE PREOCUPA COM TUA VIDA SE QUER PAGAR IMPOSTOS PAGA VOCE .. IGREJA NÃO É COMERCIO PARA PAGAR IMPOSTO NÃO SEU DESINFORMADO

  27. Virgilio Soares disse:

    Precisamos olhar a questão de forma inteligente e imparcial, não adianta o sujeito que quer defender a sua religião vir aqui e questionar a intenção do Ministro, inclusive alguns ofendendo descaradamente alguém que trilhou um longo caminho até chegar ao topo de TSE. Temos exemplos gritantes de chefes de igrejas que “nadam” em dinheiro, prometendo aos pobres fieis um “terreno” no céu, isso por si só é uma prova do escândalo que certas ações irresponsáveis representam dentro igreja e da fé. A influência que a religião possui na vida de muitas pessoas é muito forte, e muitos pastores se aproveitam covardemente disso. Política é uma, Religião é outra. Política é a arte de governar, Religião é um sistema formado por pessoas que acreditam e seguem determinado tipo de doutrina em busca do conhecimento de Deus.

    • Anderson Regis disse:

      Me desculpe mas o senhor precisa saber mais a respeito desse ministro, mas compreendo sua falta de conhecimento:
      O Dr. Gilmar, com a ajuda do Dr. Barletta, permitiu e/ou promoveu contratações informais e pagamentos irregulares e ímprobos, efetuados pela AGU, por serviços do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP Ltda., empresa pertencente ao Dr. Gilmar Ferreira Mendes, contrariando o artigo 9º da Lei de Licitação (que proíbe ao dirigente de órgão ou servidor contratar, direta ou indiretamente, com o órgão onde trabalha ou dirige), violando também vários artigos da Lei de improbidade administrativa, na medida em que ele era ao mesmo tempo Ministro de Estado Titular da Advocacia-Geral da União e professor e sócio do referido instituto, que é uma empresa privada que visa lucros.

  28. José Carlos Andrade disse:

    Vocês aí em baixo! quando se referirem a igrejas, digam Seitas. Pois Igreja cristã somente há uma que o próprio Mestre Jesus deixou e atestou com Pentecostes: A Católica. Que não se envolve em política. Só orientam suas ovelhas. No mais, vão se confessar e converterem-se por tanta arrogância contra Jesus.

  29. Filipe L.M. disse:

    Igrejas, sindicatos, reunião de servidores públicos comissionados, associações militares etc etc…

  30. Renato Galuzzi disse:

    Demorou, sem contar que parte do fundos do INSS cobre entre outras, isenções de igrejas, time de futebol, e aposentadoria diferenciada de militares, Chega né!.

    • Anderson Regis disse:

      Igreja não paga INSS?? Falta conhecimento aí!!

      • Renato Galuzzi disse:

        Fui mal interpretado, disse que parte do montante do inss, “cobre” ou “subsidia” órgãos “filantrópicos” como igrejas.

        • Anderson Regis disse:

          Não só uma questão de má interpretação, e sim uma questão de conhecimento: Leia
          A entidade tem de se enquadrar como beneficiente de assistencia social. O que exige que a clientela dos assistidos pela assistencia social da entidade religiosa, independente de crença.
          Há diversas exigencias para ter isenção de contribuições previdenciárias. Uma delas é ser entidade reconhecida como de utilidade pública por lei da União e Estado, ou do Estado e Município, ou da União e Município. Há inúmeros requisitos para usufruir a isenção. Os requisitos constam no artigo 55, da lei 8212, de 24 de julho de 1991. E antes o INSS, agora a Receita sempre foram muito rigorosos para manutenção da isenção.

  31. Anderson Regis disse:

    Gostaria de ver nosso ministro ilustre preocupado com todas as entidades que exercem influencia com dinheiro Público, como as ligadas aos magistrados, a Polícia Civil, os sindicatos, entre outras mil, pois para essas instituições somos OBRIGADOS a contribuir!!!

  32. Roberto disse:

    O problema não está na influência das igrejas, pois os candidatos apoiados por elas, em sua maioria, não está envolvida em corrupção. O que incomoda nos deputados e senadores evangélicos e católicos é que eles lutam para que os valores, que sempre permearam nossa sociedade, sejam mantidos. E isso está incomodando, porque tem uma minoria anarquista e esquerdista que quer transformar o Brasil em Sodoma e Gomorra. O pior é que tem um bando de vagabundo e vagabunda que quer ser sustentados pelo governo sem nada produzir; temos um bando de pervertido que quer levar a vida de qualquer maneira e depois achar que o governo banque as custas de tratamento em detrimento dos que realmente precisam. Ainda bem que temos pessoas, cristãs, que lutam para permanência dos valores, porque a sociedade quer e está gostando é dos bandidos com todos os direitos e os cidadãos sem direito algum. Acorda, vcs estão sendo tratados como idiotas útil, conduzidos como massa de manobra, através da ideologia de Antonio Gramsci. Com relação ao ministro ele deveria está preocupado em resolver a corrupção no judiciário, os desmandos dos juízes e promotores, incluindo ele mesmo.

    • Luciano Saraiva disse:

      Mais um fanático cego com mi mi mi pra impor sua doutrina, a maioria dos políticos apoiados por igrejas são corruptos sim e lavam dinheiro, porém sua alienação e discurso de idade média não permitem um raciocínio lógico, mais um cretino e hipocrita querendo pagar de cristão, quer um estado religioso se muda pra Vaticano, Irã, aqui o estado é laico e tomara que fique bem longe de ser governado por dementes semelhantes a você

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

        O UNICO FANATICO CEGO COM MIMIMI AQUI QUERENDO IMPOR O CAOMUNISMO É VOCÊ..
        A IMENSA MAIORIA QUE PASSOU 13 ANOS NO PODER É DE COMUNISTAS E PETRALHAS QUE DETESTAM O CRISTIANISMO E APOIAM KIT GAY, ABORTO , IDEOLOGIA DE GENERO E SAQUEARAM A NAÇÃO E NOSSAS INSITUIÇÕES E QUE USAM SINDICATOS PELEGOS E MOVIMENTOS $OCIAI$ E BOLSA ESMOLAS PARA CONSEGUIR VOTOS MAS DISSO VOCE NÃO FALA PORQUE APOIA COM GOVERNOS CORRUPTOS DA ESQUERDALHA QUE DETESTA OS CRISTÃOS PORQUE SABE QUE COM O POVO DE DEUS NÃO SE CRIAM NÃO.. ALIENAÇÃO É A TUA E EU PREFIRO SEGUIR UM DISCURSO BIBLICO OU DA IDADE MEDIA PREFIRO SEGUIR A PALAVRA DE CRISTO DO QUE OS LIXOS QUE VOCE POSTOU AQUI.. MAIS UM CRETINOE CRISTOFOBICO HIPOCRITA QUERENDO CRUCIFICAR A RELIGIÃO E O POVO DE DEUS. QUERO UM ESTADO RELIGIOSO SIM E PAIS É DE IMENSA MAIORIA RELIGIOSA SE MUDA VOCE PARA CUBA OU PARA A VENEZUELA CIDADÃO

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

        JUSTAMENTE PELO FATO DO ESTADO SER LAICO OS CRISTÃOS PODEM VOTAR E SEREM VOTADOS UM DEMENTE COMO VC JAMAIS VAI SER MAIORIA SE COLOQUE NO SEU LUGAR DE MINORIA OU SE MUDE DO PAÍS

  33. Gabriel Silva disse:

    Essa medida veio tarde demais. O Congresso, as Assembleias e as Câmaras Municipais já estão lotadas de fanáticos religiosos e dificilmente alguém vai tirá-los de lá. Misturar política e religião é coisa de taliban.

    • Anderson Regis disse:

      O que restante dos políticos vem de quais instituições?

    • Célio Salermo disse:

      É porque você não sabe diferenciar religião de cristianismo. A religião realmente é falha. Mas o cristianismo verdadeiro é vida e muda muitas vidas. A retirada de Deus dá maioria dos assuntos tem levado ao caos. Quanto menos Deus, mais cagada. O estado é laico, mas eu não sou! Sou Jesus Cristo sim senhor! E o Brasil também é!

  34. Marcos Vinicius disse:

    Cadê a democracia sr. Ministro?
    Qual é o problema de uma igreja apostar em um candidato para apoiar suas ideias no Congresso?
    Vossa burricência passou dos limites.

    • Luciano Saraiva disse:

      Não haveria nenhum problema se o mesmo candidato não lavasse dinheiro para igreja e que depois quisesse impor seu dogma através do Estado, porém o que acontece é justamente o oposto, se você quer um estado teocrático mude se para um

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

        VAI ESTUDAR ANALFABETO FUNCIONAL E PARE DE GENERALIZAR PORQUE GENERALIZAR É COISA DE BURRO. QUANTO A IMPOR DOGMA ATRAVES DO ESTADO APRENDA UMA COISA ESTADO TEM QUE GOVERNAR PARA A MAIORIA E NOS CRISTÃOS SOMOS MAIORIA PORTANTO COLOQUE SE NO SEU LUGAR DE MINORIA.. NOSSO ESTADO JÁ É TEOCRATICO E VC NÃO PERCEBEU SE VOCE QUEM UM ESTADO COMUNISTA MUDESE PARA UM AQUI VOCE NÃO SE CRIA.. NADA MATOU MAIS DO QUE O COMUNISMO NO MUNDO PORTANTO VAMOS ACABAR COM O COMUNISMO NO BRASIL E COM OS PARTIDOS DA ESQUERDALHA? VAMOS ACABAR COM ESSES DOGMAS DA PUTARIA DO KIT GAY DA IDEOLOGIA D EGENERO E DA CORRUPÇÃO E PUTARIA?

  35. gsf1250 disse:

    os sindicatos tb devem ser proibidos

  36. Cecília disse:

    Concordo e assino embaixo, as igrejas sempre foram uma verdadeira lavanderia, vide Malafaia. E os crente votam naquele que o pastor mandar…triste mas é assim mesmo

    • gsf1250 disse:

      na igreja vai quem quer ….. temos que acabar com a influencia dos sindicatos que roubam dinheiro dos trabalhadores com descontos obrigatorios enquanto isso pagam manisfestação da cut e mtst da vida

      • Bruno T B da Silva disse:

        Uma coisa não influencia na outra. Ele pode combater a influência das religiões primeiro. Todas as religiões. E também combater o poder político dos sindicatos. Também concordo que sindicatos deveriam ser apartidários.

      • Virgilio Soares disse:

        Na verdade é um círculo vicioso, veja bem: O sindicato, faz tramoias com dirigentes de empresas que explora o trabalhador, este último, impotente diante das trapaças dos sindicalistas recorre à igreja para pedir ajuda a Deus, e novamente é “espoliado”.

        • gsf1250 disse:

          não, ninguem é obrigado a ir a igreja e muito menos dar dinheiro a uma, mas já o desconto do salario para o sindicato é obrigatorio e sem choro

    • Anderson Regis disse:

      Os crentes, os católicos, os espíritas, os da umbanda… Tem tb o que a OAB, CRECI, Polícia Militar, Polícia Civil,, inclusive os magistrados tb tem seus representantes… Vc concorda que todos sem exceção?

    • Cristalizados Ramos disse:

      Tenho que discordar de você,sou evangélico e não votei no candidato que minha igreja apoiou,alguns sim votam cegamente,mas isso não acontece apenas nas igrejas.

    • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

      VAI ESTUDAR ANALFABETA POLITICA E LIMPA ESSA BOCA ANTES DE GENERALIZARR EM RELAÇÃO AS IGREJAS .. VOCE NÃO PASSA DE UMA ELEITORAZINHA DO GOVERNO CORRUPTO DOS PETRALHAS E DA ESQUERDALHA QUE PASSOU 13 ANOS NO PODER SAQUEANDO OS COFRES PUBLICOS E A NAÇÃO E DOUTRINANDO CRIANÇAS E ESTUDANTES COM KIT GAY E OUTRAS ABERRAÇÕES TIPO IDEOLOGIA DE GENERO ETC AQUI NO BRASIL COMUNISTAS E IMORAIS NÃO SE CRIARÃO E NÃO NOS CALARÃO

      • Cecília disse:

        nem li pelo teor das letras garrafais deve ser um baixa renda de direita, pobre de direita com complexo de viralata. Vc fede e deve ser frequentador da Assembleia ou da Quadrangular, deve ser espancador de mulher e deve ser péssimo funcionário, deve ser aqle tipo que fica enfiado dentro da igreja e faz monte de bhosta. derrotado fale com minha mão..

      • Cecília disse:

        ta bom , esqueci de citar outras lavanderias, Batista, Vitória para Cristo do corrupto malafaia e outras que pagam fortunas graças a porcos trouxas como usted. CALA-TE d

        • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

          DE LAVANDERIA VOCE ENTENDE JÁ QUE APOIA O GOVERNO DOS LADROES DO PT NÃO É MESMO SUA MORTADELA? VAI VISITAR TEUS IDOLOS PETRALHAS NOS PRESIDIOS SUA TROUXA ELES GANHAM MILHOES E VC SÓ COME MORTADELA FRIBOI? MENSALÃO, PETROLÃO LADROAGEM DE MILHÕES GRAÇAS A PORCAS TROUXAS COMO USTED? VA COMER SUA MORTADELA FRIBOI E CALE-SE VC ADORADORA DE GOVERNO DE LADROES

  37. Ofelia Peres disse:

    Parabéns ministro! Do jeito que está nos transformaremos em um Estado fundamentalista, atrasado e ainda mais corrupto. Com um povo que segue o que os pastores mandam e com a fortuna dessas igrejas , o caminho será catastrófico. Ministro, o senhor morou na Alemanha e sabe bem como tratam as doações por lá, implante isso aqui e teremos controle sobre esse disparate, terão que prestar contas do que recebem e darem retorno em obras sociais para a sociedade, já que não pagam impostos.

    • Marcos Vinicius disse:

      Qual o problema de igrejas democraticamente apoiarem candidatos?
      Não entendi.
      Isto não é a democracia?
      Latifundiários não apoiam seus candidatos?
      Qual a diferença?

      • Anderson disse:

        Evangélicos como Cunha e Temer? Essas pessoas se FANTASIAM de evangélicos e conseguem LAVAR DINHEIRO nas igrejas pois MUITAS delas são criadas com esse intuito! O Estado É LAICO e não deve sofrer influência de criminosos que se dizem evangélicos.

        • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

          VAI ESTUDAR ANALFABETO POLITICO JUSTAMENTE PELO FATO DO ESTADO SER LAICO É QUE TODAS AS IGREJAS PODEM ESCOLHER SEUS CANDIDATOS E TER SEUS CANDIDATOS. QUANTO AO ESTADO LAICO NOS CRISTÃOS SOMOS MAIORIA PODEMOS COLOCAR NO PODER UM PRESIDENTE E UMA MAIORIA QUE DERRUBA ESTE BESTEIROL DE ESTADO LAICO CRIADO POR COMUNISTAS ATEUS QUE SAQUEARAM O PAIS. QUANTO A TEMER DEIXA DE FALAR PORCARIA CARA ELE SEQUER É PASTOR E CUNHA ESTA PAGANDO PELOS ERROS DELE QUE NÃO SÃO DA IGREJA.. NÃO GENERALIZA ALIENADO..

      • Leonardo P. Monteiro disse:

        Simples, em um país laico não é o correto igrejas de qualquer fundamento façam campanha ou utilizem de seu poder para eleger candidatos, que já vem se mostrando corruptos e de moral duvidosas. Os outros poderes também devem ser combatidos e a desculpa do tipo “porque a bancada latifundiária pode, porque eu não posso” é muito lamentável. O conceito mais correto é que igreja e poder não podem se misturar, ou criamos um estado irracional e fundamentalista. Isso está provado na história e na atualidade com o Estado Islâmico.
        Está mais do que provado que Cunha e outros políticos de várias religiões usam igrejas para lavar dinheiro, só um cego para não ver isso. Existem igrejas sérias e como existem, e muitas, que só existem para lavar dinheiro.

      • elaine moura de almeida disse:

        a diferença está na constituição brasileira. onde estabelece o país como laico. Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela.
        Ou seja um pais neutro. Acho justo, justissimo.

        • Bento Sartori de Camargo disse:

          Correto Elaine, apenas colocaria no lugar de “Ou seja um país neutro” que leia-se: “Ou seja um Estado neutro”. Obrigado.

      • Bento Sartori de Camargo disse:

        Igreja cuida da parte espiritual das pessoas, o Estado provê as necessidades materiais delas. Só e simples assim!.

    • Filipe L.M. disse:

      Na Alemanha as igrejas são sustentadas pelo Estado via imposto. Mas isso não importa pra vc, porque besteira quando cresce na cabeça só desentope com rivotril.

      • Luciano Saraiva disse:

        Rivotril são esses evangélicos que precisam um bando de cretino que querem impor seu dogma através do Estado

        • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

          LUCIANO ESCOVA ESSE DENTES E LIMPA A BOCA ANTES DE FALAR MAL DOS EVANGELICOS OK NOS SOMOS MAIORIA E ESTADO TEM QUE GOVERNAR PARA A MAIORIA COLOQUE -SE NO SEU LUGAR DE MINORIA E TOME SEU RIVOTRIL

          • Luciano Saraiva disse:

            Vocês não são maioria em lugar nenhum e nunca serão, um povo medíocre que procura riqueza na igreja e não cura, o estado deve governar para o povo, não para demente alienado

      • Ofelia Peres disse:

        Vou responder apesar da sua agressividade. Qualquer pessoa pode doar para a sua igreja, mas através do governo, para que esse possa controlar o que cada igreja recebe e se esse dinheiro está voltando em obras sociais. São isentas de impostos para que sirvam à sociedade.Não se pode receber, nem pedir dinheiro nos templos, por esse motivo fecharam a Universal lá, pq foi denunciada por pedir dinheiro.

        • Anderson Regis disse:

          Entendo sua indignação com igrejas, não quero discutir sua opinião e respeito. O que gostaria de informar, é que existe várias instituições do poder público, que recebem dinheiro público, (nosso dinheiro extraído de forma compulsória), que influenciam mto mais na política que as igrejas, e essas instituições não são alvo de nenhum tipo de investigação, vc não acha estranho isso?

          • Ofelia Peres disse:

            Mistura de religião com poder não dá certo,fundamentalismo tira a liberdade de todos. A nossa bancada é quase toda formada por neopentecostais,minha indignação são com essas que arrecadam milhões,bilhões, pastores ficam milionários sem retorno para a sociedade. Deixaram que ganhassem poder em troca de votos. São os mais ausentes do congresso e a maioria responde a processos, só estão presentes para preservar preconceitos, inventar mentiras para manter o eleitorado.Existem as sérias, tradicionais, mas essas não indicam ninguém,nem apoiam essa bancada, que usam o nome de Deus como marketing

          • Anderson Regis disse:

            Como disse, te entendo, mas não podemos generalizar, o que esse ministro está fazendo é discriminar um segmento da sociedade, se ele quer coibir as influências, deveria incluir TODOS os segmentos dá sociedade. E outra coisa, ele não tem moral nenhuma para combater a corrupção, pois tb está envolvido em corrupção, e mtos dos seus pares do judiciário tb.

          • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

            pelo contrario foi justamente a mistura de religião com poder que derrubou o comunismo no mundo.. o que nunca deu certo no mundo foi o comunismo lixo alias nada matou mais no mundo do que o comunismo e eu não vejo você pedindo o fim do comunismo e dos partidos corruptos e imorais da esquerdalha que passou 13 anos no poder atacando a igreja .. quem disse que a mistura de religião com politica não da certo? vai estudar alienada a maior potencia do mundo os EUA sempre misturaram politica com religião. o fato de alguns pastores roubarem e ficarem ricos não tem nada a ver com religião na politica para isso existe a receita federal que deveria fiscalizar e colocar na cadeia pastores que ficassem ricos acima do salario que recebem nas igrejas. não existe lei ou problema algum em pastores chegarem ao poder e serem votados todo cidadão pode se candidatar mas não seja leviana querendo responsabilizar a bancada evangélica pelos problemas do brasil ou dizendo que são os mais faltosos você devia ter vergonha de se prestar a este papel porque o pai esta na merda justamente porque um governo comunista e formado por ateus passou 13 anos no poder atacando a igreja e roubando a nação .. a maioria que responde a processos é a desse governo sujo de comunistas e ateus são os petralhas e os políticos da esquerdalha que passaram 13 anos apoiando a corrupção e os imorais do kit gay para crianças da ideologia de gênero e da corrupção e ladroagem..

        • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

          Doar através do Governo? kkkkkkkkkkkkkkk vai estudar analfabeta eu faço doação a quem eu quiser e o estado não tem nada a ver com isso ou com a minha igreja. só uma pessoa analfabeta fica querendo que governos corruptos taxem igrejas e cobrem mais impostos neste pais que já tem a maior carga tributaria do mundo e ainda assim esta na merda. vai se preocupar com tua vidinha deixa igreja de jesus cristo quieta alienada.. igreja não tem obrigação de fazer obras sócias a força para governos corruptos não querida saúde, segurança, educação e obras sócias são obrigações do estado .. as igrejas são isentas de impostos porque não são comercio.. quem disse que não se pode pedir e receber dinheiro em templo? é cada uma que aparece

    • Anderson Regis disse:

      Não pagam impostos?? Tem certeza dessa informação?

      • Ofelia Peres disse:

        Sim Anderson, mas as doações passam pelo governo para que possam controlar quanto cada igreja recebe. Elas não pagam impostos pq o governo verifica se está havendo o retorno dessas doações em obras assistenciais.

        • Anderson Regis disse:

          Mas as igrejas pagam impostos sim, por exemplo, não são isentas do ICMS na conta telefônica, entre outros, mas compreendo seu ponto de vista, porém o Estado não consegue nem controlar o dinheiro dos impostos, que são extraídos do nosso bolso de forma compulsória, vc realmente acho que Estado deveria ter esse controle? E como seria esse controle das receitas? E o que realmente melhoria o Estado com esse controle?

          • Ofelia Peres disse:

            Sim acho Anderson. Não é justo que todos nós, trabalhadores e empresas que criam empregos, termos que prestar contas, mas as igrejas não. Seria mais difícil a lavagem de dinheiro tb. Claro que nos falta muito para sermos uma Alemanha, mas pq não imitar o que pode ser bom para os que mais precisam?

          • Anderson Regis disse:

            Me desculpa mas lhe falta conhecimento de alguns fatos… As igrejas prestam contas sim de suas despesas e receitas, como qualquer outra entidade… Se houver dúvidas na prestação de contas, cabe o Estado fiscalizar… É simples

          • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

            VAI ESTUDAR ALIENADA IGREJA NÃO É COMERCIO .. VOCE QUEM MESMO SE COMPARAR A UMA IGREJA? QUEM VOCE JA AJUDOU NA VIDA COM ESSE SEU DISCURSO BARATO? QUANTO A SER UMA ALEMANHA SE MUDA PRA LA O ULTIMO EXEMPLO QUE VEIO DE LA FOI O NAZISMO

    • Marcos Calixto disse:

      Irão proibir a mídia de fazer campanha pra políticos do PSDB?? Por que a Rede Globo e Revista Veja fazem campanha para o PSDB.. Por que a Igreja n pode??

      • Marcos Calixto disse:

        Alias isso é obra do PSDB e da Globo que tão com medo da Record

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

        DO PSDB? KKKKKKKKKKKKKKKKKKESSE SABE TUDO DE POLITICA UHEUHUHEE A GLOBO E A VEJA E A MIDIA VENDIDA PASSARAM 13 ANOS RECEBENDO DINHEIRO DO GOVERNO CORRUPTO DO PT E APOIANDO O PT

    • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

      CALA A BOCA OFELIA .. QUEREMOS UM ESTADO FUNDAMENTALISTA MESMO E LIVRE DE PETRALHAS E COMUNISTAS ESCROTOS.. O PAIS ESTA NA MERDA JUSTAMENTE PORQUE COMUNISTAS INFAMES ASSUMIRAM O PODER E A 13 ANOS ATACAM A IGREJA.. ATRASADO É O PAIS SEM RELIGIÃO E COM OS COMUNISTAS E PETRALHAS NO PODER TIVEMOS A MAIOR CORRUPÇÃO DA HISTORIA. O POVO TEM O DIREITO DE SEGUIR O QUE QUISER E O DIZIMO É BIBLICO SUA ALIENADA O POVO PAGA O DIZIMO A QUEM QUER. IGREJA NÃO PODE SER OBRIGADA A DAR RETORNO EM OBRAS SOCIAIS PARA A SOCIEDADE PORQUE ISSO É OBRIGAÇÃO DE GOVERNO SUA ALIENADA QUEM TEM QUE DAR RETORNO EM OBRAS SOCIAS AO POVO É O GOVERNO .. IGREJA NÃO PAGA IMPOSTO PORQUE NÃO E COMERCIO VAI ESTUDAR ..

    • Célio Salermo disse:

      Onde está a democracia? Se a igreja quer apoiar o candidato x qual o problema? Você prega mudança é crítica erros mas segundo seus próprios dizeres devemos então passar por cima da democracia? Estado democrático de direito amiga.

  38. Sandro Almeida disse:

    Na boa, vamos acabar com a influência do capital empresarial nas campanhas políticas em troca de isenções fiscais. Vamos acabar com a influência dos governadores, prefeitos e até presidentes da república nas campanhas politicas quando aparecem ao lado de seus candidatos em palânques e na TV. Excelentíssimo senhor Desembargador do STF, Gilmar Mendes, preocupe-se com o que interessa ao povo brasileiro como candidaturas de pessoas com histórico de desvio de recursos públicos, criação de partidos políticos onde seus membros apoiam o uso de drogas e afins.

    • Luciano Saraiva disse:

      Vamos acabar também com a influência dessas igrejas que lavam dinheiro, quanto apoiar o uso de drogas, quer droga pior que o fanatismo, a ignorância e a religião.

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom disse:

        TEM SIM UMA DROGA DE SER HUMANO COMO VOCE CRISTOFOBICO E CALUNIADOR BARATO QUE NÃO RESPEITA AS RELIGIOES E O POVO DE DEUS..

  39. Só pode ser gozação do ministro Gilmar Mendes querendo acabar com a influência das igrejas nas eleições. Ministro Gilmar Mendes, o senhor e os seus colega lá do STF tem de se preocupar é com a corrupção, as falcatruas e com o desvio do dinheiro público por causa das eleições e não se preocupar com a influência das igrejas nas eleições.

    • Rodrigo disse:

      Falácia. Combate à corrupção não exclui combate a outras questões nocivas que afetam a política do país.

      • Cristalizados Ramos disse:

        E se combatessem a corrupção sem olhar de quem…automaticamente não estariam resolvendo outros problemas?
        Pois não vejo problema de um candidato ligado a igreja desde que este seja honesto,ou ligado a qualquer outra categoria,seja empresariado.O problema são os corruptos.

    • Bento Sartori de Camargo disse:

      É exatamente nessa relação promíscua entre Politicos x Igrejas que ocorrem as maiores possibilidades de desvios de finalidade de recursos dos contribuintes. A historia universal nos prova o que essa mistura provocou na Velha Europa, graças aos radicalismos religiosos foi que surgiu Lutero, Calvino e outros. Essa relação nunca deu, não dá e nunca dará certo, Igreja cuida da parte espiritual das pessoas, o Estado provê as necessidades materiais delas. Só e simples assim!.

      • Anderson Regis disse:

        Será mesmo? Entidades ligadas aos magistrados como a OAB e mtas outras, não são nocivas tb?

        • Bento Sartori de Camargo disse:

          O foco em questão é a relação de igrejas com o estado. Mas concordo que as Entidades que vc citou não estão isentas de forma alguma. Vale lembrar que a corrupção existe no mundo todo, o que é fundamental é como são punidos o “corruptor” e principalmente o “corrompido” que é o único que poderia ter evitado o feito e aqui no Brasil o corrompido locupleta-se com o butim.

    • IREDES JOSE SANTOS disse:

      As igrejas e todas elas sem exceção são um antro de corrupção.

  40. mariossergio disse:

    Essa eu quero ver.
    Impostos as igrejas não pagam, portanto tem o aval da União para se dar bem. Há casos e mais casos de enriquecimento brutal de donos de igrejas e nenhum deles é investigado, portanto a União parece de acordo com suas tramoias. E Gilmar Mendes agora quer separar igreja de poder. Sabe quando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via