Congresso em Foco

Bruno Dantas, ministro do TCU. Foto: reprodução

Temer promove irmão de relator dias antes de julgamento no TCU sobre Decreto dos Portos

26.06.2018 09:52 24
Atualizado em 28.06.2018 14:19

Reportagem
Publicidade

Às vésperas de o Tribunal de Contas da União (TCU) julgar o Decreto dos Portos, que colocou o presidente Michel Temer (MDB) no centro de uma investigação criminal, o governo federal promoveu o irmão do relator do processo, o ministro Bruno Dantas. O irmão do ministro, Hugo Dantas Silva Nascimento, foi nomeado como adido auxiliar da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Buenos Aires, na Argentina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 18.

O nome de Hugo não aparece no decreto, apenas o número de sua matrícula no órgão. O documento é assinado por Temer e pelo general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), órgão ao qual a Abin é subordinada.

Publicidade

Publicidade

O próprio Etchegoyen ligou para a diretoria da Abin com o objetivo de exigir a nomeação de Hugo Dantas, segundo apurou a reportagem do Congresso em Foco. E disse que a indicação era uma demanda de Temer.

<< Temer atuou por interesses de empresas portuárias, diz Funaro; veja o vídeo

Publicidade

Prêmio antecipado

A imposição do nome de Hugo Dantas para o cargo se tornou alvo de uma série de críticas dentro da agência de inteligência. A indicação para um posto no exterior costuma ser um “prêmio” para servidores em fim de carreira. Hugo foi admitido na Abin há dez anos, em 2008, o que é considerado pouco tempo de serviço.

Em nota, o gabinete do ministro disse que Bruno Dantas “não comenta a carreira de servidores públicos concursados”. No caso, o seu irmão.

O ministro afirma que o processo do decreto dos portos teve “condução rigorosa”. “O veto desde janeiro de 2018 a prorrogações de contratos por até 70 anos – o ponto central do decreto – falam por si”, cita o texto.

Indicação do MDB

Bruno Dantas foi indicado ao TCU em 2014 com apoio do MDB e do então presidente do Senado Renan Calheiros (AL). Na época da votação na Câmara, um dos que fizeram campanha para Dantas foi o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, um dos aliados de Temer que estão presos sob acusação de crimes como lavagem de dinheiro.

Não há informação sobre o salário que Hugo Dantas receberá na nova função, porque a Abin não publica informações no Portal de Transparência do governo federal. Por ser um órgão de inteligência, a justificativa é que seus funcionários não podem ter a identidade exposta.

Julgamento

Na sessão do plenário desta terça-feira (26), às 14h30, os ministros do TCU analisam o relatório da área técnica do tribunal sobre o Decreto 9.048/2017, que altera regras do sistema portuário. A data da sessão foi antecipada por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo nesta quarta-feira (27).

O documento assinado pelo setor técnico do tribunal não apontou direcionamento do decreto para atender a uma empresa específica. Os técnicos do TCU, porém, recomendaram que seja proibida a permissão para que os contratos de arrendamento sejam prorrogados por até 70 anos. Para o TCU, isso fere a isonomia do processo licitatório.

Há indicação de que os ministros irão seguir as recomendações dos técnicos sobre a prorrogação dos contratos, mas eles podem tomar decisões diferentes em relação a outros pontos, como a permissão para terminais trocarem de endereço dentro de um mesmo porto.

Reduto

A investigação da Polícia Federal (PF) apura se o presidente recebeu propina para publicar o instrumento legal. Temer é suspeito de integrar esquema de corrupção que operava no Porto de Santos, área de influência do MDB há décadas. Ele sempre negou irregularidades.

O decreto foi assinado pelo presidente em maio de 2017, uma semana antes de virem à tona os áudios da delação da JBS, na qual o emedebista foi gravado pelo empresário da JBS Joesley Batista.

A PF identificou indícios de favorecimento do grupo Libra, que motivou a Operação Skala, da Polícia Federal. É nesse caso que amigos e pessoas próximas de Temer são investigados, e que operadores de Libra chegaram a ser presos. Recentemente, o TCU ordenou o cancelamento da prorrogação do contrato de Libra no Porto de Santos, que havia sido renovado em 2015 e valeria até 2035.

Congresso em Foco tentou entrar em contato com Hugo Dantas, a Abin e o GSI, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O presidente também foi procurado na noite de ontem (25), mas também não retornou.

 

<< Temer tinha poder decisório no “quadrilhão” do PMDB e recebeu R$ 31,5 milhões, diz PF

<< Janot denuncia Temer pela segunda vez e o acusa de liderar organização criminosa; leia a íntegra

24 respostas para “Temer promove irmão de relator dias antes de julgamento no TCU sobre Decreto dos Portos”

  1. Agnaldo Antônio Perez Nogueira disse:

    O voto vai manter isto viu.

  2. Sergio Afonso disse:

    7.500 Dólares, mais benefícios. O que não se faz pra ser poupado!!!! Alguém acha
    que o irmão vai ter a coragem de votar contra o King Propina?

  3. Robson01 disse:

    Espere um pouco, acho que estou ouvindo as vozes das ruas, com coxinhas vestindo as camisas da CBF, o pato da FIESP e o MBL comandando o movimento. Ah, desculpe-me, foi engano, para eles, o roubo perpetrado por essa quadrilha que está no poder é totalmente legal. Ilegal foi a suposta pedalada fiscal efetuada pela fraca presidenta Dilma. Isso é Brasil.

    • Fábio disse:

      Adotou o discurso petista sem qualquer senso crítico? Pelo jeito é um cordeirinho na mão de demagogos esquerdistas.
      Ora, basta ler as notícias da época para ver que a corrupção era um entre tantos problemas que levaram as pessoas às ruas, não o único. O governo petista era desastroso em diversos aspectos, não apenas no criminal. A economia estava quebrada, por exemplo (e ainda não se recuperou totalmente).
      E qual o problema de pessoas serem contra o PT? Nem todo mundo comunga da sua seita. Eu, por exemplo, não sou adepto de nenhum partido, mas tenho especial implicância com o PT, por considerá-lo autoritário…

      • Robson01 disse:

        Eu também não sou petista, mas tenho particular implicância pelo PSDB e por pessoas hipócritas que tem seus corruptos de estimação. Atitudes que estão levando o país ao abismo.

        • Fábio disse:

          Então está confuso! Implicância com o PSDB? Problema nenhum, questão de gosto.
          Mas depois você fala de pessoas que têm bandido de estimação, o que corresponde ao PT, obviamente. Aliás, são os únicos que têm, basta ver quem lançaram à presidência. Eu mesmo votei em Aécio e quero vê-lo preso, e não conheço ninguém dizendo que ele é vítima de um golpe, fazendo piquete na frente de sindicato para desrespeitar ordem judicial, dentre outras delinquências típicas dos petralhas.

  4. vagner borges disse:

    O bom é saber q Temer, Renan e nem Aécio serão preso.

    TCU virou órgão para abrigar corruptos. STF perdeu a moral, as forças armadas estão com os pagamentos em dias, Lula se vendeu para os corruptos pelo Poder!!!

    Brasil, tu és corrupto.

  5. Marcos Cardoso disse:

    Nomeações políticas dá nisso.

  6. Angelo Santiago disse:

    Cadê o povo que lutava contra a corrupção? Será que eles acreditam que a corrupção acabou com a queda da Dilma? Ou na verdade eles nunca foram contra a corrupção, eram apenas contra o PT?

    • Fábio disse:

      Adotou o discurso petista sem qualquer senso crítico? Pelo jeito é um cordeirinho na mão de demagogos esquerdistas.
      Ora, basta ler as notícias da época para ver que a corrupção era um entre tantos problemas que levaram as pessoas às ruas, não o único. O governo petista era desastroso em diversos aspectos, não apenas no criminal. A economia estava quebrada, por exemplo (e ainda não se recuperou totalmente).
      E qual o problema de pessoas serem contra o PT? Nem todo mundo comunga da sua seita. Eu, por exemplo, não sou adepto de nenhum partido, mas tenho especial implicância com o PT, por considerá-lo autoritário.

  7. CGR2018 disse:

    Mais UM COMPRADO! País das NEGOCIATAS E das QUADRILHAS EM TODOS OS PODERES DA REPÚBLICA. SOLTARAM ATÉ O JOSÉ DIRCEU…IMAGINEM QUE ESSE COM OS DESVIOS E AS FALCATRUAS AO LONGO DE 12 ANOS NO PODER MANDANDO EM LULA E NOS DEMAIS MINISTROS ROUBARAM A VIDA E O FUTURO DE MILHARES DE CRIANÇAS DESSE PAÍS. MATARAM MAIS QUE PISTOLEIROS, TRAFICANTES,…..E ESTÃO SOLTOS. MOSTRAM DE FORMA CLARA QUE O CRIME DO COLARINHO COMPENSA. OU ENTÃO ESTÃO LIBERTOS PARA NÃO ENTREGAREM OS DEMAIS CÚMPLICES????????

  8. Magalhães Ernesto Marinho Linc disse:

    atos típicos da política clientelista praticada no Brasil desde 1500

  9. Saulo Silva disse:

    Por onde andam as 10 medidas contra a corrupção “originais” que poderia ferrar esses canalhas, tanto que eles logo sumiram com elas! vamos levantar novamente essa bandeira.

  10. Saulo Silva disse:

    Bando de ladrão. Mas o povo quer assim. Tem quem vote, é tudo que eles querem, gente burra que vota em corrupto.

  11. Fábio disse:

    A cada dia mais se entende porque os petralhas escolherem Temer como vice.

    • Alfredo Wiirzler Neto disse:

      Seria bom se fosse tão simples assim. O povo estaria de volta às ruas exigindo sua saída imediata. Na verdade ela está nessa posição graças ao pato e a massa de manobra. O objetivo nunca foi acabar com a corrupção, foi entancar a sangria. Antes ele era apenas figurativo, agora distribui benesses para se manter no poder. E ainda tem gente que acredita que a culpa é só do PT. Ele existia antes do PT. Passou da hora de pararmos com esse FLA-
      FLU e acordarmos pra vida. Enquanto a gente fica jogando a culpa no outro eles estão rindo da nossa cara. O problema não foram as pedaladas nem a corrupção, tem que manter isso viu? Eu teria vergonha de me lembrar de ter ido para as ruas por isso que tá aí. Mas tem gente que gosta….

      • Fábio disse:

        Vergonha? Agradeça aos brasileiros que, enquanto não tirou a bunda da cadeira, foram às ruas evitar que o Brasil se tornasse uma Venezuela. No governo petista a corrupção era um dentre vários problemas em um governo desastroso e arruinador do país, que nos legou essa crise profunda, ainda não inteiramente superada.
        Corrupto o MDB é tanto quanto o PT, mas pelo menos houve algum respiro na área econômica. Lembre que quando a impichada saiu, tínhamos recessão de 3,5%, um verdadeiro caos.
        Quanto à corrupção, há uma corja suprapartidária unida contra a Lava Jato, abarcando PT, MDB, PSDB e outros. Basta a ver a 2ª Turma do STF, composta por Gilmar Mendes e Toffoli, acabando com as operações anticorrupção, livrando a cara dos criminosos de colarinho branco.
        E antes de exigir o fim do “FLA-FLU”, deveria deixar de endossar o discurso petista sem qualquer senso crítico.

        • Alfredo Wiirzler Neto disse:

          Você não me conhece pra me atacar dessa forma. Eu vivi Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma. Temer, sem falar na ditadura, e sei muito bem do que estou falando. O pior governo que eu vivi não foi a Dilma, nunca votei no PT, mas colocar o Temer de presidente foi a pior coisa que já aconteceu no Brasil. Não vejo nenhuma vantagem, a não ser a tentativa desesperada de estancar a sangria. Um governo cercado de corruptos. Nem o corrupto PT tinha tantos ministros delatados. Mas tem gente que prefere não enxergar. Acho

          • Alfredo Wiirzler Neto disse:

            que a falta de senso crítico é de quem vai com a maioria como manada. Eu tenho convicções e não tenho político de estimação. Enquanto ficarmos dizendo que a culpa é do PT eles continuarão no poder. Não me importo de ter minhas convicções sem que todos concordem. Já tenho muita experiência de vida pra me importar com a opinião dos outros. E viva os patos, a camisas da CBF, “eu não tenho culpa, eu votei no Aecio” , e por vai.

          • Fábio disse:

            De convicção e pensamento livre não tem nada. Nessa última frase fica claro que é um refém da retórica petista, que endossa sem qualquer senso crítico.

          • Fábio disse:

            Ataque? O que fiz foi autodefesa. Não sei se percebeu, mas seu primeiro comentário foi apenas para me ridicularizar. Se não é petista, então deixe de servir como instrumento para o partido, com essa bobagem de pato e massa de manobra.
            Realmente acha que milhões de pessoas foram às ruas simplesmente porque foram manipuladas? As pessoas tinham razões legítimas para se manifestar contra o PT, e os problemas daquele governo iam muito além da corrupção, havia também a questão econômica e ideológica. Eu frequentei alguns dos maiores protestos, incluindo um com mais de um milhão de pessoas na Paulista (o maior da história brasileira), e posso atestar que as pessoas se mobilizaram também contra a corrupção petista, mas foi muito além disso. Nos palanques se falava de tudo de ruim do governo do PT, não só da seara criminal, e existe uma parcela significativa da população que é antipetista (como eu), com razões de sobra para se manifestar, sem que precisasse ser “massa de manobra” de ninguém.
            Também é menosprezar a inteligência alheia achar que com a saída do PT julgava-se que tudo estaria resolvido. Ninguém era ingênuo a esse ponto. Ninguém achava que os emedebistas (parceiros no petrolão) eram menos corruptos. Quem protestou vê no PT o mal maior, um projeto autoritário de poder. Foi uma batalha cultural.
            E talvez pessoalmente o governo Dilma não tenha sido o pior para você, mas para a média da população foi. Os dados não mentem. Nunca houve recessão tão profunda quanto com Dilma.

  12. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Da rampa do Planalto direto para o camburão da Polícia Federal!

  13. Agnaldo Antônio Perez Nogueira disse:

    A elite político-empresarial-corrupta atua de modo explícito no conluio entre o Executivo, Legislativo e Judiciário para manterem o “status quo” da política brasileira. É exatamente o que a sociedade deve rejeitar em outubro. Voto 00.

  14. wzfr disse:

    COM ESTA INDICAÇÃO, TEMER ESTÁ PAGANDO A FATURA….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via