Reflexo das eleições de 2014, o impeachment da presidente Dilma Rousseff, concretizado em 31 de agosto de 2016, está longe de ser assunto encerrado. O Ministério da Educação (MEC) vai provocar o Ministério Público Federal (MPF) contra o curso de graduação “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, anunciado pela Universidade de Brasília (UnB) e com data já marcada. Promovidas pelo Instituto de Ciência Política da UnB, as aulas terão início em 5 de março, às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h50. O curso se estenderá por todo o 1º semestre deste ano e é opcional aos alunos da universidade.
Leia também
Além do MPF, a pasta chefiada pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) vai acionar a Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para que seja verificada a ocorrência de improbidade administrativas por parte dos organizadores do curso – responsabilidade do professor Luis Felipe Miguel, que também coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), e da monitora de pós-graduação Karina Damous Duailibe. Segundo nota divulgada pelo MEC (veja a íntegra abaixo), os acadêmicos fazem “proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino”.
“A ementa da disciplina traz indicativos claros de uso de toda uma estrutura acadêmica, custeada por todos os brasileiros com recursos públicos, para benefício político e ideológico de determinado segmento partidário, citando, inclusive, nominalmente o PT. Dividida em 5 módulos, a disciplina tem indicativos de ter sido criada exclusivamente para militância partidária, algo que pode ser percebido no caso da temática de algumas unidades como ‘o lulismo e a promoção da paz social’, ‘o governo Dilma e a tentativa de repactuação lulista’ e ‘a resistência popular e as eleições de 2018′”, diz trecho da nota.
Ontem (quarta, 21), ao saber do curso, o ministro da Educação disse considerar absurda a ideia do curso: “Se cada um construir uma tese e criar uma disciplina, as universidades vão virar uma bagunça geral. A respeitabilidade no ambiente acadêmico fica na berlinda. Toda disciplina precisa ter base científica — mesmo na área de ciências sociais. Não é uma questão de opinião, nem de reverberar a tese petista sobre o impeachment de Dilma Rousseff”, reclama Mendonça Filho em seu perfil no Facebook, em cuja gestão se acalenta a polêmica questão da “escola do partido”, espécie de cerceamento da livre propagação de ideias que consta de um projeto de lei (PL 867/2015) do deputado Izalci (PSDB-DF).
Pesquisa
O professor Luis Miguel se manifestou pela Facebook e disse preferir não alimentar a “falsa polêmica”. Nesse sentido, o acadêmico registra o comunicado que encaminhou a UnB para a devida divulgação. “A disciplina que estou oferecendo se alinha com valores claros, em favor da liberdade, da democracia e da justiça social, sem por isso abrir mão do rigor científico ou aderir a qualquer tipo de dogmatismo”, diz Luis Miguel, que tem recebido apoio da universidade e solidariedade da comunidade acadêmica.
O acadêmico também veiculou nas redes sociais a nota emitida pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) repudiando a “violência contra a liberdade de cátedra” (íntegra abaixo). A entidades diz que, caso prospere a ação do MEC, estaria configurada a prática de censura. “[…] proibir a realização da disciplina impediria os discentes que assim o desejassem de cursá-la, o que fere, por suposto, o princípio da liberdade de aprender. Diante disto, consideramos que, se a intenção manifesta do Ministro de fato se concretizar, a autonomia pedagógica das universidades brasileiras estará ameaçada, assim como os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. O ato não poderá ser avaliado de outra forma, se não como censura, característico de regimes de exceção”, diz trecho do comunicado.
A ementa do curso expõe seus três “objetivos complementares”: “(1) Entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff. (2) Analisar o governo presidido por Michel Temer e investigar o que sua agenda de retrocesso nos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil. (3) Perscrutar os desdobramentos da crise em curso e as possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil”.
Leia a nota do MEC:
O ministro da Educação, Mendonça Filho, lamenta que uma instituição respeitada e importante como a Universidade de Brasília adote uma prática de apropriação do bem público para promoção de pensamentos político-partidário ao criar a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que será ministrado no curso de Ciências Políticas da universidade.
O MEC irá encaminhar solicitação para a Advocacia-Geral da União (AGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Ministério Público Federal (MPF) para a apuração de improbidade administrativa por parte dos responsáveis pela criação da disciplina na Universidade de Brasília (UnB) por fazer proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino.
A ementa da disciplina traz indicativos claros de uso de toda uma estrutura acadêmica, custeada por todos os brasileiros com recursos públicos, para benefício político e ideológico de determinado segmento partidário, citando, inclusive, nominalmente o PT. Dividida em 5 módulos, a disciplina tem indicativos de ter sido criada exclusivamente para militância partidária, algo que pode ser percebido no caso da temática de algumas unidades como “o lulismo e a promoção da paz social”, “o governo Dilma e a tentativa de repactuação lulista” e “a resistência popular e as eleições de 2018”.
Além disso, há, também, módulos tratando sobre “O PT e o Pacto Lulista”, “Democratização e Desdemocratização” e “O Governo ilegítimo e a resistência”, em um ataque claro às instituições brasileiras, incluindo o próprio Supremo Tribunal Federal (STF).
O texto do professor Luis Felipe:
Um site aqui de Brasília publicou a ementa da minha disciplina sobre o golpe e vários jornais correram à UnB para pedir posição sobre este “absurdo” – começando pelo pasquim fascistoide do Paraná, especializado no ataque à universidade pública.
Não vejo nenhum sentido em alimentar a falsa polêmica que querem abrir. Pedi à assessoria de comunicação da universidade que encaminhasse, de minha parte, apenas a seguinte observação:
Trata-se de uma disciplina corriqueira, de interpelação da realidade à luz do conhecimento produzido nas ciências sociais, que não merece o estardalhaço artificialmente criado sobre ela. A única coisa que não é corriqueira é a situação atual do Brasil, sobre a qual a disciplina se debruçará. De resto, na academia é como no jornalismo: o discurso da “imparcialidade” é muitas vezes brandido para inibir qualquer interpelação crítica do mundo e para transmitir uma aceitação conservadora da realidade existente. A disciplina que estou oferecendo se alinha com valores claros, em favor da liberdade, da democracia e da justiça social, sem por isso abrir mão do rigor científico ou aderir a qualquer tipo de dogmatismo. É assim que se faz a melhor ciência e que a universidade pode realizar seu compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade melhor.
Leia a nota da ABCP:
A Diretoria da ABCP vem manifestar a sua profunda preocupação com o intenção do ministro da Educação, Mendonça Filho, veiculada por diversos sites de notícias na quarta feira, dia 21 de fevereiro, de acionar os órgãos de controle para analisar a legalidade de uma disciplina a ser lecionada no Instituto de Ciência Politica da Universidade de Brasília (IPOL-UNB), cujo conteúdo refere-se à análise da democracia brasileira contemporânea, abrangendo o período que antecede a deposição da ex-presidente Dilma Rousseff até os dias atuais.
A Diretoria da ABCP entende que a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 206, II, garante aos docentes e discentes o pleno exercício da liberdade de ensinar e aprender, assim como faculta às Universidades brasileiras autonomia pedagógica. Ressalte-se ainda que a disciplina questionada pelo MEC é uma cadeira optativa de ementário livre, sendo facultado aos docentes montar o programa com o intuito de apresentar pesquisas recentes e debater temas da atualidade. A rigor, nenhum aluno ou aluna do curso de graduação em Ciência Política da UNB é obrigado a cursá-la. Por outro lado, proibir a realização da disciplina impediria os discentes que assim o desejassem de cursá-la, o que fere, por suposto, o princípio da liberdade de aprender.
Diante disto, consideramos que, se a intenção manifesta do Ministro de fato se concretizar, a autonomia pedagógica das universidades brasileiras estará ameaçada, assim como os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. O ato não poderá ser avaliado de outra forma, se não como censura, característico de regimes de exceção.
<< Em nota, Fórum Nacional da Educação critica proposta de escola sem partido
Nunca existiu esquerda nem direita,isso nasceu em 1798 na Assembléia Francesa somente para contarem os votos dos parlamentares,na falta de um placar eletrônico como é hoje..E o esquerdismo como é hoje é fruto do escapismo..portanto uma doença comportamental..
É claro que um governo golpista não quer ser estudado cientificamente como tal.
Não participareis mais deste Site pois, nos comentários abaixo, só desqualificados como o bossal e falso acadêmico, golpista, que nunca trabalhou e não sabe o que significa estudar, trabalhar e levar um curso e uma profissão a sério e com dignidade.
Cada uma…
“Absurdo”…dizem os vermes e ratos que governam o país!
Não ofenda os ratos.
Mais uma tentativa da esquerda de querer dizer que o impeachment da ex presidenta foi golpe. Golpe é o que eles estão fazendo e querendo fazer com este curso sem nexo. Gastar o dinheiro público com algo sem utilidade nenhuma. O MEC tem mais é que proibir este curso.
coxinha mal informado!
É claro que houve um golpe, comandado por um congresso representativo de patrões corruptos que querem acabar com os direitos dos trabalhadores e com a democracia.
O curso é uma tremenda bobagem e seu organizador não é alguém comprometido com o ensino, sim com a militância política em favor do partido do petrolão. De todo modo, censurar não é o caminho. Melhor ignorar. O governo criou polêmica e deu ao curso uma visibilidade que ele jamais teria normalmente.
A Universidade não pode ser partidária, e o dinheiro público não pode ser jogado no lixo.. Pq não tem o curso corrupção de Sarney até Temer, os conchavos políticos da esquerda e direita contra o povo, O dinheiro na Suiça, Bahamas etc de muitos partidos políticos etc
Deve haver uma fundamentação teórica provada cientificamente. O emprego de argumentação sem nenhuma consideração histórico-científica é falácia e, como tal, não pode ser ministrada em instituições públicas.
A censura é que não pode haver. A Universidade pressupõe a discussão. Como a direita e os golpistas não têm argumentos, querem impedir a discussão.
Esquerda gosta de falar, mas não de ouvir. É a ditadura do proletariado propalada por Marx. ele não sabia que na ditadura da esquerda, seus filhos ficariam milionários. os bens de José Dirceu serão leiloados em R$12 milhões. Os investimentos capitalista do Lula somam R$20 milhões em aposentadorias para os “netinhos”.
O que vcs esquerdopatas chamam de “cerceamento da livre propagação de ideias que consta de um projeto de lei” eu chamo de impedir a doutrinação cega e esquisofrenica. O PTismo não é mais partido politico, virou uma seita religiosa e isso deve ser combatido.
Discussão democrática na Universidade nada tem de petismo. Os defensores do GOLPE sempre podem apresentar seus argumentos, mas não os têm.
Os Professores e Universidade estão de parabéns, é realmente algo que deve ser discutido e estudado, a fragilidade e a forma que foi rompido o sistema democrático brasileiro e a parcimônia dos poderes que deixaram ser levados por delírios apaixonados, colocaram nossa democracia em xeque. Se permitirem mais uma vez, é claro que, aqueles participantes do conluío, vão tentar impor o Estado policialesco que é a base para manter Fantoches no poder.
Não sei se o curso presta ou não, mas qualquer censura é abjeta. Conheço os escritos do professor Luiz Felipe Miguel, que considero o melhor pensador de esquerda no Brasil de hoje, talvez equiparado ao professor Aldo Fornazieri, da USP. Esses grandes pensadores de esquerda honram outros de outrora, como Leandro Konder, Carlos Nelson Coutinho e o falecido FHC.
Realmente, então o curso não presta.
É uma tremenda piada ou falta de caráter, de moral e de vergonha na cara esses imbecis e idiotizados esquerdistas viverem falando em democracia e continuarem querendo manipular e aparelhar as Universidades principalmente depois do mundo saber o que está acontecendo na Venezuela e que eles querem ver igual no Brasil já que são amiguinhos. Só que aqui as Forças Armadas não são vendidas como lá e a grande maioria do povo quer vocês longe daqui.
Os fascistas querem ver qualquer discussão “longe daqui”, pois são incapazes de apresentar argumentos.
Esse Mendonça é um sujeito sem a menor condição de assumir tal ministério. Ali estar exatamente por ter sido um golpista dedicado, repugnantemente recompensado. Respeite a autonomia universitária. Respeite a democracia.
Democracia? A mesma que permite professores fazer doutrinação ideológica de Marx? A mesma que chama ,quem não concorda com essas idéias de fascistas, nazistas? A mesma que permite utilização de camisetas de Che Guevara, Lenin, Stalin, símbolos comunistas, socialistas mas que se ver você com uma camiseta do Bolsonaro, querem bater na pessoa? Temos conceitos bem diferentes de democracia.
É, realmente vc não sabe o que é democracia
A democracia de um lado somente como o seu, realmente não conheço.
Não existe “doutrinação ideológica de Marx”. O marxismo é uma ciência, aberta á discussão. Doutrinação ideológica é a das igrejas
e das direitas que querem proibir discussões.
democracia? Esquerda democrática, onde? Não há fundamentação nessa afirmação.
O capitalismo é incompatível com a democracia.
É do DEM, está explicado. Partido que foi a Arena na ditadura.
A falência no ensino começa com os professores, da para entender porque o brasileiro não tem capacidade de raciocinar por conta própria, precisa de uma matéria para doutrinar os que tem preguiça de pensar. A capacidade mental dos estudantes brasileiros é assustadoramente baixa.
Começa com ignorantes como você.
Quem diria te atingi em cheio, kkkkkkkkkkkkkkk
Isto acontece o tempo todo. Quando você fala de economia, filosofia, política ou qualquer tema. Onde está o crime?
Está explicado porque temos tantos profissionais desqualificados. Um dito “professor”, querendo ensinar esse LIXO??? Golpe??? Que golpe???
Por isso é necessário o curso. Para esclarecer este fato importante de nossa História.
Só se for para esclarecer “suas” dúvidas. Nosso país foi governado por uma quadrilha por quase quinze anos. Se ensinarem isso, frequento com o maior prazer. Se ensinarem, como uma quadrilha deixou a quarta maior petroleira do mundo do tamanho de um posto de gasolina, frequento sim. No mais, dei minha opinião. Não pedi a de ninguém!
Vá às aulas do professor e de repente você descobre e percebe o quanto tem sido manipulado
desde sempre
Cara, fique você e os criminosos em que você votou (Lula, Dilma, dirceu, jenoino…etc..). Me deixe com minhas opiniões. Dei a minha opinião, não pedi a sua!!
O golpe em que um vice foi comprado para trair sua chapa e adotar a política da chapa felizmente derrotada, do aetico. Sua ignorância mostra a necessidade desse curso.
Vá se catar pelego petista!! A opinião é minha, não gostou que se dane!!!
Conversa fiada de censura. Está explícito o descaramento desse acadêmico partidário oportunista querendo utilizar a estrutura pública para defender suas ideologias pessoais. Além disso, deve existir um conselho universitário ainda mais partidário e criminoso para aprovar uma disciplina dessas.
Tá com raiva, companheiro? Tome um chazinho de camomila. Ideias devem sim ser debatidas e a universidade é, por excelência, o espaço da livre expressão do pensamento.
vão debater do motivo do PT ter escolhido temer ser vice, e a politica de alianças focada no interesse partidário e não no bem estar da nação ? o quanto é importante a escolha do vice presidente? que o PT deu as costas para Dilma durante seu governo no momento que colocou um ministro da fazenda que queria consertar os rios de dinheiros que lula gastou e fez a dilma gastar no seu 1 governo, tudo para manter a imagem do PT?
dois anos e ainda tem abestado falando a mesma asneira… o PT meu caro, nao escolheu TEMER… na época o candidato natural do PMDB era o REQUIAO meu caro. . o TEMER fez isso e aquilo (pesquise) passou o rodo no requiao e foi eleito nas convenção do PMDB. ok? E amigo…Acorda de novo, dilma foi inocente em colocar um liberal na pasta da fazenda… mas lula nao gastou rios de dinheiro, pelo contrario… houve foi superavit ate mesmo primário… e elevaão do pib em 400% etc etc… uma coisa é gastar com investimentos em infra estrutura… PAC etc, outra é PERDOAR divida de super empresas a exemplo do itau q teve perdoadods 25 bilhoes, e os planos de saude que logo na primeira semana do GOLPE tiveram perdao de 2 bilhoes… ainda teve bradesco, etc etc…
INCRIVEL como o povo continua querendo se desinformar
Chega ser cansativo ver vcs repetirem os mesmos mantras que leram em algum lugar e absorvem sem refletir um pouquinho
Temer foi escolhido para a chapa da Dilma por ser presidente do PMDB, partido que foi fundamental para a aprovação de medidas que mudaram o brasil. Se eles traíram o projeto pelo qual foram eleitos, eles são os bandidos
É sempre interessante ver profetas do que já aconteceu. Vc sabe o que é governo de coalizão? Pois bem, você alia-se a determinados partidos que obviamente pedem algo em troca. É assim no mundo inteiro
Se você tem dúvidas sobre o que os governos do PT trouxeram para o país, dê uma olhada no IBGE, no IPEA, na ONU ou na imensa literatura que existe a respeito. Ou, se preferir, venha até onde moro, no sertão da Bahia e verá como a vida mudou, e mudou muito para os pobres e excluídos que nunca receberam qualquer atenção de qualquer outro governo
Lamentavelmente a Dilma de fato traiu seus princípios ao escolher e dar carta branca do Levy. Porque o fez? Não sei. O tempo responderá Chantagem? É uma das hipóteses
Será que vão anunciar a prisão de um ex-político que se auto intitula preso político?
Ideologia pessoal de quem defende o golpe, aí tudo bem não é?
A RESPOSTA PRA ELE E PARA OS OUTROS SENADORES E DEPUTADOS “QUE AGORA ‘ESTÃO TENDO ATÉ A CARA DE PAU DE USAR A TRIBUNA DO CONGRESSO PARA PEDIR DESCUlPAS PRA DILMA PELO GOLPE’, será dada NAS URNAS”. Mas em resposta imediata a este ministro do Temer, SUGIRO QUE ELE “TENTE TAMBÉM COLOCAR ESSA LEI DA MORDAÇA nas MAIORES MIDIAS DO MUNDO: CNN e THE NEW YORK TIME (dos Estados Unidos); BBC e THE GUARDIAN (da Inglaterra); LE MONDE (da França) e etc””, pois “ELAS TAMBÉM DIZEM QUE A DILMA E O BRASIL FORAM VITIMAS DE UM GOLPE”.
Engraçado….moro na Inglaterra e não vi nada disso aqui nos noticiários ou na imprensa. Quem fica plantando isso, são os doentes mimizentos de esquerda que deveriam morar em Cuba, Venezuela, Bolivia e não aqui na Europa ou nos EUA
Prá você ver como o Brasil se tornou uma república de banana depois do golpe. Ninguém mais dá bola para nós.
Nunca deram sendo ou não uma república de bananas, entretanto sempre perguntam como podem ser tão burros de elegerem Lula e Dilma?
Vamos exportar vento para a Europa. Mandioca, também
De novo com essas piadinhas idiotas. O vento é, de fato, uma forma de energia, que pode ser convertida em formas exportáveis. E qual o problema com a mandioca? Esta com medo dela?
Não tenho medo. inclusive uso em alguém. Não vou dizer em quem para você não se sentir ofendido. Mas, pode perguntar, pois ela gosta.
Você não lê o Guardian?
Fora Temer, morre velho maldito…
A Educação no Brasil está no fundo do poço há décadas e está aí um bom exemplo do motivo: quando nossos educadores deveriam ensinar seus alunos a pensar, preocupam-se apenas em doutriná-los. Não há luz no fim do túnel…
Ah tah… Até parece que se doutrina alguém numa universidade! Rsrs… Cara! Um professor amigo meu mal consegue ensinar plano cartesiano no segundo ciclo do fundamental porque os alunos simplesmente se recusam a tentar compreender um gráfico. Minha irmã dá aula de biologia em cursinho e teve que lidar com uma classe de crentes que fala que Darwin é coisa do demônio e que a evolução é uma mentira! Gente que acredita em Adão, Eva e Arca de Noé! E votam em quem o pastor manda! E vc preocupado com doutrinação esquerdista? Rsrsrs…
pois é caro amigo marcello… a doutrinação ocorre pela mídia, isto sim. Desde 64 este veículo dirige perigosamente contra a DEMOCRACIA.
Pois é, esses mesmos alunos que não aprendem plano cartesiano com seu amigo ou biologia com sua irmã amanhã estarão em uma
universidade. E lá, com a cabecinha malfeita, serão sim doutrinados. A educação no Brasil é tão ruim que qualquer um chega lá mesmo sem ter aprendido o básico, para depois se transformar em um profissional mal qualificado. E quando em uma faculdade, jovens ainda, sofrem influências de seus professores. Basta você ver quantos estudantes dizem-se comunistas sem ter a menor ideia do que representa isso.
E o que houve com os alunos de sua irmã, se não uma doutrinação por parte dos pastores? Assim como deixam se levar por clérigos quando crianças e adolescentes, ouvirão também seus professores universitários no devido momento. É aí que mora o perigo…
Eu me preocupo tanto com a doutrinação religiosa quanto com a política, não preciso optar por uma ou outra, ambas estão ruins. E com a educação, ou falta dela, também me preocupo.
E no entanto as crianças recebem aulas de religião desde tenra idade
Estes PeTralhas vagabundos não desistem!
Que praga maldita!
Vão estudar na Venezuela, BOSTAS.
BOSTAS SÃO TODOS DA SUA FAMÍLIA COXINHA DESPREZÍVEL!
Bosta é aquilo que fazemos sair pelo ânus, sendo pessoas normais. Já em você ela está na cabeça e sai quando abre a boca. Adoradores de Fidel, Maduro, deixem o Brasil em paz.
Paz de cemitério, você quer dizer.
Não adianta discutir com PeTralhas hipnotizados pelo encantador de asnos.
Sempre serão BOSTAS.
E É O QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA COMEM DIARIAMENTE E DO TEMER E POLÍTICOS DO PSDB!
Aí comuna! Vai pra Venezuela passar fome e deixe de comer na conta dos “coxinhas”
LULLA SEMPRE LULLA, ABAIXO OS COXINHAS CAGÕES KKKKKKKKKKKKKKKK
OS COXINHAS “COM DINHEIRO”, “NÃO ESTES TROUXAS QUE ACHAM QUE SÃO”, “VÃO ESTUDAR MESMO, ‘NÃO SOMENTE NA VENEZUELA’ terra de mulheres bonitas que estão sempre ganhando concursos de miss universo; mas também VÃO ESTUDAR NA BOLIVIA, sabe por que?””” – Porque NESSES DOIS PAISES TÊM UNIVERSIDADES OTIMAS, COMPARADAS A USP, porém NÃO PRECISA FAZER VESTIBULAR, coisas QUE É OTIMA PARA OS COXAS IGNORANTES E ENDINHEIRADOS DE VERDADE, que SÓ SABEM BEBER VODKA COM ENERGETICO”. A vantagem porém É QUE LA ELES “TÊM QUE ESTUDAR, POIS OS DIPLOMAS NÃO SÃO COMPRADOS”, e voltam: DE LÁ DA VENEZUELA SABENDO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO INDIGENAS COMO AQUELES QUE ESTÃO VINDO PARA RORAIMA; e que NA BOLIVIA SIM, A MAIORIA DA POPULAÇÃO TÊM FEIÇÕES INDIGENAS”. E assim os coxas ABSORVEM CULTURA MESMO A CONTRA GOSTO.
Que saudades de um boa ditadura, hein, cidadão? Já pensou, um pau de arara novinho em folha. A propósito, sou comunista e não abro mão de comer criancinhas no café da manhã