O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), não teve exatamente uma boa impressão do economista Paulo Guedes em seu primeiro contato com o “guru econômico” de Jair Bolsonaro (PSL) já na condição de ministro do próximo governo. O senador fez uma relato sobre a conversa que teve na última terça-feira (6) com Paulo, na presença de outros senadores, pouco antes da celebração dos 30 anos da Constituição Federal, cerimônia que marcou a volta de Bolsonaro ao Congresso depois das eleições. Dizendo que seus colegas ficaram “horrorizados” com a postura do economista, Eunício saiu dessa conversa com uma certeza:
“Esse povo que vem aí não é da política; é da rede social”.
Segundo Eunício, Paulo Guedes o pressionou para que pautasse logo, para aprovação ainda neste ano, da polêmica reforma da Previdência, proposição que poderia auxiliar o governo Bolsonaro a equacionar o grave desequilíbrio das contas públicas. Para tanto, lembrou Eunício, é necessário que o presidente Michel Temer (MDB) suspenda ou encerre a intervenção federal decretada na segurança pública do Rio de Janeiro no início do ano, uma vez que a reforma é uma propostas de emenda à Constituição. E, como reza a própria Carta Magna, PEC não pode ser votada enquanto qualquer ente da Federação estiver sob intervenção.
Leia também
A conversa foi relatada por Eunício ao site Buzzfeed, que a reportou ontem (sexta, 9) com exclusividade. Era véspera da sessão plenária em que senadores concederam reajuste para ministros do Supremo Tribunal Federal e chefes da Procuradoria-Geral da República, o que representará mais despesa para o próximo governo e uma sinalização para a gestão Bolsonaro.
>> Paulo Guedes desautoriza futuro chefe da Casa Civil a falar de economia
Eunício disse a Paulo Guedes que obedece à vontade da maioria dos pares, vocalizada pelos líderes de bancada, e por isso não poderia pautar a matéria de qualquer jeito. Lembrou ainda que há prioridades como a votação do orçamento para 2019, que costuma centralizar as atenções dos parlamentares no meio e no fim de cada ano. A conversa começou “em tom ameno” e depois se tornou ríspida, disse o senador.
“Ele olhou para mim e disse que orçamento não é importante, importante é aprovar reforma da Previdência. […] Ele me disse: ‘Vocês não aprovam orçamento, orçamento eu não quero que aprove não’. Mas não é o senhor querer, a Constituição diz que só podemos sair em recesso após a aprovação”, relatou Eunício, acrescentando ter sido interrompido quando falou sobre a impossibilidade de recesso parlamentar sem a aprovação do orçamento.
“Não, eu só quero reforma da Previdência. Se vocês não fizerem vou culpar esse governo. Vou culpar esse Congresso e o PT volta, e vocês vão ser responsáveis pela volta do PT”, bradou o economista, sempre segundo o relato do presidente do Senado.
“Horrorizado”: sobrou para Fernando Bezerra depois que Eunício deixou Paulo Guedes para falar com a PGR – Foto: Agência Senado
A certa altura da conversa, Eunício deixou a sala ao avistar a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e deixou Paulo Guedes conversando com o atual líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). “Então eu vi a Raquel Dodge lá na frente e saí para conversar com ela, e ele seguiu conversando com o Fernando Bezerra, que saiu de lá horrorizado”, recorda o senador.
O Buzzfeed lembra que “o mal-estar aumentou depois da solenidade” dos 30 anos da Constituição, quando Guedes declarou os jornalistas, na entrada do Ministério da Fazenda, que uma “prensa” tinha que ser dada no Senado para que a reforma da Previdência fosse logo votada. A declaração soou, para além de pressão, como ameaça.
“Ele foi lá para a porta do Ministério da Fazenda e disse que tem que dar uma prensa. Eu digo que aqui ninguém dá prensa. Aqui você convence, discute, ganha, perde. Agora, prensa ninguém vai dar em mim”, rebateu Eunício.
Obsessão
Desde que foi eleito, Bolsonaro – a exemplo do próprio Paulo Guedes e de outros próceres do novo governo, como o deputado e também futuro ministro Onyz Lorenzoni (DEM-RS) – tem falado recorrentemente sobre a importância que ele diz ver na aprovação da Previdência. Diante da alta rejeição da matéria no Congresso, principalmente à primeira versão elaborada pela equipe de Temer, o deputado do PSL passou a dizer que um texto mais palatável deveria ser apreciado antes mesmo de sua posse, em 1º de janeiro de 2019.
Mais recentemente, noticiou-se que o trabalho de reformar a Previdência, um mastodonte de centenas de bilhões de reais, poderia ser iniciado antes do fim do ano por meio de alterações infraconstitucionais, que não requerem apresentação de proposta de emenda à Constituição. No Congresso, o clima é de ânimo zero para votar as matérias, principalmente por parte da atual oposição (PT, PCdoB, PDT, Psol etc).
Coincidência ou não, Bolsonaro desmarcou compromissos que tinha não só com Eunício, mas também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O compromisso com o senador deveria ter sido realizado ontem (sexta, 9). Com Maia, a agenda da próxima terça-feira (13) foi cancelada, segundo a equipe de transição de governo que o auxilia.
Leia a íntegra da reportagem do Buzzfeed
>> Quase 2,5 milhões de pessoas já assinaram abaixo-assinado contra aumento para STF e PGR
>> Mercado será o principal norte do governo Bolsonaro, diz presidente do PSL
Todo governo, em qualquer país, cede à tentação de criar aflições e medos artificiais para “colher facilidades”, mas o novo governo que se anuncia parece usar a promoção do medo artificial (“fearmongering”) com excessos paroxísticos e sádicos: é disso que se trata quando acena com calamidades (ou catástrofes) inevitáveis se não for aprovada a reforma da previdência. Calamidade supostamente mais tenebrosa por “implicar a volta do PT”. Nem o povo mais ignorante e alienado merece isso…
A culpa não é minha, eu votei no Ciro Gomes, reclamem com o Malafaia e o Edir Macedo.
Que bom que nossos políticos agora são da rede social, ao menos não sabem roubar como as velhas raposas.
Nenhum dessa equipe e nem o próprio eleito conhece nada sobre legislação apesar do eleito ter vivido 28 anos usufruindo do sistema e levado toda sua família pra política.
Estamos todos dentro de um navio guiados por cegos, sem saber que caminho seremos conduzidos.
Falta de responsabilidade dos eleitores.
De fato, Paulo Guedes e sua trupe devem estar muito preocupados em assegurar a aposentadoria do brasileiro. Pela primeira vez na história compra-se briga para poder assegurar benefício para quem precisa. Isso vindo de um país governado ao longo de sua história por colonizadores, escravocratas, elites cafeeiras, coronéis e políticos corruptos. Acredito cegamente nessas boas intenções.
kkk Aceita que doí menos….BRASIL A CIMA DE TUDO, *DEUS* A CIMA DE TODOS!!!
Eunício, pegue seu banquinho e saia de mansinho.
Maldita Corja Política, tem que fechar esse Congresso que é um Antro de Corrupção.
Enquanto as “raposas velhas politiqueiras” estiverem reclamando, isso é a senha de que está sendo correto as medidas tomadas. O contrário seria apenas “mais do mesmo”. chega de politiqueiros no Poder!.
Esses senadores corruptos acham que estão mexendo com gente da laia deles.
O Brasil inteiro odeia o congresso nacional, lixos, escória humana, ladrões e canalhas, o Paulo Guedes está corretíssimo em não afrouxar o cerco com esses bandidos.
Algo me diz que esse Paulo Guedes será o primeiro a cair… Está muito afoito, se achando muito importante, e o próprio Fuhrer dele já o está contradizendo publicamente. Glória a Deuxx!
O Bozo quer aprovar logo a reforma da previdencia por que sabe que, quando assumir, assume junto um monte de policiais e outros servidores publicos no legislativo.
Imagina so’ como vai ser legal quando ele começar a reforma da previdencia quando estes mesmos estarão sendo alvo das mudanças?
Ou o bozo passa por cima de alguma maneira e perde parlamentares para futuras votações ou, abre mão de muita coisa para passar a reforma.
Imagina tudo isso em um pais plarizado dessa forma, vai ser legal!
Tragam minha pipoca por favor
O que parte povo brasileiro fez com o nosso país? Isso não é nada… Esperem pra ver como será a partir de 2019.
qual eunicio? esse aqui?
Eunício será investigado por suspeita de corrupção passiva e lavagem
Inquérito, aberto pelo STF, foi baseado em delação da Hypermarcas, homologada em 2016
Daniel Gullino
20/05/2017 – 08:13 / 22/05/2017 – 18:32
PREVIDÊNCIA SOCIAL FALIDA PELA MÁFIA PT COM ROMBO DE R$552 BILHÕES NO TESOURO NACIONAL> Índio da Clã Odebrecht reclamou do ministro Paulo Guedes é um grande elogio. Parasita da Petrobrás com a máfia pt e apoiou o ruinddad como sempre o pt.
Só gente boa!!!
Queria muito trocar esse pessoal de política por um pessoal de rede social.
Se isso fosse verdade seria o máximo!
Até um estudante do curso técnico de contabilidade sabe como funciona o orçamento público, mas o economista do Bozo so entende de dar prejuízo a fundos de pensões estatais.
O problema do Brasil é o sistema político e religioso.=OAB=Congresso+Ongs estrangeiras=artistas estrangeiros=certas redes de televisão. O Sistema tem que ser mudado agora ou em qualquer outra hora. Ou o sistema vigente muda de dentro para fora ou será pior na hora que o povo mudar o sistema de fora para dentro. Ninguém controla o povo por muito tempo.
EUNÍCIO CAI FORA. O SEU REINADO ACABOU.Deixa de sugar a carne do povo e vai cuidar da sua vida em outro lugar. O congresso está acostumado a que o povo pague a conta que eles criam em benefício próprio. CHEGA.
Fonte: buzzfeed. Só pode ser piada
Horrorizado estou eu de ver uma matéria dando voz a este senador, que comprovadamente está enrolado com esquemas de propinas, que votou no absurdo aumento DO STF, e quer deminidem um governo que nem tomou posse, triste.
Atitudes autoritárias, antidemocráticas e completamente estúpidas. Não acredito que viverei 4 anos de um desgoverno cheio de imbecilidade.
Folgado esse senador, como a maioria ali, votar aumento para STF pode ser antes do orçamento né? Previdência não. Quem está horrorizado somos nós população brasileira. Equipe de Bolsonaro nós apoiamos com certeza.
Estranho. Não leu a reportagem? É explicado de forma clara e simples que para mexer na previdência da forma como está é preciso parar a intervenção no Rio de Janeiro.
muito cansativo ler… melhor abrir o Zap
no zap eles tem aquelas imagens falando mal de PT, muito mais facil de entender
O mundo virtual é bem diferente do real. Os inimigos tbm são outros.
Dizer que fará isso ou aquilo nas redes é fácil, apontar inimigos e fácil, governar e fácil, mas quando chegaram no mundo real tão batendo cabeça e seus seguidores mais perdidos ainda.
Ler não é o forte dos bozominions, até mesmo por falta de tempo, já que eles estão sempre ocupados odiando alguém.
Ficaram horrorizados pelo que disse ou por que nada entenderam sobre o que disse…
Esses bostas pensam que agora, que elegeram um doido varrido vão poder passar por cima da CF., mas que falta de caráter!
Horrorizado fico eu vendo opinião de coronel da época das capitanias hereditárias.
O Brasil tem que mudar, e essas velharias atrasadas tem que ser varridas o quanto antes.
Senhor Eunício, as urnas já deram um bye bye!
politico e bandido só é bom morto
A reportagem não fala disto. Seja educado e coerente e comente assunto da reportagem. Ou fique quieto kkkkkk
vai dar 1/2 hora de rabo
Tô vendo aquele filme de novo ! O caçador de marajá e sua economista. Larga a minha poupança Bolso.
Vejam só, o corrupto do (P)MDBista Eunício Oliveira, que está sendo investigado na ‘Lava Jato’ está reclamando do comportamento do Guedes! kkkk
E o que tem a ver uma coisa com a outra?
o guedes também é investigado ta sussa
Simples, o cara de comportamento podre está aí reclamando do comportamento do outro!
Nada, pra eles a lógica morreu.
Não está reclamando do comportamento mas da ignorância de governar idade e desconhecimento da legislatura.
Se o Eunicio é investigado o Paulo Guedes tbm e, isso não desqualifica a inteligência de alguém.
A fatalidade é que sai investigados inteligentes, conhecedores da legislatura e entra investigados burros.
Se não fechar o Congresso, ninguém arruma este país!
Devia era fechar essa sua matraca. Só sai aneiras…
Falo o que eu quiser.
Fecha o bico viuva de milico
Fecha você, falo o que eu quiser .. não gostou, sai fora.
Falo o que eu quiser …
Concordo! Esse Congresso só trabalha em causa própria. Nunca a favor do país e do povo.
O problema não é do congresso mas das escolhas dos eleitores.
Não se joga a criança fora junto com a fralda suja.
Joga-se a fralda suja e salva a criança.
ESTE SUPOSTO PRESIDENTE ESTA ATÉ O PESCOÇO NA LAVA JATO, BEM MENOS DO QUE SE ESPERA SER HOSPEDADO NUMA PENITENCIARIA ….
MINISTRO A PREVIDÊNCIA É SUPERAVITÁRIA…PARA SE TER UMA IDEIA SOMENTE UMA AUDITORIA HONESTA PARA DESCOBRIR A QUADRILHA E COLOCA-LOS NA CADEIA, VAI SOBRAR DINHEIRO COMO NUNCA SE VIU….
Concordo plenamente. O que falta é uma auditoria séria e não ladrão investigando ladrão.
E mais: no BNDES também. Sem falar no STE que homologou todas as verbas pra campanha.