Congresso em Foco

c

O que esperar do Congresso para a causa indígena

09.02.2018 11:07 2

Publicidade

2 respostas para “O que esperar do Congresso para a causa indígena”

  1. Fábio disse:

    O autor se preocupa com um parlamento conservador, mas é bom lembrar que quem dizimou populações indígenas e povos tradicionais foi o PT, ao construir Belo Monte, verdadeiro crime contra a humanidade. O silêncio sobre isso é eloquente e demonstra clara parcialidade decorrente de viés ideológico.

    • Em defesa dos povos disse:

      Caro Fábio, o que não é ideológico? Há as ideologias de uns e as ideologias de outros. Sempre achamos que o que não é condizente com nossa opinião é ideológico. Mas até esta postura é ideológica (seja para Antoine Tracy, seja para Marx). Negar a ideologia é optar por uma. Não nego a minha.
      Contudo, não trato dos governos PTistas, neste artigo, pois não é era o foco deste, mas concordo que foram governos com grandes prejuízos para os povos. Belo Monte, que você lembra, é um deles. Não só para os povos indígenas mas também para ribeirinhos e outras populações de Altamira e do Xingu.
      Na base destes projetos, como BM, está a perspectiva desenvolvimentista, que desde Truman (EUA), desconsidera os povos. A manutenção deste modelo (também ideológico) e sua defesa, seja por governos mais “a esquerda”, seja todos os outros que passaram pelo Executivo brasileiro, os levaram a desconsiderar os povos. Agora, (com o Temeroso e sua bancada ruralista) ainda pior. Por isso, com todo respeito, quem TENTA dizimar os povos são todos que compactuaram com o desenvolvimentismo “desde Cabral”. Infelizmente, não se restringe aos governo PTistas. assim fosse os povos teriam sofrido somente 12 anos e não mais de 5 séculos.
      Minha “parcialidade” é estar do lado dos povos e de todos os que, com eles e elas, estiverem dispostos a construir um país que não os negue.
      Muito grato por seus comentário. O canal segue aberto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via