Congresso em Foco

"Às vésperas das eleições, alguns escândalos se multiplicam. Mas não nos permitamos desviar o olhar de nossos problemas nacionais."[fotografo]EBC[/fotografo]

O mistério das urnas eletrônicas

08.10.2018 16:51 1

Publicidade

Uma resposta para “O mistério das urnas eletrônicas”

  1. Fábio disse:

    Ótima coluna. Alguns pitacos simplórios:
    1) Ao contrário da maioria dos eleitores de Bolsonaro, não acredito em fraude nas urnas e tenho confiança no sistema de votação. No entanto, ele seria ainda mais confiável e passível de aferição com o voto impresso – tecnologia rudimentar e de fácil implantação, como destacou o articulista;
    2) Foram milhares as denúncias de fraude neste domingo. Se são verdadeiras ou não, a obrigação das autoridades é a de investigar, sob pena de prevaricação, não a de descartar apressadamente todas as ocorrências como se fossem “fake news”. O Ministro da Segurança chegou ao cúmulo de dizer que irá investigar aqueles que denunciaram, numa clara demonstração de intimidação. Ora, que primeiro se investiguem seriamente as denúncias, é este o dever de ofício. Depois, se for o caso, que se punam aqueles que fizeram denúncias falsas de má-fé (o que somente se pode constatar após verificar o teor das denúncias, por óbvio).
    3) Os institutos de pesquisa erraram feio de novo, especialmente na eleição do Rio e em Minas para governador. Não devem ser levados tão a sério nas próximas eleições, indica o bom senso. A mídia trata estas pesquisas como se fossem uma fotografia fidedigna do eleitorado, e temos visto eleição após eleição que não é bem assim. No máximo estas pesquisas servem para indicar tendências (e mesmo nisto às vezes erram), com números muito distorcidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via